CENTRÍFUGA

11.8.06

Conversa Aberta

"Ninguém ignora tudo.Ninguém sabe tudo.Todos nós sabemos alguma coisa.Todos nós ignoramos alguma coisa.Por isso aprendemos sempre." Paulo Freire

Questões sobre ética, cidadania e política estão presentes na caminhada acadêmica de qualquer boa faculdade que almeja formar bons profissionais, ainda mais quando falamos de futuros jornalistas ou publicitários.
Um tema que me inspirou a repensar algumas coisas, foi um vídeo que falava sobre Paradigmas.
Modelos, regras, idéias e conceitos que nos guiam ao longo da vida, que nos levam ao sucesso ou ao fracasso.
Quando nos fechamos para o novo e para o desconhecido, ou quando ignoramos que existe outra forma de se pensar, agimos como cegos e assim perdemos oportunidades de evoluirmos. Talvez o maior medo seja o de recomeçar ou de aceitar que as coisas mudam, as pessoas mudam e consequentemente o pensamento também. Ee assim alguma coisa temos de deixar de lado. E quem está preparado para isso?
Talvez, esteja aí a chave para tantos preconceitos contra mulheres, homossexuais, negros, pobres e devido ao momento de conflitos no Oriente Médio, qualquer árabe, libanês, possa vir a sofrer e sentir a mudança de olhar dos outros em relação a eles. Quem nunca sofreu um tipo de preconceito ou olhar desconfiado por pensar diferente? Qual o papel da mídia nessas situações, são elas que nos impulsionam a pensar assim ou abdicar de alguns preconceitos?
A nossa percepção é fundamental para terminar com qualquer cegueira. Abrir mão de nossas verdades não é uma tarefa fácil. Porém é possível. Nossos comportamentos podem mudar e isso depende de vontade e de coragem. Na medida em revermos algumas de nossas idéias surgirá um novo começo.Mas será que tem que ser assim? Começar tudo de novo?
Talvez você concorde, talvez não, talvez em parte. Mas o mais importante é que por um momento você parou para ler. Quem sabe nesse momento não nos transformamos, será que de uma forma estou influenciando ou fui influenciado por alguma coisa. Por que será que nos finais dos parágrafos anteriores deixei interrogações.Não importa. O que importa é que encerro com alguma certeza. Algum efeito essas linhas tiveram. Afinal chegamos até aqui.
Ósculos e Amplexos para todos!
Klever Schneider

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home