CENTRÍFUGA

18.9.06

O TERMÔMETRO MARCA 40

“Um menino de rua é mais do que um ser descalço, magro, ameaçador e mal vestido. É a prova da carência de cidadania de todo um país, onde uma imensa quantidade de garantias não saiu do papel da Constituição.”
DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. São Paulo, Ática, 1994. p.23


O Termômetro Marca 40

Milhões de brasileiros atualmente vivem à margem da civilização. Muitos sequer possuem o mais básico registro de sua existência. Não há que se falar, inclusive, que sejam pobres, carentes ou indigentes. Afinal, quem não existe, não serve nem para compor estatística.

Num país como o nosso, cuja pirâmide de distribuição de renda apresenta fronteiras que beiram a indecência, não se pode ao menos conclamar a maioria da população para que enxergue e dê auxílio à problemática dos meninos e meninas de rua, por exemplo. Afinal, a maioria pode ser incluída em situações tão difíceis ou até piores daquelas vivenciadas pelos órfãos da nossa democracia.

Cabe à minoria privilegiada, que consegue amealhar mais do que um ou dois salários mínimos vigentes ao final do mês, escandalizar-se com a situação de proporções alarmantes que bate cada vez mais forte à porta. Soa estranho se falar em uma ação da sociedade para buscar soluções para dar um destino digno às nossas crianças esquecidas. Afinal, a maior parte da sociedade mal tem o que comer. Quanto mais poder para agir em relação a um problema que passa por vontade política, saneamento básico, educação, relações de trabalho, inflação, erros históricos, corrupção etc.

Como bem coloca Gilberto Dimenstein, “menino de rua é o termômetro que mede a febre”. E a febre, no caso, é o sintoma de uma doença que acomete todo nosso país. E está enraizada em fatos que a minoria mais esclarecida precisa combater, por meio do voto consciente, da cobrança política em relação aos candidatos eleitos e da conscientização gradativa de que o problema não é o fato isolado de haver crianças nas ruas, mas de que as mudanças necessárias para que esses e outros graves problemas comecem a ser resolvidos, passam por questões muito mais complexas e profundas.

A nossa Constituição é magnífica ao listar os direitos dos cidadãos, em especial os das crianças. Porém toda a beleza ficou reduzida a apenas um amontoado de letras impressas e esquecidas por todos. Na prática, muito do que foi promulgado em 1988 não chegou a ser sequer regulamentado para, então, ser aplicado.

Há grandes movimentações políticas para fins industriais, ou relacionadas a grandes obras, que produzam quantidades maiores de divisas, e conseqüentemente maiores arrecadações de impostos. Tudo bem que tais projetos são de grande importância para a nação. Não se tira o mérito disso. Mas vergonhosamente se abre um abismo cada vez maior, separando os orçamentos governamentais das ações sociais importantes para que se proporcione a verdadeira e necessária cidadania ao povo. Afinal, saúde e educação geram apenas despesas, de acordo com a mentalidade tacanha de muitos de nossos governantes. É urgente que se enxergue o futuro de forma mais responsável. Cabe a todos os interessados tomar uma posição firme e estabelecer o compromisso de se unir para que isso aconteça.

Sergio Dourado

25 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Isso é o que dá, votar em pessoas demagogas e com políticas populistas.
Dão o pão (o circo o brasileiro inventa), e fazem a farra da pizza (das cuecas, dos mensaleiros, dos sanguessugas, etc.).
Os um pouco mais esclarecidos ficam a mercê da indignidade e ignorância da maioria.
Se a desigualdade diminuiu, não foi por causa dos trocados do bolsa família, mas sim pelo empobrecimento dos que podiam contar com um salário que garantisse um pouco mais que alimentação. Nivelando por baixo fica mais fácil.
E vamos lá, para mais quatro anos de safadeza e baboseiras.

10:37  
Blogger Diego Arcoverde disse...

110% de apoio para Mariana.
Ah, e é bem sabido esse Gilberto Dimenstein, viu? A frase descreve exatamente o que vivemos, mas vale salientar também que a atual política do país consta apenas em tratar dos sintomas e não da doença. Não adianta querer que a febre passe apenas dando um banho de água fria no enfermo. Da mesma forma que não adianta ficar nessa de criar programas que dão esmola (como bolsa-família, bolsa-escola, etc) para uma população que quer trabalho. Pega esses milhões destinados a viciar o povo em não trabalhar e gera emprego, pô!

10:43  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... e eu endosso com Rosseau :

" Uma sociedade só é democrática quando ninguém for tão rico que possa comprar alguém, e ninguém seja tão pobre que tenha de se vender a alguém!"


(pensem nisso)

Abraços!

10:56  
Anonymous Anônimo disse...

passei aqui só pra dar um oi, AH! legal o texto!!!! abraços

12:12  
Anonymous Anônimo disse...

finnalmente cheguei, o texto está bem construido, continue
assim,,,,,

16:53  
Anonymous Anônimo disse...

oi quero deixar minha opinião, que essa inciativa de vcs é na verdade muito legal, espero que vcs estejam sempre com textos e desculpas por não ter acessado antes.

17:02  
Blogger GeraldTheSaint disse...

É o que eu digo sempre, o grande problema do Brasil é a desonestidade, o populismo, é o fazer muito show e estardalhaço, mas atitude que é bom ... cadê?

Nosso povo está sendo escravizado, é auxilio isso, auxilio aquilo, um desestimulo ao trabalho, ao desenvolvimento, é assim que esse pessoal que está ai no poder esta se elegendo. Transformando o povo em povo passivo, desonesto, que faz qualquer coisa pra ter dois tões e comprar isso ou aquilo, coisas básicas.

Perpetuando e criando um tipo de comportamento que não cabe mais, nem nunca coube nesse mundo tão competitivo.

O problema do Brasil não é haver muitos ricos, mas como se fica rico do dia pra noite sem trabalho, apenas exploração.

As nossas estatísticas estão todas erradas, a miséria e o descrédito são maiores do que imaginamos ... e lá vem o meu "INFELIZMENTE". Infelizmente que essa "guerra" civil nossa está cada vez mais um fosso sem fundo, como IsraeL x Palestina.

Agora há pouco passei em frente a uma igreja, missa acontecendo e tal ..muita gente arrumada, segurança na porta e aquele monte de crianças sujas e sem destino na calçada, esperando, e no final do culto implorando por alguns centavos que sejam dos que estavam ali louvando a Deus, aliás implorando não, rastejando. Eu jamais vou me acostumar com essas cenas.

Quem viu o fantástico ontem e viu a Regina casé na periferia de Moçambique deve ter notado a imensa semelhança da nossa periferia com a de lá. é inacreditável isso, somos muiiiiito mais desenvolvidos e ao mesmo tempo não somos.

Já dizia Caetano, o Haiti é aqui.

Dimenstein foi perfeito, "INFELIZMENTE".

17:37  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... hei Gerald,

A sua observação "igreja x monte de crianças sujas na calçada", é uma das coisas que mais me deixa contrariado com a organização católica!

... e não me venham dizer que essas crianças são "os filhos de Lula"!

(esse desvio e omissão, eu não engulo mais)

Não quero aqui misturar os assuntos para não desviar a atenção do tópico inicial, mas continuo achando que o catolicismo deveria por obrigação agir com humanidade e ser mais coerente, transformando até mesmo as suas igrejas e luxuosas catedrais, em orfanatos e asilos para os VERDADEIROS FILHOS DE DEUS !!!

Mas enfim, o que pode-se esperar de um papa (com p minúsculo mesmo) que calça e veste marcas de grife e que sái ofendendo mulçumanos, taxando homossexuais, etc, etc?

Talvez Ratzinger devesse escutar a música de Cazuza que se chama "Só se for a 2", onde um trecho da letra diz :

"... aos filhos de Ghandi morrendo de fome, aos filhos de Cristo cada vez mais ricos ..."

http://cazuza.letras.terra.com.br/letras/45009/


Abraços!
Angolla

18:38  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Pois é Angolla e Ratzinger se deu mal com o islã, falou mais do que devia e agora está jurado de morte, até pq não tem humildade suficiente para pedir desculpas, muito embora eu ache um absurdo esse fanatismo religioso dos mulçumanos.

;)

22:22  
Anonymous Anônimo disse...

Dimenstein merece todo o reconhecimento que ele tem hoje, é um grande jornalista. Essa semana assisti um documentário chamado "Beslan: três dias em setembro", que trata sobre o atentado terrorista em uma escola primária de uma cidadezinha na Rússia O que tem isso a ver com o texto de Sérgio? Com a citação do Dimenstein? Bem, é mais uma coincidência que eu detectei entre a Rússia e o Brasil: o descaso das autoridades com suas crianças. Quando vemos crianças nas ruas fazemos de conta de que não existem, deixamos pra lá. Nossos representantes políticos também não valorizam as crianças do país, não investindo principalmente em saneamento básico e educação primária, deixando várias delas morrerem antes de completar um ano de vida. O atentado na Rússia chamou minha atenção como o governo russo foi negligente com suas crianças, várias morreram, nossa, não há nada mais chocante do que ver uma criança sendo assassinada, torturada . O governo russo não cedeu aos terroristas para garantir a vida de suas crianças. Isso prova porque a Rússia sendo um país gigantesco e riquíssimo em recursos naturais, grande população (o Brasil idem), não se desenvolve e continua atrasado, porque lá também há grande descaso com suas crianças, um país com dirigentes competentes e preocupado com o desenvolvimento de sua nação abriria mão de um território para garantir a vida de algumas de suas crianças, assim como um bom dirigente no Brasil primeiramente se comprometeria em reduzir a mortalidade infantil(tão chocante quanto ver uma criança sendo cravejada de balas por terroristas chechenos é ver uma criança morrer de fome), investir em saneamento e educação básica .Dimenstein é sensacional ao enfatizar isso: analisando como as crianças são tratadas, as oportunidades que a elas são oferecidas, o valor que um local dá a suas crianças, voçê terá um excelente indicador de uma sociedade, de um país.

23:01  
Anonymous Anônimo disse...

Sim, o Papa Bento XVI se retratou antes de ontem já...estava em destaque nos sites de jornais importantes como o Folha de São Paulo, Le mond, The New York Times, El país... Ele pediu desculpas e falou que não teve intenção de ofender nada nem ninguém, e concordo com ele, as pessoas são muito "armadas", com tudo se irritam e acabam se precipitando e trocando alhos com bugalhos. Para um ser humano chegar a ser Papa pode acreditar que pelo menos uma coisa ele tem que depois da fé: inteligência. O Papa tem uma função diplomática importantíssima e o Ratzinger sabe disso. Infelizmente ele foi mal compreendido. Outra virtude de um Papa é coragem. Desde o dia em que se tornou Papa ele deve ter consciência de que passa a ser alvo das atenções não só dos cristãos como também passa a correr perigo, a ser mira de pessoas insanas. Gente não foi só Paulo II que passou por sufoco (me refiro ao atentado), vários Papas ao longo da história passaram por problemas como conspirações, envenenamentos, assassinatos. Para voçê ser líder religioso tem que ter coragem, sabe que não vai agradar a todos e sempre haverá os que discordam, os que te odeiam, os que não te compreendem.

23:18  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... concordo com você em partes, Antonio!


Respeito todo e qualquer segmento religioso, mas assim como o papa tem o direito de falar (e taxar) o que quiser, quem quiser e da forma que achar melhor, eu também tenho o MEU DIREITO e opção de não querer a menor aproximação com a organização católica!

Odiar jamais, mas a igreja lá (bem longe) e eu cá ...

Não entendo quando você diz que "o papa tem uma função diplomática importantíssima", quando na verdade o atual vem cometendo uma série de erros, ofensas, acobertando irregularidades, doideiras que rolam entre batinas e que todos nós sabemos!

Essas sim, essas são verdadeiras ANORMALIDADES, aliás "anormalidade" é uma palavra constantemente usada pelo próprio Ratzinger.

Concordo quando você diz que ele é um homem de coragem (é sim, isso é verdade), mas pra mim o papa não tem a menor importância, ou moral!

Respeito Ratzinger como ser humano e devo-lhe respeito por ser mais velho do que eu, MAIS NADA além disso!


Obs,

Don Helder, que foi UM GRANDE HOMEM e exemplo de religiosidade, de humanismo e justiça, até ele incomodava a própria igreja ...




Abraço,
Angolla

09:08  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o que voçê escreveu, mas acho que estão exagerando em relação ao Papa, porque ontem quando liguei o Globonews estava passando que mesmo após a retratação pública do Papa as manifestações de ódio continuavam e bonecos do Papa estavam sendo queimados... Infelizmente são pessoas de poucas luzes, porque é um belo ato de humildade uma retração, um esforço de tentar explicar as suas reais intenções, de tentar explicar o que ocorreu de verdade, e eles estão fechando os olhos para isso, estão nutrindo ódio e querendo brigar por algo que não aconteceu. O ódio que eles nutrem pelos EUA e por Israel até dá para se explicar pois Israel e EUA jogam uma bomba para matar uma formiguinha, pegam pesado e dão reais condições para que as desavenças continuem ( há uma desproporção brutal, Israel e EUA com artilharia de primeira linha, coisa de cinema, e os palestinos armados com pedras)... Quando falo da função diplomática importantíssima é uma opinião pessoal, pois acho muito improvável que o Papa convoque os cristãos para sairem nos tapas ou tentarem resolver os seus problemas no braço. Pelo contrário, ele sempre se mostra a favor do diálogo (no google voçê pode até ver uma foto do Bento 16 conversando com o Habermas, o filósofo da ética discursiva). Entendo que é exagerado da minha parte falar em diplomacia nos dias de hoje, onde está tão difícil de se chegar a um consenso, mas acho que um cara que chama a atenção de todo o planeta ( É talvez o cara mais observado do mundo) e sempre que pode enfatiza essas idéias de não às guerras, não ao ódio, e sim a compreensão, ao debate, ao diálogo, acho isso de uma grande importância. Não deixa de ser uma orientação.

11:34  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Opa Antônio! até onde eu sei o Ratzinger não se retratou, como os mulçumanos queriam, ele liberou um comunicado falando e tal ainda ensaiou uma desculpa disfarçada num pronunciamento, mas pedir desculpa mesmo, não pediu.

é por isso que ele está jurado de morte, outra coisa, é claro para todos que aquela eleição de papa foi manipulada por ele.

Pra mim ele é alguém comum, cheio de falso moralismo, eu percebo ele como uma pessoa do mal. Não percebo luz ali.

quanto a Israel, EUA e Palestina é um assunto muito discutível, a meneira como as coisas estão hoje. Pricipalmente em relação a Israel e sua política em relação ao palestinos, é em grande parte e muito mais por culpa dos árabes, já sei que posso criar polêmica aqui .. but thats life!

11:58  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

incrível como o tema inicial já está loonge, não?

Mas não faz mal! Está ótima, a dicussão.

Gostaria de propor o seguinte: Antônio e Angolla, escrevam vocês um texto sobre o assunto Igraja Católica & o Papa Bento XVI. Prometo publicar os dois artigos de opinião juntos aqui no blog e deixar os comentários posteriores enriquecerem-nos ainda mais com suas considerações.
E...
GeraldTheSaint... estou doido que você se extenda sobre o assunto Israel & Palestina. BE MY GUEST!!! =)

até mais

12:47  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Ahahaha ...

Desculpem, realmente saimos do foco principal, mas foi sem querer!

À Centrífuga, se possível, eu sugiro que pegue o 1º comentário de Gerald como "tópico" e anexe os 2 seguintes, meus e os de Antonio ...

Acho que ficaria legal a sequência, inclusive já abrindo um novo tema, digamos ...

Antonio,
valeu o papo, gostei :)

E oh, você diz que o papa "é talvez o cara mais observado do mundo" ... correto?

Pode até ser, mas apenas por curiosidade, repito, curiosidade, você sabe quem foi a pessoa, a celebridade MAIS FOTOGRAFADA até hoje no mundo?

(eu fiquei surpreso quando soube, eheh)

Lhe dou 3 chances :)


Obs,
cái fora, viu Gerald? Acho que nós já falamos antes sobre isso, entre CD's e copos, ehehe


Abraços!
Angolla

13:59  
Anonymous Anônimo disse...

oi

15:18  
Anonymous Anônimo disse...

madonna

16:36  
Blogger GeraldTheSaint disse...

ahahahaha vou me extender no assunto israel x palestina, onde? em um tópico?

Aliás essa é a semana do Rosh Hashaná, ano 5767, do calendário Judaico.

eheheh o Dimenstein ficou longe do foco, mas não menos lembrado.

Abç

00:57  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

para Antonio ...


ELVIS PRESLEY :)



Abraços!
Angolla

09:19  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Eita Angolla discutimos isso mesmo, mas na verdade, e estive lendo sobre, a pessoa mais fotografada do mundo foi/é Lady Di, a princesa de Gales. Isso pq ela já morreu tem quase dez anos viu.

Abç

09:51  
Anonymous Anônimo disse...

Muito instigante essas discussões daqui. E dessa vez os comentarios voaram mesmo longe do tema principal, né?
Realmente o Papa é pop. Pode não ser o mais pop, mas termina dando a cara a tapa, mesmo quando não tem intenção. Quase como uma Cicarelli seminua fazendo fuc-fuc entre as ondas. Quis ser discreta, mas não deu. Tal como a outra beldade global que refrescou a xhaninha diante das objetivas dos paparazzi.
Só que a responsa papal é maior. Ultrapassa a circunferencia do Vaticano em muito. Bento é conservador. Isso todos ja sabiam. E tal fato é uma caracteristica da Igreja Católica como um todo. Ele não deixa de ser exatamente o que a Igreja representa. Porém faltou tato na questão com os Árabes. e alguma humildade.
Em relação ao tema do texto... O que dizer depois do que li, tão bem elaborado tendo como inspiração o gigante Dimenstein? Seria chover no molhado se dissesse que concordo plenamente, e que é uma vergonha. O que fiz, e julgo necessário q seja feito, é enviar esse texto para meus contatos de email e indicar o "Cidadão de Papel" como leitura de aprofundamento.
Parabéns aos responsáveis pelo blog e também aos altivos debatedores. Aguardo os "próximos capítulos".

16:32  
Anonymous Anônimo disse...

é complicado a situação em que o Brasil, ou melhor.. só o Brasil não... O mundo se encontra nas ruas... e acho que quem faaz pouco por aqueles q nada tem, conseguem ser mais pobres e sujos do que a mão daqueles que sequer existem e muito menos tem o que comer.
Adorei tua inciciativa sérgio de falar sobre a parte mais esquecida da sociedade... nossos vizinhos das ruas

18:31  
Anonymous Anônimo disse...

Vizinhos das ruas. Adorei. Triste, mas verdadeiro.

01:21  
Anonymous Anônimo disse...

Ótima colocação essa... Se todos encarássemos de frente o fato de termos irmãos... vizinhos... nossos semelhantes nas ruas, ao leo, desprotegidos... se isso passasse a doer verdadeiramente em nossas almas e consciências talvez fizessemos mais do que fazemos por essas pessoas. Quero encontrar formas eficazes de passar das ideias para a ação. Sugestões?

02:27  

Postar um comentário

<< Home