CENTRÍFUGA

2.4.07

ADVOGADA DO RECIFE XINGA PORTEIRO E É AUTUADA POR RACISMO

Esta foi a manchete de uma das matérias do Diário de Pernambuco na semana passada. O episódio aconteceu aqui, em Recife, num bairro de CLASSE MÉDIA.
Na madrugada de Quarta-Feira, 28 de março, a advogada Sonia Cristina Albuquerque dos Santos, de 42 anos fez algo que ninguém esperava. A “profissional” que deveria conhecer bem os limites da lei, ofendeu verbalmente o zelador do prédio onde mora na Zona Sul da cidade e foi além. pichou nas paredes frases como “vigia vagabundo e nego safado”. Não satisfeita insultou os policiais que também perceberam a frase dirigida a eles: “PM patente: nego safado”. As frases deixadas nas paredes do prédio mostraram ainda mais as marcas de seu crime, de sai ignorância. Um absurdo total que em pleno século 21 algo como isto aconteça.

Muitas vezes, o senso comum diz que pessoas que tomam atitudes como esta são os que não tiveram oportunidades de estudo e moram nas periferias. Mas, mais uma vez, se percebe que fatos como este acontecem todos os dias em nosso país e não estão diretamente ligados a classes sociais, na qual, pertencem os envolvidos.

O preconceito racial está por todos os lados, do humilde àquelas que tem prestígio na sociedade. De fato, o preconceito existe contra negros, índios, deficientes, homossexuais, às vezes de maneira aberta outras de maneira velada. Queiram ou não, na maior parte deles, o racismo é bem consciente.



Hábito de fumar e seus perigos para a pele!

O hábito de fumar causa danos à pele do corpo inteiro sugeriu estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A pesquisa, divulgada em Archives of Dermatology, observou os efeitos do fumo ao observar a pele que recobre a parte interna dos braços de fumantes e não-fumantes.

Estudos anteriores haviam se concentrado apenas no rosto, onde a pele pode sofrer danos não apenas pela ação do fumo mas também por exposição ao sol. A equipe de Michigan criou uma escala de medida de nove pontos para avaliar os danos da pele que não é exposta ao sol. Nas pessoas com mais de 65 anos, havia quase dois pontos de diferença entre fumantes e não-fumantes. Nas pessoas com mais de 45 anos de idade, a diferença era de cerca de um ponto.

Em artigo sobre seu trabalho, os pesquisadores da equipe liderada por Yvonne Helfrich disseram: "Nós descobrimos que o número de maços de cigarro consumidos por dia, o total de anos e maços por ano de fumo (uma média de maços por dia dividida sobre o número de anos de fumo) estão ligados ao grau de envelhecimento da pele.Depois de controlar idade e outras variáveis", os cientistas disseram que descobriram que "só os maços de cigarro por dia já são um grande elemento de previsão do grau de envelhecimento da pele não protegida ao ser exposta ao sol".

quero parar de fumar!
Helfrich disse que "estudos anteriores mostraram que fumantes têm um grau maior de envelhecimento da pele, mas eles só examinaram a pele do rosto". "Há alguns céticos que dizem que o sol tem algum efeito. Nós demonstramos que há um grau significativo de danos só pelo fumo", completou. Indy Rihal, da Fundação Britânica para a Pele, disse que "além dos raios ultravioleta do sol e de camas de bronzeamento, a fumaça do cigarro é o principal fator ambiental que causa mudanças na pele, com freqüência associadas à aparência de velha´ tais como rugas profundas e textura semelhante a couro."



"Há fortes evidências que sugerem que a fumaça do cigarro tem um efeito negativo sobre a aparência da pele.Fumar aumenta uma enzima da pele, matrix metalloproteinase1, resultante do aumento de ruptura de colágeno e diminuição da produção de colágeno. O efeito geral causa enrugamento e perda da elasticidade." Além disso, a constrição de capilares na pele causada pelo fumo reduz o suprimento de oxigênio na pele, afetando negativamente a saúde da pele e a aparência em geral." Nenhuma quantidade de creme anti-rugas vai remover as rugas causadas pelo cigarro, então a melhor forma de os fumantes evitarem uma aparência de ameixa enrugada é parar de fumar", disse Amanda Sandford, da ONG britânica Action on Smoking and Health (ASH).


Ósculos e Amplexos para todos!

14 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eu havia lido algo sobre o fumo e a pele quase igual a isso faz pouco tempo. Demorei um pouquinho mas lembrei que havia sido na BBC Brasil (http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2007/03/070321_pelefumog.shtml).
Poderias ter pelo menos colocado a fonte da matéria, colega.

08:16  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Guto, boa lembrança. Pelo menos desta vez vc participou de alguma coisa que postei. Só esperei mais seu comentario sobre o racismo, que considero mais importante no post desta semana. Quanto a fonte, esta matéria é de outro site, assim que encontrá-lo colocarei. Mas e aí, o que pensas sobre o tema que abre o post.

14:17  
Anonymous Anônimo disse...

Grande Klever!

ABSURDO!
Este caso do Recife e o que aconteceu com os estudantes em Brasília, é prova de que ainda temos muito o que avançar.

Acho que a educação ou a orientação deve começar na escola, mas não podemos esquecer, que quem educa,TAMBÉM, são os pais.

tudo o que ainda acontece hoje como frisou é UMA VERGONHA!, como diria Casoy.

LUCIANO

16:19  
Anonymous Anônimo disse...

Não tem o que falar. Sempre que damos um passo para frente, algum ASNO faz questão retroceder não um ou dois passos, mas sim um ou dois séculos. Sem comentários... Aburdo....

Tiago Salles :(

17:17  
Anonymous Anônimo disse...

Infelizmente as coisas vão continuar assim, por mais que se diga. Eu não tenho preconceito com nada.

Mas vale dizer também, tem muito negro que tem preconceito de branco.

Ale!
OBs: muito legal o blog de vocês.

18:23  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

2 CASOS DESTINTOS ...


O de Recife foi realmente inadmissível, mas o perfil da "doutora" diz tudo ... a mulher é louca e viciada em alcool! Cumpra-se a lei e que sirva de exemplo!

Já o caso de Brasília e principalmente vindo dos meus "patrícios" Angolanos, eu senti que existem duas versões ...

Obviamente NADA justifica colocar fogo no quarto dos outros (isso não se faz, isso é crime), mas pelo que entendi, além do ato racista e extremamente preconceituoso, houve uma situação à parte; eu tenho a certeza que os Angolanos devem ter passado (e muito) dos limites, do respeito, da lei da boa convivênia, da lei do silêncio, das regras, normas, etc, etc, ainda mais tratando-se de jovens ...

Eles (os Angolanos) eu conheço bem, melhor que qualquer um de vocês aqui, enfim, esse tipo de crime e PRINCIPALMENTE o racismo, definitivamente não combina com o Brasil!

Mas tudo no DF gira e acontece de forma diferente, sempre foi assim, desde a época dos uniformes de merda, onde os próprios filhos dos coroneis mediam forças de todos os tipos e sempre acobertados ... isso é o DF, ainda hoje!

Lembram do pobre índio que morreu queimado?

No que deu mesmo essa parada? Ele, o coitado morreu, sei disso ...

Mas e os caras, hein?
Alguém tem notícias??



Abraços,
Angolla



Klever brother,

Quanto ao cigarro, eu como ex-fumante (há mais de 10 anos), resumo na mais verdadeira expressão que escutei uma vez e nunca mais esqueci : "Ô VÍCIO TRISTE!"

19:46  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

hahahhhhhhhhhhhaaaaaa...q MULÉ DOIDA DA P#####!!!!

o nome disso num é preconceito, nem racismo é CACHAÇA - A MARDITA CANA BRABA!!!

Mas...agradeço aos imbecis de Brasilia por, de vez em quando, aprovarem coisas além de aumentos dos proprios salarios. Essa lei anti-racismo é eficiente e tem feito muita gente parar pra pensar, basta agora atravessar a linha generalizada da hipocrisia e da falsa moralidade que ronda em torno de todo tipo de preconceito e mudar de verdade.

21:07  
Blogger Unknown disse...

aos Amigos Angolla e Cavaleiro do caos(que bom que vc apareceu) !

Realmente muitos casos de preconceito, como o do índio são esquecidos, claro que os filhos de Gente que pode(leia-se grana e poder) fazem com que não tenhamos notícia. O ato criminoso em Brasilia poderia dar fim a vida de muitos estudantes negros. Rixas imbecis. quanto ao cigarro que bom que abandonou seu angolla!
grande abraço
Klever

22:05  
Blogger Redação disse...

Ela deve se garantir como profissional, mesmo nao tendo caracteristicas de ser uma boa... profissional. Do alto da minha ignorancia, costumo dizer q todos estão sujeitos a tudo. TUDO! O que é de se estranha é q, por ela "ter estudo", uma pessoa "esclarecida" e "entededora da lei", como pode ter sido capaz de produzir provas contra ela mesma? Pense numa anta q d adoravel nao tem nada.
Feliz agora fique o Senhor Vigia, q terá direito a uma bela idenização da 'adEvogadazinha'.

Quanto ao tabagismo.. quer fumar, entao fume. Não tenho nada a v com isso. Quer morrer, entao morra. Tambem não tenho nada a v com isso.
Sergio, vc ta bem, ne? Ainda fuma? :)

Pronto.. até o proximo biscoito!

22:24  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

E AINDA SOBRE FUMAR ....



Se for pra fumar, que seja algo que pelo menos dê barato :)


Angolla

03:10  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

KKKKkk!
to vendo que deu certo a miha idéia de juntar algum assunto mais polêmico e outro , digamos assim, mais "leve".

É o Centrifuga na luta contra o tabagismo.

klever

15:30  
Anonymous Anônimo disse...

Klever eu comento em pelo menos 6 blogs com certa frequencia. Geralmente quando o texto/cronica/matéria ou assunto abordado me chama atenção. faz pouco tempo que me dei conta que esse blog era assinado por duas pessoas. se não havia comentado em seus posts, eu sinto muito.
sobre a parte sobre racismo que voce escreveu eu nao li nada além do que o senso comum nos diz todo o tempo. vejo coisas assim acontecerem na minha cidade, no meu estado. discordo enfaticamente de qualquer atitude racista ou discriminatoria e procuro, na medida do possível, atuar contra qualquer discriminação.
O texto da BBC Brasil que li (que coloquei o link acima) é praticamente identico ao que voce colocou, com algumas trocas de palavras e expressoes. apenas sugeri que você colocasse a fonte quando nao fosse de sua autoria, para nao criar nos leitores a impressao errada de que é voce quem escreve.

10:11  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Ok! Mensagem entendida.
grande abraço.
o texto de que fala é de Marcelo ribeiro, recebo as informações dele no meu email, ele tem um site.
já corrigido, conforme a sau sugestão.
boa páscoa!
kLever

13:29  
Anonymous Anônimo disse...

eu acho que a discriminacao e um ato que tem que ser analisado eu fui discriminado em um predio por um doutor de estomago e um diretor da hudtelfa fui transferido e ficou so com dois porteiros

12:53  

Postar um comentário

<< Home