CENTRÍFUGA

30.4.07

IDEOLOGICAMENTE SOCIAL

Qualquer sociedade, por menos evoluída que seja, possui suas regras, costumes, valores e crenças. Todos esses conceitos derivam de fatores que estão presentes em uma sociedade, cujas bases encontram-se fincadas historicamente de forma encadeada em tudo que se percebe nesse grupo de pessoas: aspectos políticos, econômicos, culturais e filosóficos.

Naturalmente que, em se tratando de um grupo heterogêneo de pessoas - com diversas formas de pensar e valores culturais diferentes, haverá sempre minorias, que compartilham de tais valores e tradições. Porém isto não significa que estejam à margem do que se chama de sociedade. É apenas a constatação de que todo grupo social é composto de uma grande diversidade de costumes, crenças e estilos de vida. O ser humano tem essa característica: de ser tão parecido com seu semelhante quanto diferente. Entram em questão os fatores respeito e individualidade. Minorias devem ser respeitadas. Assim como devem buscar e lutar pelo respeito. As pessoas devem respeitar para poderem exigir respeito. É certo que isto não acontece de forma perfeita o tempo todo. Mas é de se ressaltar que não há ser humano perfeito.

No grande esquema que é o viver em sociedade, o desafio maior de cada indivíduo talvez seja o de manter seus próprios valores e princípios diante de toda pressão que é exercida pelas influências do conjunto de idéias, costumes e princípios maiores que norteiam a sociedade onde ele vive e que se chama Ideologia.

Em qualquer sociedade há sempre um esquema de divisão das pessoas que a compõem em classes: as chamadas classes sociais. O comum no mundo ocidental é haver uma similaridade extrema entre a divisão das classes de uma sociedade e a participação econômica que cada uma representa. Isto significa que a classe social mais "alta" tende a ser também a mais abastada. Enquanto que a grande maioria dos componentes faz parte da classe baixa, base do que se convencionou chamar pirâmide social: retrato impiedoso da desigualdade existente no mundo globalizado.

A classe social mais alta, ou elite, que geralmente representa em torno de 5% dos indivíduos da sociedade, justamente por deter mais da metade da riqueza disponível, tem em suas mãos o poder de ditar regras e criar costumes. Ou pelo menos exercer forte influência nas demais camadas sociais. Seja através dos meios de comunicação de massa, seja por meio da opressão pura e simples, ou de um longo e elaborado esquema de controle ideológico cujas sementes foram plantadas há séculos quando do surgimento do Capitalismo e posteriormente regadas pelos ideais de igualdade, fraternidade e solidariedade da Revolução Francesa. Mesmo o Socialismo que surgiu posteriormente em defesa dos proletários miseráveis da Europa, e que, em tese, almejava a perfeição da sociedade, sucumbiu ao ser hibridizado em regimes totalitários em diversas partes do planeta. O resultado foi a divisão do mundo entre regimes de esquerda e direita e um posterior e longo período de guerra fria entre esses dois pólos ideológicos.

A elite burguesa do mundo ocidental, capitalista e cristã em quase sua totalidade, não demorou a entender a ameaça que representavam as idéias de Marx e Engels para a economia do capital, onde o dinheiro gerava dinheiro e o lucro era sempre crescente. Foi inventada a "social democracia" para apaziguar o proletariado ao mesmo tempo em que se iniciou uma forte e constante propaganda ideológica para manter as classes baixas sob controle. Nesse ponto a Igreja ajudou bastante. "Deus quis assim."

A falsa idéia de liberdade permeou a grande massa a partir de então. Mas que liberdade será esta? Certamente não uma liberdade igual à desfrutada pelos membros da elite, que possuem muito dinheiro e poder. Para o "bom proletário" que não reclama exageradamente e cumpre com seus deveres, há uma liberdade "genérica", parecida com aquela da elite, com os confortos semelhantes, privilégios parecidos, e aparentemente vantajosa. Por tal privilégio se mata e morre. Se trai, engana, mente, desaponta, rouba.

Com o passar do tempo o normal é exatamente jogar o jogo da vida de acordo com as regras determinadas pela Ideologia dominante. Que espelha os ideais da elite e em nada confortam e satisfazem as necessidades das demais classes sociais. E, por haver sempre a falsa possibilidade de ascensão social, uma legião de esperançosos permanecem na luta infrutífera para seguir sempre em frente e alcançar o topo. 1 em cada 500 milhões obterá êxito. É praticamente a regra do princípio homeopático. Depois de algumas gerações, quase ninguém percebe o que está por trás da Ideologia. Os ideários de cada um já estão contaminados com os princípios e valores da elite, que lhes venda os olhos para muitas de suas reais intenções.

Na verdade, pelo simples fato de que toda a nossa realidade é construída lastreada ideologicamente pelo sistema de capital, fundamentado nos princípios da elite, é provável que não seja possível escapar por completo das sensações que essa "Matrix" nos impõe. O senso comum dá as ordens, todos seguem por ela. Mas impossível também é se descartar a importância de desenvolver um senso crítico que ultrapasse algumas barreiras que nos são colocadas. Ver além delas as vezes significa a diferença entre ser uma pessoa qualquer e um ser humano melhor.


Sergio Dourado

20 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

cenário soturno este o nosso. eu mesmo passei quase minha vita toda tentando alcançar o mais alto possivel. nao sou um frustrado por não ter conseguido. hoje em dia estou até bem. feliz. com a vida organizada. mas a verdade é que sempre há aquela sensação de que precisamos ter mais e mais. isso nunca acaba. hoje em dia prefiro olhar a vida com os olhos mais complacentes e procurar curtir mais da melhor forma possível, dentro do limite que eu sou capaz. numa boa. porém de olhos abertos. cada vez mais.

20:12  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

O texto destrincha com perfeição e simplicidade o que tenho discutido com alguns companheiros de blog (e até amigos e parentes). Se por um lado a minha atenção dada ao assunto possa parecer "neura" - como para o caro Angolla, para mim fica a sensação de que eu, como indivíduo, estou fazendo algo para, pelo menos, melhorar a criticidade em mim mesmo e nas pessoas que me rodeiam.

É muito frustrante saber que a maioria das pessoas não sabe distinguir os fatores (internos dos externos) que compõem seu ideário e a Ideologia que nos envolve. Seguem alienados, repetindo posturas, emoções e a própria identidade.

00:17  
Anonymous Anônimo disse...

PASSO ...

Vou esperar o próximo 'post' ...



E Clayton,

Gostei da sua última frase (a última), onde você destacou um raro valor, que é "ter personalidade"!



Abraços,
Angolla

07:18  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Porém uma ressalva. Há uma grande diferença entre identidade e personalidade. Esta última, citada pelo post acima do Angolla, todos temos. Contudo, quando falo em "própria identidade" estou me referindo à autonomia crítica.

11:59  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Completando:

Angolla, entendo bem o que você falou. "Ter personalidade" ou "autonomia crítica" são valores fundamentais.

Abraço

12:05  
Anonymous Anônimo disse...

Acho que minhas colocações feitas nos comentários do texto Tubarão são pertinentes quando atribuem parte significativa da alienação ideológica às religiões e às grandes mídias. Porém, pelo que li neste post, eh bem mais complexo que isso.

Por um ligeiro momento me senti um pouco idiota por ser inevitavelmente vulnerável à esse sistema, mas logo depois pude degustar um pouco de orgulho por ter consciência disso.

Belo texto!

Pedro Moraes.

14:22  
Anonymous Anônimo disse...

E Clayton,


Fundamentais somos nós :)




Angolla

21:58  
Anonymous Anônimo disse...

Prefiro não acreditar que seja falsa a possibilidade de melhorarmos financeiramente e, quem sabe um dia chegar ao topo. Obviamente é dificil conseguir isso, mas conheço casos que conseguiram ficar riquissimos.
Também o senso comum não devia ser encarado como vilão. Muitas vezes ele existe por algum motivo certo, direito. Há coisas socialmente inaceitaveis que são moralmente também inaceitáveis. Não discarto o senso critico e sua importancia. Muitas coisas são reprimidas pelas pressoes sociais e na verdade existem apenas para oprimir ou calar algumas vozes.
O texto está legal meus parabens.

10:36  
Blogger Sérgio Dourado disse...

Ei, não descarto totalmente a possibilidade do crescimento financeiro. Mas sim a idéia que se espalha de que isso é viável para todos que vão à luta. Não é tão simples assim, né? E a elite que mencionei não é rica de alguns milhões de dólares não... é beeeeem mais acima disso.
Concordo também que o senso comum não é necessariamente o vilão. Mas ele precisa ser balanceado com o senso crítico, ou então nos tornamos meros repetidores de condutas sem ter a exata consciência do que elas representam. Me recuso a ser assim.

Quanto a Angolla... bem, sua atitude não me espanta.

15:14  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Sérgio,


Fico tranquilo sabendo que você já me conhece melhor!


Abraço,
Angolla

19:02  
Anonymous Anônimo disse...

Cláudio Max,


Gostei MUITO do seu comentário, curto e realista!


Abraço,
Angolla

19:16  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Angolla, achei que vc seria um dos mais entusiasmados em debater sobre ideologia e afins, mas pelo que vejo vc parece não ter muito o que dizer, acrescentar ou discordar.

Bem, posso entender que seu ponto de vista foi abalado?

22:42  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Clayton,


Não, eu não diria abalado ... recolhido seria mais apropriado, sacou?

Tratando-se especificamente da ideologia apresentada e até "sugerida" pelo Sérgio, eu prefiro apenas endossar o comentário do Cláudio Max (muito bom, isento de radicalismos) e vou continuar aguardando pelo próximo "post", conforme já tinha optado!

Deixo vocês nessa mesma estação ... nos encontramos na próxima ;)



Abraços e bom final de semana para todos ... (possivelmente embaixo d'água)

Angolla

05:35  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

(o problema era na senha)


Sérgio e Klever,

Somente agora que abri o Gmail, vi uma notificação automática com alteração de senha, então por isso que eu só estava conseguindo deixar os meus comentários através da opção "anônimo"!

Fiz um teste e deu certo; se outras pessoas tiverem o mesmo problema, peçam que verifiquem a questão da senha no Gmail ...


Abraços Centrifugados :)
Angolla

07:24  
Blogger Sérgio Dourado disse...

A questão, Angolla, é que a "ideologia apresentada e até 'sugerida' pelo Sérgio", não é algo que SÉRGIO tirou da cachola. Vá estudar e veja que o CONCEITO de Ideologia passa por aí. Não sou radical. Sou capitalista (não que isto seja opcional), respeito o senso comum, mas não me permito viver submerso nele como se fosse um acéfalo sem noção do que realmente se passa ao meu redor.
Até a próxima estação. Não perca o "trem".

11:42  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Sérgio,


Impressão minha, ou você está se irritando com os meus comentários, inclusive já começando a perder a postura?

Se for o caso diga, porque cáio fora dessa pôrra aqui ... sem problema algum!

Só não sou obrigado e não tenho porque que aceitar os seus conceitos, apenas os respeito! Me viro bem demais com os meus, e nem por isso tento mostrar ou impor NADA a ninguém, muito menos ofender os outros!

Você sim, você acabou de perder o trem nesse seu último comentário ...



Angolla

13:26  
Blogger Sérgio Dourado disse...

Não estou estabelecendo conceitos MEUS. É isso que vc parece não entender. Não estou sendo radical, ou inventando conceitos e teorias. E não leve para o lado pessoal. Continue nessa pôrra aqui.

12:41  
Anonymous Anônimo disse...

OLHA A BRIGA DE COMADRES, GENTI..
DELETA LOGO ESSE OGRO D'ANGOLA [QUE FOTO PÔDI] E PRONTO, APROVEITA E DELETA A RÃ TAMBÉM , E O OUTRO BABACA DE NOME FEIO.
DEIXA QUE EU COMENTO COISAS MAIS INTELIGENTES.

COMO DIZ CAZUZA. IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRA VIVER

ALIEN, O ÚTIMO PASSAGEIRO

13:26  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Percebe-se!

19:59  
Blogger Unknown disse...

Oi amigão até q fim apareci. Seu texto tá bem elaborado c/ sempre. Parabéns!
Apesar de ser tudo verdade o q vc escreveu, eu gostaria muito de ser uma dos poucs q conseguem ascensão, ou melhor luto por isso. Sabemos q ñ é fácil, c/ vc mesmo falou, a ideologia dominante, os 5% dos "riquíssimos" estão sempre "por cima", ñ abaixam a crista p/ ninguém, e nós ñ conseguimos mudar td, ou melhor ñ mudar quase nada, mas, pessoas c/ vc de certa forma contribui p/ essa mudança, pois esses textos teus do blogger, além de informar, esclarecer, tabém denúncia muitos problemas sociais, ajudam a tirar o "tampão" dos olhos e até das bocas de muita gente, e isso é muito bom!
E mesmo cientes q somos minoria, ñ calamos diante dessas dificuldades, até porque esse é um problema mundial, ñ se limita ao brasil, mas, ao mundo!!!
Bjs....

11:08  

Postar um comentário

<< Home