CENTRÍFUGA

23.4.07

TUBARÃO

Há muitas verdades a serem reveladas. Há muitas idéias a serem expostas, mudadas, aceitas, combatidas. Fato corriqueiro em nosso mundo de hoje é que as pessoas não cultivam mais o hábito da leitura. Grave. Muito grave. É sempre preferível se informar por meio das fontes conta-gotas - uma forma pulverizada de saber muito pouco sobre o máximo de assuntos possível. Geralmente colocados fora de contexto justamente com o intuito de confundir mais do que esclarecer. Produz uma saciedade aparente e ao mesmo tempo perturbadoramente inibidora do pensar humano.

Hoje coloco um poema do poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht (1898-1956) - que se preocupou muito em colocar na sua obra as questões sociais e humanas, procurando "elevar a emoção ao raciocínio" através de suas palavras.



Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentís com os peixes pequenos. Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais. Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias cabíveis se por exemplo um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim de que não moressem antes do tempo. Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres tem gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a guela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos. Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos. Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência. Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista. E denunciaria imediatamente os tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre si a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros.As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que, entre os peixinhos e outros tubarões existem gigantescas diferenças. Eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, haveria belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nas quais se poderia brincar magnificamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.A música seria tão bela, tão bela, que os peixinhos sob seus acordes e a orquestra na frente, entrariam em massa para as guelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos. Também haveria uma religião ali.

Se os tubarões fossem homens, eles ensinariam essa religião. E só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida. Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros. Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões, pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar. E os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiros da construção de caixas e assim por diante. Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

29 Comentários:

Blogger Clayton Rodrigues disse...

Este texto que me desperta bastante interesse e que vem sendo discutido com bastante ênfase neste blog: ideologia dos dominantes X ideologia dos dominados.

A alienação é tão alta em nossa sociedade que é difícil falar dela de uma perspectiva exterior. TODOS somos alienados, porém alguns de nós, "privilegiados", temos consciência disso e podemos exercer uma certa dose de controle em nossas ações normalmente automáticas.

Por "privilegiados" confesso minha confusão em sua definição no contexto. É preciso mais do que "boa educação". Conheço pessoas super esclarecidas que defendem, sem perceber, a superioridade da classe dominante pela simples maneira de se vestir ou se expressar. Outros que valorizam "the American way of life" em dentrimento do nosso rico acervo cultural. E muitos que utilizam o padrão americado como parâmetro ideal para produção midiática, principalmente.

Talvez seja compreensível. Afinal, quem quer se sentir um peixe fora d'água?

00:16  
Anonymous Anônimo disse...

Brecht tão contemporâneo quanto possa ser. é atemporal. e sempre fazendo a gente divagar.

01:13  
Anonymous Anônimo disse...

Antes de mais nada, já que o Angolla já comentou sobre este "post" em questão, porém em comentários ao "post" anterior, direciono a ele uma resposta ao que me foi solicitado: o assunto que me pedes vale um post inteiro e não meia dúzia de palavras em comment. Aguarde meu próximo texto. Quem sabe vc deixa a resistência de lado e continua sendo um capitalista, porém mais consciente.

Poizé Guto, Brecht sabia como e em que ferida colocar o dedo. E a metáfora é perfeita.

09:47  
Anonymous Anônimo disse...

Esse texto de Brecht é muito bom. Não o conhecia. Incrível como o tempo passa mas certas idéias e certas verdades continuam tão atuais.

14:38  
Anonymous Anônimo disse...

Faz um tempo que acompanho alguns blogs, mas hoje é a primeira vez que vou postar um comentário e fazer uma pequena observação nesta aqui.

É engraçado como, quase que independente dos temas abordados pelo blogueiro (e até mesmo em outros blogs semelhantes), os posts sempre acabam mudando de rumo para falar da tal alienação. À primeira vista, essa palavra me remete à religião ou à Rede Globo. Desconfio desse raciocínio automático como desconfio de qualquer conclusão embasada pelo senso comum. Espero que pensando assim, como pude entender fazendo uma leitura dos ultimos posts, esteja um pouquinho mais distante da tal famosa alienação.

Parabéns pelos textos.

Abraços.

19:15  
Anonymous Anônimo disse...

Ahh, meu nome é Pedro Moraes e sou estudande do 2º periodo de Adminstração.

19:16  
Anonymous Anônimo disse...

Combinado Sérgio!


Fico aguardando, inclusive não deixe de me explicar como ser (ou se transformar) num capitalista consciente ...

Como diria Brecht "nada deve parecer impossível de mudar" ;)


Abraços,
Angolla

19:26  
Anonymous Anônimo disse...

EUREKA PEDRO!


Seja bem vindo, muito BEM VINDO ...

Finalmente UM que percebe essa "nuvem alienada" que desnecessariamente persegue a Centrífuga e que tenta, em vão, se fazer de forte!

Gostei ... apareça sempre ;)



Abraço,
Angolla

19:35  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Discordar, refletir, analisar e confrotar os recortes da realidade propostos (ou seria impostos?) pela comunicação é o primeiro passo pra se tornar um alienado consciente de si. Os esforços em anular a personalidade individual e a criticidade dos cidadãos é fato.

E respondendo ao Angolla, creio que o tema do qual ele reclama ganhou força após algumas de suas respostas. Discutir diferentes opiniões é FUNDAMENTAL, mas é necessário, também, analisar diferentes perspectivas para se chegar a uma conclusão mais próxima de nossa realidade.

Abraço Angolla. (Espero que vc não me tome como antagonista a você).

19:52  
Anonymous Anônimo disse...

Hei Clayton,


De jeito nenhum ... fique tranquilo!

Você não tem idéia de como eu curto isso aqui e do quanto eu venho aprendendo e entendendo através dos comentários da galera ... muito massa mesmo!


(viciado na Centrífuga, yesss .... eheh)


Abraço :)
Angolla

20:03  
Anonymous Anônimo disse...

Não conhecia este blog. Confesso que gostei dos assuntos em debate. As ilustrações visuais e metáforas de Brecht são inigualáveis. A pertinência deste texto poema é incrivelmente atual. Ótima escolha.
Resta a nós, peixinhos, abrirmos os olhos para melhor enxergar o caminho que somos obrigados a seguir.

14:36  
Blogger Mandrey disse...

O nível deste blog é muito alto para mim. Ainda assim, insistirei em lê-lo de vez em quando...

Parabéns.

15:50  
Anonymous Anônimo disse...

Hey Mandrey,



Venha sempre ...

Não existe nada de "alto" aqui, aliás, em lugar nenhum!

O que se sente,
É o que se pede,
E o que se pede,
Tem que ser feito!

(isso definitivamente não é Brecht, ehehe)



Abraço ;)
Angolla

23:59  
Anonymous Anônimo disse...

SE TUBARÃO FOSSE HOMEM ?
FALA SÉRIO
IA TER MAIS LUGAR PRA MORAR
NO FUNDO DO MAR

ALIEN O ÚLTIMO PASSAGEIRO

08:13  
Anonymous Anônimo disse...

Tem um poema de Brecht que eu também gosto muito e gostaria de compartilhar com todos aqui.

"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis."

Parabéns pelo ótimo texto e excelente blog.

Henrique Saraiva
Salvador;BA

17:10  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

22:52  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

ALIEN,

continue sempre postando seus gloriosos comments aqui neste blog. És o exemplo perfeito do quão idiota pode ser ficar alheio à realidade e utilizar essa série de comentários oriundos do "senso comum", onde você certamente
busca "fundamento".

22:52  
Anonymous Anônimo disse...

certamente que esse alien alienado é apenas um desocupado querendo ser engraçado. ninguem conseguiria ser tão fraco da cabeça dessa forma. tenho pena deste atrofiado mental, pelo jeito o único da especie que comenta neste blog.

15:26  
Anonymous Anônimo disse...

ANGOLLA, não sei se você entendeu realmente o que eu quis dizer com estar "mais distante da tal famosa alienação". Não tenho dúvidas quando à existência dela, amigo. Você é um dos participantes mai assíduos deste blog (pelo que pude perceber nas últimas semanas) e, na maioria das vezes é bastante incisivo no que diz e acredita. Acho isso bacana nas pessoas. Mas procure -se me permite o conselho- prestar mais atenção ao que a classe dominante, representada também pela mídia, quer te passar como verdade.

No meu curso (administração) não há aprofundamento algum em filosofia. Mas tenho certeza que os interesses de poucos são suficientes para derrubar qualquer noção de ética.

Fique de olho ;)

Abraço a todos.

Pedro Moraes

17:34  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigado Pedro :)


Realmente eu só posso me basear no que efetivamente já vivi e acredito ... claro!

Eu não tinha 20 anos, quando li um lance de Gandhi e que marcou até hoje :

"Não há nenhum defeito naquele que procura a verdade baseado em suas próprias luzes; é mesmo um dever de cada um de nós!"

(e tantos que passam batidos)



Abraços e bom final de semana pra todos!

Angolla

22:50  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Eu nao quero parecer chato (e já sendo, mas é impossível nos ausentarmos por completo da ideologia na qual crescemos e ainda estamos inseridos. Isso não quer dizer, de forma alguma, que um indivíduo não possa ter consciência disso e, assim, aumentar sua criticidade perante si mesmo, e, consequentemente, perante tudo que o rodeia. Sacou?

ABraços

23:12  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Clayton,


Não velho, não saquei ... sério mesmo!

Será que você não permitiu que criassem uma "x ideologia" para que se sentisse "inserido" em si próprio?


Abraço,
Angolla

11:48  
Blogger Sérgio Dourado disse...

bem...
Primeiramente, quando se fala em Ideologia, não está se falando em um só indivíduo. Isto seria um Ideário: conjunto de idéias e princípios que cada pessoa possui e que, encadeados, formam o que ela é, o que ela pensa e a forma como ela age. Ideologia seria um ideário construído no âmbito da sociedade. Sendo levado em conta fatores históricos, sociais, políticos, culturais e filosóficos.
Ninguém "permite" que se crie uma "x, y, ou z Ideologia" para se sentir inserido em um contexto. A menos que a pessoa seja um eremita e sua "sociedade" esteja limitada entre seu Ig, Ego e Superego... hehehehehehe
Uma Ideologia funciona muitas vezes para ocultar a realidade e formar o "senso comum". Todo esse papo aqui é meio que um trabalho lento e paciente para que consigamos desenvolver um senso crítico que tenha condições de escapar do que o senso comum nos dita como verdades absolutas.

13:11  
Anonymous Anônimo disse...

Vocês são dois ...


Dois que eu não consigo entender, nem tento ... E não quero!

Você ... e Chico Buarque :)


Angolla

22:24  
Anonymous Anônimo disse...

VOCÊ ...


Sérgio ... Sérgio Dourado :)

22:28  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Epa! Nós DOIS só não. Boa parte das pessoas que comentam aqui dividem o nosso ponto de vista. E isso nem chega perto da pretensão. É simples. É fato.

Da forma como você interpreta, nem parece que é você quem está argumentando a favor da ideologia dominante.

=S

10:55  
Anonymous Anônimo disse...

Uuuhu :)


Fato? Pra mim único, e seu Clayton ... e que seja no mínimo respeitado, mas é o seu fato, não meu ... não nosso!

E eles dois, Chico Buarque e Sérgio Dourado, eu continuo sem entende-los, ehehe


Abraço,
Angolla

23:04  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Aew Angolla. Talvez neste último texto do "Sérgio Dourado" você possa entender o que eu tento explicar e, pelo jeito, não consigo.

Abraços

00:30  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

Se todo mundo é peixinho, eu posso ser o Nemo?! Sempre gostei dele.






obs.:Esse texto me deixou confuso, num entendi quase nada, só que todo mundo é peixinho.

01:37  

Postar um comentário

<< Home