CENTRÍFUGA

9.8.07

LIMITE?

Quantas vezes nos perguntamos onde fica o nosso limite? Onde está escrito na configuração de nossa existência as letras miúdas que definem até onde vai a nossa capacidade de resistir, lutar e continuar? Certo que isto varia de pessoa a pessoa. Cada caso é único e sem precedentes que propicie justa comparação. Porém é certo que se vive a tomar experiências alheias como exemplos e lições a serem aprendidas e utilizadas por meio de analogias.


De fato o que serve para meu vizinho pode, sim, me servir também. Mas isso é uma equação exata? Prefiro encarar o mundo de forma que tal fato signifique apenas 50% da probabilidade. E mesmo assim com ressalvas. Não tomar a realidade alheia como alicerce para minha vida soa um tanto salutar. Cada um é, em si mesmo, um universo demasiado peculiar para crer cegamente que o caminho já traçado por outro lhe possa servir a perfeição.


Mas a verdade é que o império do comodismo e o aperfeiçoamento irresponsável dos conselhos amigáveis vêm ganhando espaço em nossa sociedade. Passa por aí a explicação para o perigoso sucesso que algumas publicações de auto-ajuda têm alcançado. Palavras confortáveis, experiências de sucesso que despertam esperança (e também ânsia e posteriormente angústia) e um amplo recheio de baboseiras clichê. Basta o sujeito estar meio perdido e confuso para cair na tentação de mergulhar de cabeça em alguns “sete passos para alcançar alguma coisa”. Mas é necessário lembrar: para que alguns tenham sucesso é necessário que outros não tenham. Impossível 10 atletas competindo ganharem medalha de ouro.


Ligamos a TV e lá está o blá blá blá clichê nonsense impregnando a programação. O kitsch está mais na moda do que nunca. A tônica da mensagem sentimentalóide está vencendo. E o reflexo é percebido de forma clara nas pessoas bombardeadas permanentemente por tais dejetos comunicacionais. Tornam-se papagaios de auto-ajuda.


E aonde se chega com tudo isso? Talvez na falsa sensação de que não tentamos tudo que poderíamos tentar. Que existe esperança sempre. Que o limite simplesmente não existe e que sempre há saída para tudo: basta perseverar. Mas e se o caminho não for o certo? Mantenho-me na chance de que 50% disso tudo seja possível. Não porque me disseram que sim, mas porque possuo a confiança em mim mesmo de que sou capaz e que terei condições de perceber os 50% de chances de alcançar aquilo que quero, desprezando os caminhos que me levariam para lugares mais sombrios.


A verdade nessa vida é que fazemos o que podemos. Sempre em busca do sonho e da felicidade. Estes talvez cheguem, talvez não. Nos dilemas que a vida apresenta em suas encruzilhadas traiçoeiras é quando o verdadeiro homem é forjado: por suas escolhas e decisões. Nada que seja fatalmente irremediável. Ao errar, existe sempre a possibilidade de dar uma pausa ou então um passo atrás para depois continuar seguindo em frente. Talvez se possa comparar o bicho homem com os tubarões de Brecht. Mas prefiro crer que mais pelo fato de não podermos nunca ficar parados, sob pena de perecermos.


Até mesmo amizades que julgávamos sólidas podem ser eliminadas em prol de algo melhor. O velho passo atrás para que se permitam, então, dois à frente num caminho mais honesto e pacífico – certamente mais propício para que não deixemos de reconhecer aqueles que representam os 50% de sucesso quando, por ventura, surgirem. Afinal amizades são travadas com pessoas. E nem preciso dizer como podemos nos enganar com as pessoas, não é mesmo? A negatividade exercida pela presença de um falso amigo cheio de “boas intenções” não é desejável no longo e árduo processo que é a vida. E não sou dado a escolher amigos. Creio que estes surgem e fincam raízes em nossos corações. Nada de interesse ou meias palavras. Amigo é simplesmente ser e permanecer ao longo do tempo. Na amizade, a distância é irrelevante.


Aos amigos: Estou de volta.

22 Comentários:

Blogger Clayton Rodrigues disse...

PERFEITO!!!

Se pudesse, deixava de lado a rasgação de seda, mas realmente não dá.

Nos tempos da WEB 2.0, onde qualquer um publica o que quer na net, é sempre bom ler textos bem escritos e com português impecável.

Quanto ao tema do texto, bem...

È saber que quanto mais conhecemos a realidade, mais difícil é estar satisfeito com ela. Talvez por isso muitas pessoas encaram a vida de forma mais simples. É mais cômodo buscar respostas preconcebidas para resolver os próprios dilemas,ou mesmo sugerir soluções para problemas alheios.

07:51  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Bom a vida é estresante mesmo Sérgio. O texto está muito bom, um pouco amargo, mas quer saber a vida na verdade não feita exatamente para sofrermos, mas para aprender.

Assim ... em certos termos ..seguir os 7 passos pode ser interessante, não pq isso vai realmente mudar a vida, mas pq pode te dar foco. Se espremermos a literatura de auto ajuda, no fim, o que restará mesmo é ter ganho ao menos uma certa consistência em realmente seguir em frente, em focar mais. Lógico que isso nem todos vêem.

Saber é poder, saber é ter mais responsabilidade, saber é ter que ser mais paciente, mais, saber é ter que não ficar entediado o tempo inteiro ... e é ai que a coisa pega, rs.

De qualquer maneira, e eu sou assim, se algo não tá fazendo feliz, muda, torna as coisas em outras, você vai ver que fica bem mais fácil ;)

11:57  
Blogger Sérgio Dourado disse...

é...
Nos dilemas que a vida apresenta em suas encruzilhadas traiçoeiras é quando o verdadeiro homem é forjado: por suas escolhas e decisões. Nada que seja fatalmente irremediável. Ao errar, existe sempre a possibilidade de dar uma pausa ou então um passo atrás para depois continuar SEGUINDO EM FRENTE. Talvez se possa comparar o bicho homem com os tubarões de Brecht. Mas prefiro crer que mais pelo fato de não podermos nunca ficar parados, sob pena de perecermos.

13:58  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Hei Sérgio, legal ter você de volta :)


BACANA o seu texto, gostei e vi com alguns ângulos diferentes (para variar), então vou trocar uma idéia com você e se realmente foi da forma que eu interpretei, falou?

Limites ... é verdade, existem em todos e para tudo, mas acho que devemos entende-los como referência, não como regra!

Quantos limites nos tentaram antes, quantos outros nos incomodaram (ou ainda incomodam) e tantos que já ultrapassamos? A limitação do próprio limite, para mim é algo que prefiro contornar! A vida é preciosa demais para nos colocarmos em restrições, tornando saudáveis desafios e riscos em limitações, no final essas restrições são nada mais do que proibições disfarçadas ...

Acho "engraçado" quando escuto pessoas acostumadas aos limites, dizendo "não posso isso, aquilo", ou então "não devo, melhor não" ... dá vontade de perguntar e o que diabo então estão fazendo na vida?

Podemos tudo, cara ... eu posso tudo, você pode, enfim todo mundo pode, o que bem quisermos, o que tivermos vontade, quando quisermos e com quem quisermos, dessa forma eu não concordo quando você diz que "para que alguns tenham sucesso é necessário que outros não tenham" ... e sabe por que? Sucesso alheio não me diz respeito, se existe certamente foi feito por onde (honra ao mérito), acho até ao contrário, ou seja, o meu sucesso pode facilmente levar o seu sucesso adiante! Eu penso que o sucesso chama mais sucesso, alegria chama mais alegria, dinheiro mais dinheiro, tristeza mais tristeza ... e por aí segue, numa cadeia física, bastante lógica, enfim, é nesse segmento que eu acredito e tenho seguido "religiosamente" o trilho que mais possa se identificar com esse perfil e esfera, digamos ...

Tem uma frase que eu já escutei várias vezes e me chama bastante atenção, pois é pura verdade, quando alguém numa condição mais favorável propõe algo e assegura mútuo retorno, com resultados positivos, quando se diz "O meu sucesso é o seu sucesso" ... acho essa colocação extremamente coerente, alinhada e cúmplice ... geralmente dá certo!

Assim também com o mundo externo, com a vida; o que damos recebemos em troca, não é assim que o povo fala? Tá certíssimo!!!

Já outro lance que você comentou, eu concordo 100% ... que "na amizade, a distância é irrelevante", certo, desde que todos os amigos sejam aceitos do jeito que eles são, que sejam compreendidos e acima de tudo respeitados ... e que também nos aceitem da mesma forma, de graça e sem cobranças!

No final ... medalhas de ouro para todos nós "atletas" ;)


Abraço,
Angolla

19:15  
Blogger GeraldTheSaint disse...

O texto de Angolla complementa o meu totalmente!!!!

Lucid young man ;)

23:06  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

LUCID?


Lucid ... Lucy ... LSD, ahahah


Hei Gerald, assim que eu li o seu último comentário, esse aqui em cima, me lembrei :

"Lucy in the Sky with Diamonds"

;)

09:31  
Anonymous Anônimo disse...

Sim, tah, tudo bem. É tudo muito bonito e inspirador. Acho que vi algo parecido em Malhação.

Condordo que precisamos de limites como referência. Viver em sociedade requer equilíbrio, e equilíbrio sem regras é utopia. Mas dizer que cada um é (e deve ser) livre para fazer o que bem quer e que há espaço para todo mundo é completamente absurdo.

Sucesso significa destaque, que não chega nem perto de igualdade. Tomando como exemplo as "medalhas de ouro" de Sérgio, seria impossível que todos os países obtivessem sucesso no último Pan.

O Brasil sequer suportaria que todos os seus cidadãos tivessem o nível de vida dito confortável. E dizendo isto não estou justificando o conforto que tenho em detrimento da miséria alheia. Talvez o que se deva trabalhar na mente das pessoas é importância real (ou contruída) do fazer sucesso. O Brasil não é a Europa.

Seria muito bom se fosse como o Angolla e "gts" pensam. Assim eu não precisaria ralar na faculdade pra tentar conseguir um bom emprego lá na frente, ou me esforçar no trabalho pra conseguir comprar um carro.

Só mais uma coisa. discordo com a definição de LIBERDADE. Autonomia de nada tem a ver com autosuficiência. O homem é um ser social e depende dos seus.

Abraço

17:27  
Anonymous Anônimo disse...

Eu vivo me perguntando sobre esses limites! E muita coisa passa na minha cabeça... do otimismo ao pessimismo.... Mas a gente tem sim que manter a fé! E se agarrar sempre a esses amigos verdadeiros... nao importa a distancia que eles estejam... se a gente se agarra a eles, essa amizade nos fortalece!

saudades saudades!
Beijo!
Dea

20:15  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Hei Clayton,


Já que você viu algo parecido em Malhação, acho que você está certo ...

E oh, continue assistindo ... faz muito bem!



Abraço,
Angolla

00:32  
Anonymous Anônimo disse...

Não tentamos tudo, é verdade. Não tentamos o exercício da tolerância, nem o de transcender o nosso próprio tempo, o tempo das nosssa vidas. Não não tentamos ser o outro, nem usamos espelhos nos espelhos. Nem tentamos diminuir o ritmo, assim como também mudar a direção. Sequer pensamos em olhar para trás e para frente também, bem mais para frente. Não tentamos trocar o braço direito que apoia o queixo na mão e o cotovelo na perna, pelo esquerdo que se segurava na cintura. Ora, mas se nem experimentamos olhar através da janela dos trens e também mudar de vagão. Então não tentamos nada, tentemos então.

13:55  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Eu estava sendo sarcástico, Angolla. Obviamente.

Esse mundo justo do qual vc fala não existe. Entendo que vc, eu e bilhões de pessoas gostaríamos de viver numa realidade onde todo mundo tem o seu lugar e valor, mas o sistema não funciona assim. Infelizmente.


Abraços

14:39  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Clayton,


Esse mundo que você achou que eu falei pra você, esse mundo, ele existe sim!

E oh, funciona muito bem, não só comigo ... e faz tempo ;)


Abraço!
Angolla

23:19  
Anonymous Anônimo disse...

pode ser que exista sim colega angollano. principalmente entre as quatro paredes da sua casa. excelente que funcione para voce. ninguem que custuma comentar nesse blog diria o contrario. suas opinioes sao jah notórias.

bom ver que o sumido sergio esta de volta com seu texto provocativo e afiado. confesso que estava sentindo falta.

tenho a opinião de que o homem precisa realmente ter a sensação que tem controle e que não ha limite diante de si. se nao enlouquece. mas essa venda sobre os olhos nao precisa ser tao densa. a realidade precisa ser vista como ela é de vez em quando. esse lance de dar um passo atras para entao poder dar dois para frente eh um lema que eu levo bastante a serio tambem e tenho aplicado a minha vida muitas vezes. chama-se prudencia e sabedoria. usada tambem para sacar as pessoas que prestam e que nao prestam que sempre aparecerão em nossas vidas. o privilégio é nosso e dos amigos queridos que tem a chance de seguir pela vida em boa companhia e com coração tranquilo e aberto.

ótimo texto. até outra hora.

03:31  
Blogger GeraldTheSaint disse...

ahahahahaha eu rio demais com essas discussões ... parece coisa de primário ..e como tem gente deprimida e com o pessimismo plantado (mesmo que inconscientemente) na cabeça.

Cada cabeça é um mundo e o mundo é nosso, a gente transforma ele. Outro dia vi umas reportagens (muito boas por sinal), no NETV, sobre o vestibular e o esforço que alguns empreendem em busca de um sonho), vi uma matéria sobre dois irmãos, fudidos ... que moram na zona rural de jaboatão ... e os caras estudam com livros usados, na vela de candeeiro, detalhe uns dos irmaos se nao me engano havia passado no vestibular (medicina) e outro está querendo, nao lembro bem, ai os caras todos os dias andam 14 quilometros até a br pra pegar uma condução e ir pra universidade, os caras felizes com esse sonho, enquanto um estuda na biblioteca o outro assiste aula já como universitário.

Pensei, está na cara, vc faz sua realidade, pq mesmo aquele que nasce no lugar mais insignificante pode ser tornar grande ... e os caras vão conseguir viu.

Ai eu vejo gente que vive no conforto reclamando que tem que ralar pra isso e praquilo ...só reclamando mentalmente da vida ..pq isso e aquilo outro ...cara sai fora, o Brasil pode sim ser um país decente ... pode ser um país de padrão europeu .... nós temos tanta riqueza natural que a maioria deles não tem 10%, tantas possibilidades, agricultura, água, tarritório ...tudo nas mãos.

Ajam como os americanos, que já nascem com cabeça de vencedor, os que perdem nesse mundo, são os que só ficam pensando só nos problemas, não nas soluções, não é pq alguem veio te fuder ...só se fode quem se deixa fuder ...vejam o exemplo dos iraquianos, os americanos em cima ...tudo deles destruidos ..e eles não desistem, pergunte quem está ganhando a guerra? não que eu esteja do lado dos iraquianos.

Parem de ser brasileiros pela metade ... sejam brasileiros 100%, o grande problema do brasileiro é que a impossibilidade está cabeça dele ...nada é possivel; não se pode ser como os outros; tudo é utopia ...ahhhh bicho ..com esse pensamento, putz ... é por isso que o Brasil tá essa merda, cheio de ladrão e sendo governado por um analfabeto (de mentira) pq esse lula só faz dizer que é coitadinho e isso e aquilo e fazer caras e bocas, fugindo das responsabilidades, aparecer na foto quando tudo tá bom é maravilhoso né.

É irritante esse pessimismo arraigado nas pessoas, pessoal ... esses lemas ninguem me ama ninguem me quer ..tudo dá errado, não consigo, os Smiths cantou há 20 anos atrás ... no anos 80. Estamos no século 21. bota pra frente.

Francamente, meu mundo é outro mesmo e vai ser sempre melhor, é por isso que vou embora daqui velho, pq num dá pra ficar no meio de um povo com essas cabeça, e tem mais, a partir de hj: MALHAÇÃO NA VEIA!!!!

13:23  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Vale uma correção: o último texto que escrevi foi um comentário sobre as respostas que me envolveram e sobre algumas assertivas de um ou outro aqui.

Acho que é necessária uma mudança de pensamento, pra ver se as coisas evoluem no Brasil.

Sérgio, minha resposta não foi diretamente para vc ou no sentido de agredir, acho que falta uma boa chacoalhada, na verdade, nas pessoas aqui.

Não deveria ser visto como de outro mundo, alguém pense de forma positiva, construtiva, isso pra mim sim é essência humana. Aprender e bem.

Abç

00:40  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

SUPER BONDER!


Super Bonder, Gerald ... às vezes acho que alguns pensamentos estão colados, presos e ainda insistem em não mudar, não DESCOLAR!

"E que vence a derrota" ...

Eu hein,
Tou fora maluco!



Tópico novo, mas nem li .... bora nessa,


Abraços!
Angolla

05:23  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Hehehehehe.

Esse blog não foi feito para enumerarmos as coisas boas da vida. Se o propósito é discurtir, que seja feito de forma racional. Reclamar é diferente de ter consciência.

Dar como exemplo o fato de pessoas pobres que lutam pra conseguirem algo melhor eh a própria denúncia de que algo está errado. Afinal, por que elas têm que "ralar" mais do que nós, mero espectadores a miséria alheia.

Enquanto um desses meninos citados por GTS lutam "como em reportagens dignas de TV", outros milhares passam fome, entram pro crime ou se prostituem. Acreditar na realidade vista na TV como espelho da própria realidade é aquele tipo de otimismo (em contraponto ao meu pessimisto) chamado da velha e boa ALIENAÇÃO.

Assim é muito fácil. Para transformar o meu país no melhor lugar do mundo, terei apenas que acreditar que ele o é e, por vezes, publicar alguns comentários (estes sim, dignos do primário) em blogs como este.

"Não deveria ser visto como de outro mundo, alguém pense de forma positiva, construtiva, isso pra mim sim é essência humana. Aprender e bem." hEHEHEHEHE HEHEHEHEHE HEHEHEHEHEHE!!

Cara, você deveria chamar o propagandista de Hitler para te ajudar nessa empreitada.

Abraços

07:57  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

We are the world,
We are the children
We are the ones
Who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true we'll make a better day
Just you and me

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

08:06  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Caro Clayton,

Nada de errado há em se comentar sobre as adversidades que alguém tem que enfrentar na vida, em termos, exemplos ajudam e muito. Na política, na saúde, nos esportes. é uma pena que vc mais uma vez não tenha entendido o sentido da coisa.

A essência do blog não é discutir as coisas boas da vida, em termos, embora as as "coisas boas" tb façam parte das nossas vidas. Soluções tb são achadas nas coisas boas da vida ou no que vc talvez ache do que é coisa boa da vida, vai saber.

pensamento positivo, a idéia de que algo melhor está mais lá na frente fazem as pessoas doarem, não só dinheiro, mas sangue, orgãos, faz as pessoas se engajarem como voluntários, cidadãos em busca de um termo comum.

Não apoio a banalização da violência, do crime organizado, da corrupção. Se vc acha ridiculo lutar contra tudo isso, é um problema seu. Nós "ralamos" desde que nascemos, seja pra sair da barriga da mãe, seja pra andar de bike ..pra passsar no vestibular ..e por ai vai, apenas alguns tem mais facilidades do que outros, o que não impede alguem com dinheiro e ótima formação de ser um ladrão ou assassino, e vice versa.

Vc me critica e por conseguinte pessoas como eu, que tem um pensamento mais positivista, que curtem as "coisas boas da vida" (que vivem em outro mundo). thank god eu sou assim velho. Não tenho mágoas ou rancores ou preconceitos e por ai vai.

A partir de discussões, mesmo em blogs, saem soluções e inspirações para coisas a serem usadas no bem comum da sociedade, não tenho dúvidas disso.

Desculpa, mas usar assessor de Hitler pra me ajudar a divulgar essas idéias .... ahahah ... além de ser um claro sinal de anti semitismo é muita falta de imaginação. Você deveria ter vergonha de ter falado algo assim, ou mesmo de ter citado criaturas tão chulas, é até um desrespeito ao blog, onde se discutem temas chatos polêmicos, é verdade, mas com o intuito de vislumbrar melhores possibilidades para a sociedade. Não vejo ninguém aqui dizendo: que bom que há corrupção ... ou ...que bom o suicídio.

Mais vergonha ainda faz vc zombar da música WE ARE THE WORLD, e do movimento BAND AID que a despeito de todos os seus acordos comerciais trouxe alivio, inspiração e ajuda a milhões de pessoas.

Mais informações sobre isso veja o link da wikipédiae saiba do que vc está zombando: http://pt.wikipedia.org/wiki/We_Are_the_World#Liga.C3.A7.C3.B5es_externas

Por fim .. eu sou um cara WE ARE THE WORLD, sem duvidas. Você é o quê?..... continua, continua pq to achando muito divertido.

cuidado pq o mossad pode colar em vc a qualquer hora heim ..rs

15:47  
Anonymous Anônimo disse...

Ow cara, pára com isso. Sinceramente! Não posso ficar aqui discutindo com alguém que quer me antagonizar me transformando no inimigo das "coisas boas da vida".

Fazemos assim -é mais maduro:

EU continuo tendo minhas observações críticas sobre o que é bom e mal, certo e errado, justo e injusto, sabendo que o mundo abriga diversas realidades, que existe alienação e todo aquele papo que você já conhece.

VOCÊ permanece achando que tudo tem seu lado bom e lado ruim, que é vivendo que se aprende, que a esperança é a última que morre, que quem cedo madruga Deus ajuda, e que ele próprio é brasileiro.

Ah, pra complementar. Você deve conhecer bem, é claro, a famosa propaganda nazista e suas implicações na mente dos alemães, não? Joseph Goebbels e tal? Então nem preciso desfazer a sua referência ao anti-semitismo.

Quanto ao We Are the World, Band Aid, Live Eight e até o Criança Esperança. Não irei sequer comentar.

Aqui estou eu postando mais um comentário em contraponto às discussões levantadas por colegas em comments, que como o Guto(itaporá) disse, já são bem notórias neste blog.

Nos encontramos então nos próximos posts. Certamente terei mais cuidado em evitar este tipo de bate-rebate que não acrescenta em nada nossa criticidade. Tanto pra mim quanto pra você.

Abraços

18:19  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Opa! pois é fugimos do contexto, de certa forma, mas assim mesmo esse embate é bem interessante, afinal nem todo mundo tem as mesmas idéias.

É obvio que existem idéias , idéias E IDÉIAS... de qualquer forma eu não iria levar isso adiante, como mesmo falei achei divertido.

Quanto ao Goebbels e hitler e anti semitismo e we are the world.... você realmente não tem mesmo o que comentar, melhor calar - até pq todo mundo já leu o que tinha que ler.

Ainda acho que esperança nunca é de menos, e sim, tudo tem dois lados, bom ou ruim, vc que escolhe como lidar com as coisas ... quanto a Deus, que vc tb envolveu ...não acredito nele na forma como a maioria acredita, mas respeito e não ironizo uma idéia que a maioria das pessoas respeita, no minímo.

Respeito sim, tudo e todos, não estou aqui pra fazer cabeça de ninguem (embora realmente não consiga entender certas cabeças, mas assim, há gente pra tudo nessa vida), nem quero, mas tem horas que tem que se falar realmente, não dá pra ver as coisas assim passivamente.

Encerro esse capítulo desejando realmente que vc perceba as coisas de uma maneira bem melhor. Não espere mais respostas.

Lehitraot Shalom!!! ;)

19:13  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

GANDHI ... grande GANDHI!


Novamente me lembrou Gandhi, que notoriamente (também) dizia:

"NÃO HÁ NENHUM DEFEITO NAQUELE QUE PROCURA A VERDADE BASEADO EM SUAS PRÓPRIAS LUZES; É MESMO UM DEVER DE CADA UM DE NÓS!"


Parabéns aos que efetivamente procuram suas verdades, reais ou imaginárias, lúcidas ou loucas, verdadeiras ou pessimistas, mas parabéns para os que acreditam e lutam por elas ... parabéns a todos, a todos nós!



Abraços,
Angolla

(Aqui encerro e o que mais me chamou atenção desta vez, sem dúvida alguma, foi ação do fator IDADE ESPIRITUAL!)

Próximo tópico ... here we go!

20:25  

Postar um comentário

<< Home