CENTRÍFUGA

9.5.07

TRABALHO PESADO

Há muita coisa errada no mercado de trabalho brasileiro, que obviamente também acontece em países que não tratam como deveriam as relações de trabalho. Mas, em se tratando de Brasil: lindo, trigueiro e de encantos mil, onde já existe uma carga tributária opressora, somam-se as mazelas de um corpo legal trabalhista que espanta os empregadores, assim como a justa remuneração a qual faria jus o empregado.

Algumas empresas flertam com o perigo da irregularidade e o risco de pesadas multas, ao tomar medidas que burlam os entraves trabalhistas e desoneram suas folhas de pagamento. A não assinatura da Carteira de Trabalho é uma prática até comum hoje em dia. O risco até compensa, caso o empregado nunca chegue a ajuizar uma reclamação trabalhista. Mas, ocorrendo isto, é quase certo que a empresa amargará uma derrota acompanhada de uma forte dor nos bolsos. Não há que se defender as irregularidades cometidas pelos empregadores. Mas acredito que nossa economia poderia crescer a passos mais largos com uma flexibilização maior do custo trabalhista para o empregador. Haveria menos medo de empregar. Haveria menos medo de pagar salários mais condizentes com as reais necessidades humanas.

Outra prática que está se tornando bastante comum no mercado hoje é a contratação de mão de obra mais barata. O normal é pegar alguns estagiários e colocá-los para ralar como profissionais em troca de uma remuneração pífia, se comparada ao salário de um profissional da área. O cúmulo da distorção ética e moral chega a ser anunciado em sites e classificados Brasil a fora: "Procura-se estagiário na área X, com experiência...". Ora, se um dos requisitos é a experiência na área, então não há que se falar em oportunidade de estágio, mas sim de emprego. Se o universitário já possui experiência, está qualificado para exercer determinada função, e é efetivamente colocado para exercê-la, por que não reconhecê-lo como empregado de fato e de direito, com vencimentos compatíveis com a função que ocupa? E nem cola a desculpa da carga horária menor, pois é comum hoje em dia estagiário com carga horária de mais de 6 horas diárias.

O que se precisa buscar, creio eu, é um meio termo entre a justa remuneração, a qualidade de vida e a desoneração das empresas (menos impostos e obrigações trabalhistas). Quem sabe o resultado seria menos casos de sonegação fiscal e um aumento nos salários e na oferta de vagas de emprego?

Sergio Dourado

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Passeando de um blog a outro cheguei aqui. Gostei do que li e da participação das pessoas.
Sobre o tema abordado, eu sempre tive a impressão de que a justiça do trabalho é muito parcial em favor do trabalhador e acho que uma mudança e modernização da CLT esta mais do que na hora; mas tem que ser feito com muito cuidado e com a vigilancia da sociedade.
até mais. voltarei sempre
HERACLIO VERAS

23:12  
Anonymous Anônimo disse...

Um bom texto, conciso e que traz fatos bem realistas. Porém levando-me a pensar qual busca para alterar esse quadro - frente os acontecimentos, o Governo, velhas e novas medidas de nosso País, a globalizaçao, a justiça do trabalho - pareço nao ter um certo entusiasmo. Diferente de otimismo.

Falando de imposto. Quantas pessoas sonegam?? milhares. Jurídicas como físicas.Pagamos "n" coisas mas apenas alguns quesitos sao considerados, ou seja, isso leva os próprios cidadãos a gerarem declaraçoes "nulas", como se ele nao existisse.
Reajustes de Salários. Hoje saiu nota de um aumento absurdo de porcentagem sobre o salário de deputados, ministros, etc, de até mais de 25%. Apenas eles com tamanha % (...).
E quantas CLTs/ empregadores que registram seus empregados formados em engenharia como analistas para nao pagarem o piso de um engenheiro? Direito do trabalho acredito ser um dos mais complicados, difíceis.
Entre tantos fatos e relatos - realidade por vezes fria - fica difícil, nao impossivel, em crer que sejam eles questionados dentro dos bastidores do Congresso. Restando-me a mesma pergunta / reflexão do último parágrafo: - Será ? Com otimismo. O entusiasmo apenas ferve brando.
Um cheiro.
Galega

08:33  
Anonymous Anônimo disse...

queria muito acreditar que seja possivel haver umas mudanças assim a curto prazo. mas sendo realista não imagino existir vontade nessa corja politica que elegemos mais uma vez para movimentar mudanças que solucionem esses problemas.
mas vamos continuando a falar sobre o assunto e cutucar os engrvatados de brasilia. o que não pode é ter o costume de deixar passar quando o assunto é espinhento de mais como fazem alguns menos concientes.
mais tarde mando um email com sugestões a alguns inanimados que ganharam meu voto ano passado.

17:20  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

Não sei o q há com esse país. Depois de muito matutar, cheguei a conclusão de que há um problema oculto que contamina todas as áreas da sociedade: economia, educação, família, religião...

E o pior é q não consigo sequer sentir o cheiro do cancêr principal - o problema original que causou tudo isso. Começo a pensar e chego em nepotismo, jeitinho brasileiro, hipocrisia politica, preconceitos, violências...mas ainda creio q tudo isso são sintomas.

Quem sabe um ranço colonialista não seja a resposta q busco, ou a generalizada preguiça em se fazer tudo no país, ou a falta de educação pras massas, ou a queda dos valores religiosos...quem sabe?!

Quem tiver uma resposta convincente...aceito sugestões.

01:15  
Anonymous Anônimo disse...

TEM MAIS EH QUE BOTA O POVO PRA TRABALHAR. FICA UM BANDO DE VAGABUNDO PEDINDO TROCO NA RUA AO INVEIS DE SUAR A CAMISA NUM TRABALHO. OU ENTAO FICA AI ASSALTANDO E OBRIGANDO A GENTE A NAO IR ONDE QUERIAMOS. ABSURDO. POLICIA NAO PRENDE E AINDA PROIBIRAM PORTE DE ARMA.

10:09  
Blogger Unknown disse...

SO PARA FICAR CLARO QUE JAMAIS FALEI EM TUBARÃO COMO NO OUTRO COMENTÁRIO E NÃO OFENDI O TAL DO ANGOLLANO.

MEU NEGOCIO É COM A RÃ E COM O MENINO METIDO A INTELIGENTE DE NOME FEIO.
O CLAYTON, MEU DEUS!

ALIEN O ULTIMO E ÚNICO , INCLUSIVE QUE COLOCOU O POST DE CIMA É ALGUEM SEM CRIATIVIDADE, ESTA USANDO MEU NOME APRA SACANEAR.

TENHO EMAIL PARA QUE FIQUE BEM CLARO, QUANDO O FALSO ALIEN OFENDEU O ANGOLLANO NÃO FUI EU QUEM FEZ TAIS CONSIDERAÇÕES.

REPETINDO O ALIEN DE CIMA É FALSO, SEM CRIATIVIDADE E DEVE PERTENCER A ESCÓRIA QUE ACHA QUE SABE TUDO E PODE MANIPULAR E ME SACANEAR. EU SOU MAIS EU.

ALIEN O ULTIMO PASSAGEIRO E VERDADEIRO.

14:17  
Anonymous Anônimo disse...

Agora sim... estava mesmo estranhando... quer dizer que tem um Alien falso detonando barbaridades em posts aqui neste blog.
Mas, peraí... tem algum desses dois acima que não despeje um monte de abobrinhas, coisas sem sentido e ofensas?
Ah... é... realmente não. Ambos são desocupados e infantis. Sugiro aos donos do blog que deletem os coments desses senhores.

15:35  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Tah louco? Deixa ele desabafar aqui no blog! Não queremos mais um psicopata solto por aí. Veja o que aconteceu nos EUA com o coreano...

VIVA O ALIEN E SUAS ABOBRINHAS!

23:52  

Postar um comentário

<< Home