CENTRÍFUGA

5.4.07

SOCORRAM A POLÍCIA!

Hoje foi o dia de acordar para ler uma notícia das mais absurdas estampada na manchete de um dos jornais de maior circulação de Pernambuco: POLÍCIA ASSALTADA EM BOA VIAGEM. Cheguei a ler a manchete mais uma vez para registrar de fato o que a mensagem impressa me dizia tão claramente: a esperança em dias mais seguros morreu aqui também. Não que ataques a policiais e roubos em delegacias não sejam quase assunto banal em nosso país, mas um posto policial, que deveria significar segurança para uma área da cidade, ser vitima de assalto, significa que nem mesmo uma política do governo para aumentar a quantidade de postos policiais e do destacamento na rua será uma solução. Pior ainda é perceber a falta de habilidade estratégica daqueles que comandam a segurança civil. Se nem um posto policial conseguem proteger a contento, imagine o cidadão comum e seus refúgios.

O que se tem visto há muito tempo, não apenas em Pernambuco, mas na maioria dos Estados brasileiros, é uma atitude burlesca e simplista por parte dos governos de atacar basicamente os sintomas da doença da violência, esquecendo que mais efetivo seria privilegiar ações no sentido de oferecer mais acesso à educação para nossos jovens, assim como uma melhoria no sistema de ensino que lhes é oferecido. De que adianta gastar cifras gigantescas transformando cidades inteiras em palcos do "Grande Irmão", com câmeras em cada esquina? Sem haver um combate eficaz às causas da violência, tal sistema de monitoramento apenas irá fazer jus ao preço que custou aos contribuintes, pois será algo realmente necessário. O que hoje poderia ser evitado, amanhã será a única opção, em meio a guerra. Por pura falta de bom senso daqueles que elegemos ao identificar prioridades.

Pessoas, não sei se já perceberam, mas, tal qual o pobre PM que fora assaltado em Boa Viagem, estamos todos de cueca, humilhados, sem saber para onde ir e o que fazer.

Sergio Dourado

15 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O Brasil nao tem jeito. Estamos entregues a um caos social que dificilmente será extinto, se continuarem essas acoes imbecis dos governantes.

12:34  
Blogger Unknown disse...

Realmente, isso chega a ser irônico. Vc n se sente seguro pq nem os orgãos compententes conseguem lhe passar segurança. É o cumúlo!

13:16  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

PARADA, HEIN?


Tá todo mundo largado e seja o que Deus quiser ... Sair na rua hoje é um verdadeiro desafio à sobrevivência!

Eu tenho amigos na PM, no GOE e até na Federal, e eles contam coisas que não dá pra acreditar ...

Vocês sabiam que um PM (o do matéria, o que ficou de cuecas), quando ele recebe a arma para assumir o posto, ele conta apenas com 5 (CINCO) balas?

Isso aí ... cinco balas é toda munição de um soldado em ação, então se houver um tiroteio e se ele tiver que agir (mandar ficha de volta), é bom se ligar e contar direitinho os disparos ... depois do quinto, ele fica só na vontade e no "clic-clic-clic" ...

"Quer mais balas? Compre com o seu dinheiro!"

... isso existe, minha gente?
Diga aí?

Todos eles recebem os coletes à prova de bala, mas nenhum com as placas internas de proteção ... é rapaz, tem essa também! Se o PM quiser adquirir e usar essas placas (proteção básica de qualquer soldado), então que ele compre também com o seu próprio dinheiro ...


GOVERNADOR, GOVERNADOR?!
QUE PÔRRA É ESSA, MEU IRMÃO??

(sem nem falar dos salários)



Klever,

Você que agora está mais perto dos caras, será que eles têm a real noção do que se passa nas ruas? Será mesmo, velho? E por que não fazem nada, agora até a PM é assaltada e desmoralizada!!!

Pense na esculhambação, um PM de cuecas na rua, dizendo ... "FUI ASSALTADO!"



É como dizem : SE CERCAR VIRA HOSPÍCIO, SE COBRIR VIRA CIRCO!



Abraços e boa Páscoa a todos,
Angolla


Há quem já esteja trocando o tradicional bacalhau, pelo tubarão regional ... dizem que a carne é meia dura, mas que é boa ;)

08:56  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Pois é Angolla!
Absurdo né.

O que eu sei é que pela PRIMEIRA VEZ, um estado da oportunidade de representantes governamentais e não governamentais, traçarem planos efetivos contra a situação que aí está. Nunca aconteceu isto num estado brasileiro,povo e governo juntos decidindo em Camaras temáticas para formar o PActo pela Vida. Esta informação etá em todos os jornais do estado, saiu no mês de março, antes que digam que isto é um factóide.

Já é uma tentativa e acho ótimo que representantes da sociedade civil participem.

Vamos torcer que tudo de certo e que situações cosntrangedoras, violentas diminuam, porque todos queremos poder sair com roupas e voltar para casa de roupa, seja de carro ou de ônibus ou a pé. ]

Agora sugestões, críticas, você tem o site da Secretaria de Defesa Social ou o portal da transparência, espaço apra críticas, sugestões e comentários.é um espaço aberto para todos. Mas não esqueçamos que situações como que aconteceu nesta semana, ocorrem por culpa de uma bola de neve, má administração herdada, caos na educação, falta de emprego, políticas púbicas efetivas e tantas outras.

grande abraço
Klever

13:50  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

De fato estamos todos cambaleando num efeito dominó que parece não ter fim. Ao invés dos bandidos se resignarem às nossas reações, somos nós que aprendemos com as ações deles. Mudamos nossos caminhos para ruas menos perigosas, voltamos pra casa mais cedo pra evitar problemas, deixamos o celular em casa pra "brincar" carnaval, e assim o cidadão fica casa vez mais limitado e sufocado.

Não acho racional culpar o governador do Estado. O resultado da inação dos nosso representantes é antiga e sistematizada, mas, ao assumir o Estado, ele é sim responsável pelos seus cidadãos. Portanto argumentar apenas com o fato do caos atual ser um fator herdado de adminstrações passadas chega a ser clichê quando esta justificativa se aplica apenas aos pontos positivos, enquanto os bons resultados são de mérito de Campos.

Mas enfim, daqui a um mês ninguém mais lebrará deste lamentável ocorrido e passará de conversa de bar à papo ultrapassado. As pessoas - pelo menos as que fazem parte do meu mundo - têm a péssima mania de se isentarem dos desequilíbrios que assolam nossa sociedade. Se distanciam dos problemas sociais,dos ambientais, dos políticos. Conheço poucos que realmente fazem alguma coisa pra mudar algo. Lamentávelmente.

Clayton Rodrigues

13:43  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

É verdade!
daqui um mês poucos lembrarão, como poucos lembrar da menina de 7 anos que foi estuprada e assassinada no ano passado, ou das pessoas que vivem na miséria, nas pontes ou na rua mesmo,ou do Caso João Hélio, ou de tantas outras coisas. .

Talvez ainda alguns esqueçam em quem tenham votado na última eleição. E o pior falam, tem discursos lindos e não mandam nenhum email para ao deputado que votaram. Graças a Deus, sei em quem votei, tenho o email de contato,(basta ver o site da assembleia o congresso), e ainda posso acompanhar pela Tv Senado ou Camara ou de qualquer outra forma.Como dizem, to ligado!

O comentário acima de Clayton Rodrigues, ao chamar de clichê, quando falei de herança de governo é ESQUECEr ainda que abordei outros pontos: como a má aplicação de recursos, corrupção, educação sem qualidade, exclusão. Mas entendo o que o participante acima quer com seu comentário. Mas vamos lá: Vou além, já que começou aqui. 1)A herança que citei, nada tem a ver com um governo anterior, mas a história ao longo dos anos, trinta, quarenta. Se ler Gilberto Dimenstein vai entender o que digo. Mencionei que uma coisa está ligada a outra, é sim uma bola de neve.

2)E é claro que o Governante é o responsável pelo que acontece.E foi neste sentido que respondi ao comentário do SEMPRE PRESENTE Angolla. O governo que começou há TRÊS meses, está com uma iniciativa e um começo de trabalho, O "Pacto pela Vida" que já mencionei antes.Não é defesa mas é acreditar que há alguma saída para amenizar os números violentos que aí estão. Todos nós sabemos que violência, mortes por armas de fogo, assaltos, guerras, sempre existiram e Infelizmente sempre vão existir. O que pode ser feito é diminuir, amenizar, é o que acho. Não tenho a resposta, mas AQUELES que tiverem a receita procurem os responsáveis e ajudem a combater o mal que aí está.

Agora, ficar no discurso de cunho pessoal é ficar cego às palavras e colocações que querem apenas contribuir para uma discussão sadia.

Em fevereiro de 2006, tive a idéia de fazer um blog, criei o nome Centrifuga e convidei um colega de turma para que pudessemos escrever juntos.Sobre o que? sobre tudo que fosse possível, livre, mas sempre de forma respeitosa, com o objetivo de discutir. Mas como se diz, aqui tudo é muito subjetivo. O que vale mesmo é saber de que lado estou e quem eu queiro que esteja ao meu lado.Violência não é apenas física. Ainda bem, que aprendi a reconhecer nas letras o que elas querem bem dizer.

klever

14:57  
Anonymous Anônimo disse...

Hei Klever,


Eu não engulo mais esses papos de "vamos torcer, que tudo dê certo..."

Não meu irmão, isso aí ninguém aguenta mais ... o POVO quer AÇÃO e resultado; tudo tem limite e acho que o Brasil está chegando no seu limite ... atrasado, sacou?

Fizemos bem antes, então por que não de novo? Isso também não entendo ... um povo
cresce, LUTA, VENCE, evolui e parece que depois desaprende, esquece!


... e me desculpe, mas não sou homem de deixar "críticas, sugestões e comentários" para Secretarias, Defesas disso, daquilo, etc! Não velho ... eu não!


Abraços,
Angolla


Obs,

A bola de neve que você falou, olhe bem para trás e perceba o verde e amarelo descendo com cheiro de uniforme!

15:34  
Blogger Diego Arcoverde disse...

Política é sempre um assunto que gera discussões acaloradas e em geral eu procuro me abster de tais assuntos por achar que nunca se consegue chegar a um concenso. Mas vamos lá.
O atual governo está sim com uma batata na mão, na forma de problemas herdados do governo anterior. A violência. É a penas um dos muitos. Mas isso é algo inevitável, pois governadores vão sempre ter problemas e estes vão sempre passar para a administração seguinte. Só para lembrar, não foram poucos os que Jarbas Vasconcelos enfrentou quando sucedeu o próprio avô do atual governaor em 1999. A questão é traçar um plano para contornar esse tipo de siutuação ao invés de jogar toda a culpa no governante precedente. Afinal, um plano de governo é sempre o mais prezado para uma boa campanha.
Ah, e tem uma coisa que me deixou encucado. O amigo Klever Schneider disse que "ficar no discurso de cunho pessoal é ficar cego às palavras e colocações que querem apenas contribuir para uma discussão sadia". Na minha opinião, uma discussão sadia (a função social desse blog, ao meu ver) é feita exatamente de discursos de cunho pessoal, o que é bem diferente de discurso propagandista em matéria política. Portanto, eu acho que entendi o que Clayton e Angolla pretenderam com o seus comentários: colocar em pauta as próprias opiniões, sejam elas a favor ou contra o atual governo pernambucano. Isso sim é uma discussão saudável, o que torço para continuar acontecendo aqui.

20:39  
Anonymous Anônimo disse...

Atualmente na política, a dignidade ainda é possível?
Como estamos desiludidos, diríamos que não. Mas tal sentimento de desilusão do país tem conseqüência na ilusão anterior. E deriva da necessidade compulsória que nos obrigou a fazer parte da nação petista. Essa necessidade não diminui seu poder com a desilusão: os desiludidos se reagrupam concluindo juntos não haver mais dignidade.
Essa conclusão, entretanto, deriva de erro, pois a dignidade sempre existiu de forma singular. Em determinado grupo, toda e qualquer dignidade se dilui. A desilusão de um grupo é tão ou mais ameaçadora do que a ilusão. É a antevéspera de uma próxima ilusão, que irá substituir um messias operário por um outro ainda mais incapaz...

11:18  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Ao amigo Diego Arcoverde!

Concordo que todas as opiniões são pessoais. E concordo que todas as consequências que aí estão, são frutos de administrações ruins. Foi o que coloquei ou escrevi. Mas como vc mesmo disse opiniões são colocadas e cada um tem a sua. E na resposta que escrevi coloquei justamente isso, a culpa não é de um, mas de uma série de fatores.

Mas como sabemos que Infelizmente as coisas são mais difíceis que imaginamos e queremos poder sair tranquilos e voltar para casa mais feliz, temos que acreditar sim em alguma coisa.

É o que EU espero e torço. Que aqui não vire São Paulo ou Rio de Janeiro e que lá também tenham sorte. Afinal, Pernambuco escolheu um representante e é dele que temos que cobrar.

Voltando ao blog, melhor de tudo é que estamos aqui nos posicionando e para mim, isto é mais importante, independente de qualquer posição. Democracia!
continuemos

Klever

13:07  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

15:09  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Klever,

O que eu queria com meu post anterior (que você julgou saber) era expor minha opinião sobre o texto de Sérgio Dourado e provocar mais a discussão. O tom hostil de suas palavras direcionadas, a meu ver, a mim, chegam perto da pretensão. SIM! Pretensão de supor que eu escreveria no Centrífuga – blog que objetiva a discussão e troca de idéias pessoais – apenas para fazer uma crítica direta a você. Que eu acho seus textos tendenciosos, já falei pessoalmente. Não preciso usar subterfúgios infantis pra expor minha opinião.

A ausência de subjetividade é impossível em qualquer texto argumentativo, obviamente. Moro num bairro violento e tenho total liberdade – assim como qualquer outra pessoa – para dividir minha opinião aqui com as pessoas que se interessam por uma boa e clara discussão.

As pessoas se indignam com o fato de um policial ter sido assaltado, mas quantos policiais são mortos em suas próprias casas? E a quantidade de policial corrupto no País?

Um garoto teve a cabeça arrancada pelo asfalto ao ser arrastado por um caro no Rio e isso causou comoção nacional. Mas quantas crianças são escravizadas em trabalhos sub-humanos? Brutalidade é privar milhares de crianças de educação, saúde e uma alimentação decente.

Enfim, o que pretendo com minhas palavras é não contribuir para que esse blog seja mais um instrumento submetido à “agenda-setting”, ou seja, que os temas abordados aqui não obedeçam às regras tendenciosas e alienantes do Quarto Poder.

Aprecio textos claros, com português impecável e vírgulas bem distribuídas. Acredito que também aprendi a “reconhecer nas letras (ou na ausência delas) o que elas querem bem dizer.” Mas respeito e violência vão muito além das palavras. Sinto muito por você ter me interpretado mal e, pior, usado o blog pra expressar sua opinião particular sobre minhas supostas motivações.

A todos desejo uma boa e sadia discussão.

Abraço a todos.
Clayton Rodrigues

15:11  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Deixando as bobagens de lado, me ocorreu que muito foi discutido no post desta semana sobre os distúrbios sociais e suas relações com o Governo. Mas o que nós, cidadãos, podemos fazer efetivamente para dar um passo a frente nessa questão? Votar não é e nunca pretendeu ser suficiente.

Fico frustrado com a pouca eficiência das "nossas" tentativas. Passeatas, greves, e a indignação declarada parecem fazer mais barulho que conseguir resultados de fato.

Queremos que nosso governantes "ajeitem essa bagunça", mas de que forma esperamos que isso ocorra? O elegemos para que possam nos representar como cidadãos, e não para que resolvam nosso problemas com uma série de ações autônomas.

Eu quero ver o que, DE FATO, está acontecendo na minha cidade; quero saber o que pode ser feito e como posso contribuir pra resolver. Sem isenção. Sem utopia. Sem comodismo.

Clayton Rodrigues

17:46  
Anonymous Anônimo disse...

esse blog aqui, apesar de sua dupla personalidade, tem muito gás para discussões. so queria era saber qual o parametro que um dos blogueiros autores escolhe para rebater coments. as vezes pega super leve, aponta opiniões e fica numa boa. outras vezes escreve com um peso imenso nos dedos, quase como se estivesse com raiva ou querendo dar alguma significancia que extrapola suas palavras (talvez picardia interna). mas o que mais me compele a sempre dar uma olhada aqui são os debatedores leitores que nunca deixam de dar respostas excelentes.
quanto a violencia desenfreada que nos assola a todos, acho que nem mesmo as forças armadas dariam jeito. confesso ainda que ter milicos de armas em punho no meio da rua me tras pessimas lembranças. talvez, para inicio de conversa, pudessemos pressionar o nosso congresso nao para fazer uma reforma no código penal brasileiro. mas para fazer um novo codigo penal inteiramente novo, com amplos debates na sociedade sobre as necessárias inovações e adaptações.

10:43  
Anonymous Anônimo disse...

- NOTÍCIA NA PÁGINA DO UOL -
(hoje, terça feira, 10 de abril)


LULA ADMITE PÔR FORÇAS ARMADAS NAS RUAS DO RIO

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu ontem, em São Paulo, atender ao pedido do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, que anunciou que pedirá amanhã ao presidente que as Forças Armadas atuem no policiamento das ruas da capital fluminense. O anúncio de Cabral foi feito após o velório do soldado da PM Guaracy Oliveira da Costa, de 28 anos, que trabalhava na segurança da família do governador e foi baleado na manhã de domingo, em um assalto. Ele morreu ontem no Hospital Salgado Filho.

"Se o Cabral pedir, com o maior carinho vamos trabalhar para atendê-lo", disse Lula. "Tudo o que a gente puder fazer para ajudar os Estados nós vamos fazer. Acho que chegamos num momento em que ninguém deve procurar saber de quem é a culpa. Ou seja, essa criança é de todos nós. Há uma violência e nós temos que cuidar dela."

Mais cedo, em Brasília, o ministro da Justiça, Tarso Genro, havia adiantado que era contra colocar o Exército para patrulhar ruas. "As Forças Armadas são treinadas para outra missão."

"A PM está sobrecarregada e com o contingente aquém do necessário. As pessoas estão em pânico, aterrorizadas. Não vou ficar quatro anos indo a velórios de PMs ou cidadãos vítimas da violência" , disse o governador do Rio, ao sair da capela onde o soldado era velado.


... continua


PARABÉNS AO GOVERNADOR DO RIO, O SÉRGIO CABRAL FILHO !!!

... seria muito bom que Eduardo Campos agisse com a mesma COERÊNCIA e COMPROMETIMENTO com o povo de Pernambuco!!!

Só o IMBECIL e INCOMPETENTE ministro da Justiça, Tarso Genro, que vive completamente por fora da realidade do nosso país, alheio ao que acontece nas ruas ... ministro de merda, um fantoche!

E Guto, concordo 100% com você ... nós precisamos também de uma REFORMA URGENTE NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO!

Abraços,
Angolla

22:25  

Postar um comentário

<< Home