CENTRÍFUGA

25.9.06

INHA*

Gostaria de entender por que as pessoas fazem o que fazem, certas vezes. O que leva alguém a cometer um ato de covardia? O que impulsiona um indivíduo a inventar uma fofoca e espalhá-la? Qual o objetivo de certas pessoas ao agirem de forma tão mesquinha e tão pequena? Talvez por insegurança, frustração, fraqueza. Mas essas são explicações muito fáceis. Não creio que tais problemas sejam tão simples de serem definidos.

Um dos fenômenos perniciosos que identifico bastante no dia-a-dia é o que chamo de “projeção”. Sabe aquele sujeito que projeta seus defeitos mais cabeludos em outra pessoa e faz questão de ventilar a estória entre os conhecidos? Esses são dos piores. O doente se satisfaz ao ver um inocente sendo responsabilizado por ações que simplesmente não fez. Talvez, em seus pensamentos, esteja exorcizando a culpa que lhe tira o sono, através do afastamento de si daquele assunto desagradável. Talvez ajude a condicionar sua própria mente a acreditar que não tem nada a ver com aquilo. Talvez vá pra casa e fique rindo de sua “brincadeira” e, quem sabe até chegue a confessar a algum outro retardado emocional suas façanhas para contar vantagem. Difícil chegar a uma conclusão.

Uma outra qualidade de gente “Inha”* é o frustrado. Sabe-se lá o motivo, mas o sujeito (ou sujeita) é frustrado. Seja porque é gordo ou magro demais, tenha pinto pequeno, halitose, QI abaixo da média, pouca grana ou é um virgem de 40 anos. Não importa muito o motivo, o que importa é o fato de que é difícil conviver com pessoas assim. Seus defeitos, embora de certa forma comuns numa sociedade de tão altos padrões (quase inatingíveis), lhes são simplesmente insuportáveis de encarar. Seus cotovelos, caso o ditado popular fosse uma verdade literal, seriam chagas abertas e gangrenadas. Não suportam testemunhar a felicidade alheia e muito menos o sucesso daqueles que o cercam: agem contra, sem remorso algum. A carga negativa de tais pessoas faria árvores amazônicas centenárias murcharem em questão de dias, apenas com um único olhar de desdém. Eu corro longe.

Ainda há de se apontar a existência do típico retardado emocional. Alguns inofensivos, outros nem tanto, esses seres possuem muitas questões a serem tratadas em sessões de psicoterapia, mas sequer consideram a possibilidade de fazê-lo. Colecionam traumas de infância, dúvidas acerca de sua sexualidade, péssimas experiências amorosas, entre outras situações desagradáveis que a vida coloca no caminho das pessoas. Porém, a inabilidade em lidar com tais assuntos, freqüentemente extrapola sua esfera individual e atinge quem estiver do lado. É possível escapar desse tipo de “Inha” com certa facilidade. Basta conseguir identificar e manter uma distância razoável e diplomática. Difícil é quando se está emocionalmente envolvido, seja por laço de amizade ou amoroso. Nesses casos esse tipo de retardamento emocional pode ser contagioso, dependendo do grau de envolvimento. O tratamento é sempre o imediato afastamento, por mais doloroso que seja.

Por último, jogo na berlinda o famoso e multifacetado Anônimo. Geralmente o agente disseminador das fofocas e imbuído de uma infinita covardia. Não dá a cara à tapa nem para defender as idéias que realmente acredita. Raramente identificável, principalmente nessa época em que a Internet é uma ferramenta dominada por tantos. Essa “Inha” anda se proliferando velozmente de alguns anos para cá. E o que se pode fazer é apenas adotar medidas preventivas de profilaxia: procure conhecer bem as pessoas com quem convive, jogue limpo consigo e com os outros, mantendo sua consciência sempre limpa, e, por fim, se dê sempre valor. Afinal, podemos ser todos diferentes, mas em nossas individualidades somos todos especiais. Apenas o Anônimo não cabe nessa equação, pois, na verdade, ele é um nada.

Há muitos outros tipos de “Inhas”. Destaquei apenas alguns, pois tenho certeza de que haverá uma fartura de outros exemplos exposta nos comments. Acredito ter a sorte de atualmente estar convivendo afastado de “Inhas” e espero que, de alguma forma, esse texto meio improvisado seja de alguma valia para uma proteção ainda maior contra esse tipo baixo de "fenômeno social".


* gentINHA.

Sergio Dourado







21 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O problema é ter que conviver com pessoas assim todos os dias ... COMPLICADO!

01:32  
Anonymous Anônimo disse...

Inhas sempre existiram e sempre vão existir
mas com um pouco de malícia e desdobramento dá p escapar
e se formos alvos, como sempre somos...
é só rir
e deixar fluir, bater de frente nem sempre é o melhor
as vezes recuar deixa as "inhasa" mais irritadas ainda
mas claro q as vezes cutucar um pouquinho não faz mal
hauhauhauhau

01:41  
Anonymous Anônimo disse...

o pior é saber que sempre vamos encontrar pessoas do tipo.... Déa tá indo semana q vem...

09:33  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... pode crer, Sérgio!

Essa escória humana nem merece comentários a respeito!

Às vezes parecem ter uma certa força (maligna claro), mas como todo mundo sabe, o mal se destrói por si mesmo e em curto tempo ...

Há que prestar muita atenção nesses espíritos presentes e que vagam soltos entre nós!

DISTÂNCIA ... é o que eu peço a Deus!

... e falando em Deus, graças a Ele começa uma nova semana :)


SAÚDE GALERA!

Abraços,
Angolla

11:54  
Anonymous Anônimo disse...

Acho que os costumeiros debatedores ficaram acanhados com esse tema. Será que o texto foi tão contundente que teve neguinho vestindo carapuça?
Ô Sergio, acho que vale incluir nessa denominação INHA (muito hilária por sinal) aquele tipo de gente que faz as merdas e bota a culpa no outro. Aqueles que não assumem erros nunca. E também aqueles que se disfarçam de amigos apenas com segundas intenções.
Odeio falsidade. Infelizmente cada vez é mais dificil se vacinar contra esse tipo de peçonha.

21:52  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... viagem minha?


Acho que rolou demasiada preocupação com um lance que sempre existiu e existirá!

Gente escrota tem em todo canto; se procurar bem, termina achando até dentro da própria família!

(quem não tem uma ovelha negra com o mesmo sange?)

Repito, não perco meu tempo questionando ou avaliando esses espíritos medíocres ...

Eles que procurem e achem a deles bem longe de mim e também se tentarem vir pro meu lado, vão se dar mal ... não me assusto com esse tipo de gente, mas também não dou mole ... só peço (e quero) distância!

... enquanto isso toco minha vida!


E aí? Quando vai rolar novo tema na parada?


Abraços!
Angolla

09:20  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... corrigindo,

"ovelha negra com o mesmo sangue"


................. // .............

09:41  
Anonymous Anônimo disse...

O ser humano é cheio de falhas e essas falhas citadas sao cada vez mais comuns entre as pessoas. Eu quero crer que nao convivo diretamente na minha intimidade com gente assim, porém isso é improvavel. Um dia, cedo ou tarde, as pessoas deixam cair a mascara e mostram a verdadeira face.

Leonídio

15:23  
Anonymous Anônimo disse...

Muito bom seu texto, como sempre!!! Bom mesmo seria se ele ñ passasse d uma simples ficção... porém, infelizmente sabemos muuuuuuuuuuuuuuito bem q trata-se da mais pura realidade, e uma realidade muito mais perto d nós do q nós mesmos possamos imaginar (aliás, imaginamos bem né?). Enfim, poderemos e seremos bem mais felizes se convivermos o mais distante possível das "inhas" da vida, e nos achegarmos cada vez mais a pessoas do bem, q felizmente ainda existem! e espero d coração, embora seja uma pessoa um pouco difícil d lidar (questão d compreender), ñ estar incluído nesse grupo d "inhas", claro q ñ estou!!! um forte abraço e nunca esqueça: amizade acima d tudo!!! e fodam-se as "inhas" dessa vida... alia, fodam-se ñ, e sim tomem juízo e vorem gente de verdade (sem o diminuitivo).

15:25  
Anonymous Anônimo disse...

Nada a comentar, por mais q qualquer um tente escapar desse tipo de comportamento, não consegue... é natural do ser humano o instinto de superação diante o outro, na verdade quem nunca se gabou por ter furado uma fila... ou ter sido ovacionado por algo q não foi de sua autoria... podem responder... do mais simples ao mais ridiculo, todos somos criticos de um auto retrato...
Flw...

02:55  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... para NETO FONSECA!


Parabéns ... gostei da sua visão lúcida e sincera :)


Nego fala (vai pra lá e pra cá), no entanto parece que o difícil é ACEITAR os fatos!


Obs,
tem uma comunidade no Orkut muuuuito escrota (inclusive tou nela), que diz "Quero morar no Orkut" pois lá todos são corretos, bonitos, todo mundo é do bem, todo mundo feliz com a vida, etc, etc ...

Diga aí?
Ehehe


Valeu Neto :)
Abraço!


Angolla

09:12  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Tudo na vida é relativo, nunca sabemos direito pq as vezes não curtimos tal pessoa ou ambiente.

Uma coisa é certa, sempre tive um bom pressentimento em relação as pessoas, sempre fui um bom julgador de caratér e realmente onde não dá pra mim estou fora mesmo, até pq as vezes as pessoas mudam e muito.

Sempre tive sorte, mais escapei dos "vampiros" do que convivi com eles. Melhor ter poucas e boas amizades do que ter excesso de duvidosas.

;)

10:16  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

VALEU!


... obrigado Gerald :)

11:40  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei do texto. Agora muitas pessoas que podem ser sacanas comigo podem ser extremamente legais para outras pessoas, ou seja, não é porque eu considero alguém um porre que essa pessoa seja realmente um pé no saco. Acho muito difícil viver só, sem amigos, sem ninguém, é muito importante aprender a conviver com as pessoas. Na minha opinião, muitas "inhas" são na verdade pessoas que não conseguiram passar totalmente do estágio da infância, não conseguiram amadurecer, ainda estão presas à tirania dos seus desejos e acham que tem o rei na barriga (criança é isso, é egoísmo puro, é querer papai, mamãe , a atenção dos outros, o universo só para si, é fofocar para ser o "leva e traz", estar sempre com um assunto para chamar a atenção das outras pessoas). As pessoas que mais tive dificuldades de me relacionar eu percebi uma coisa em comum: eram filhos únicos, ou a diferença de idade entre os irmãos era muito grande. Também não podemos dar as costas a essas pessoas, temos que ser sinceros e procurar ajudá-las a superar esse estágio. Quem somos nós pra julgar os outros? Como podemos ser capazes de definir se uma pessoa é legal ou é chata, é boa ou má? Tudo também passa pela educação, infelizmente não são todos pais que procuram educar seus filhos para uma vida em comunidade, não ensinam a importância de cumprir regras e aprender a respeitar e a dividir (o programa Supernany na TV é perfeito, mostra que o mundo humano começa com a interdição, com a aprendizagem que não podemos fazer tudo que queremos pois temos que viver respeitando as outras pessoas, ou seja, quem tem irmãos ganha muito com isso).Todos somos cheios de problemas e de defeitos, ou seja, agradeço sempre os meus irmãos e amigos que perdoam as minhas pisadas de bola e sempre contribuem para o meu amadurecimento me dizendo não só onde fui sacana e onde preciso melhorar como também me valorizando nos momentos em que acerto.

14:25  
Anonymous Anônimo disse...

Ainda continuo crendo que há gente ruim sim. Sem muito esse papo de "quem somos nós para julgar" ou "atire a primeira pedra, blá blá blá". O mundo é competitivo. Eu tb. As pessoas são por vezes egocêntricas, egoístas. Eu ja me coloquei em tais posições também.
Mas não acho correto a covardia e nao acredito que haja justificativa para anonimato, difamação e mau caratismo.
Mando pra PQP mesmo, saio de perto e que se dane, essas "inhas" dos infernos.

17:51  
Anonymous Anônimo disse...

... para ANGOLLA

Valeu...

Abraços

02:35  
Anonymous Anônimo disse...

O texto não é lá estas coisa, mas define bem o carater do autor. Concordo quando vc diz que gente que tem trauma de infancia e de sexualidade, pois vc deve saber muito bem como é isso, né?

20:30  
Anonymous Anônimo disse...

Essa INHA que escreveu anonimamente aí só pode ser o Herbert ou o tal do Fábio raivoso. Quem quiser ver uma inha dessas pessoalmente podem ir lá na Faculdade Maurício de Nassau no turno da noite. É muito interessante observar esses seres semi rastejantes. Mas cuidado com o veneno. Matar não mata, mas pode lhe deixar "seco".

01:56  
Anonymous Anônimo disse...

Para terem se incomodado a ponto de escrever isso é porque rola uma inveja ou paixão forte aí na equação. Hahahahahahaha
Demorou pra uma Inha vestir a carapuça e vir pagar mico aqui...
que divertido

01:59  
Anonymous Anônimo disse...

Que covardia e falta de escrupulos, alguém que entra aqui e assina com meu nome.
Todos sabem o que penso sobre Fábio, Hebert, e tantas outras coisINHAS daquela faculdade.
E acho que tenho cara suficiente pra assumir o que penso, ao contrário de quem comentou aqui em cima com meu nome hein?
Mais cara amigo(a)
Mais dignidade, mais atitude, fazendo isso vc só está se igualando à eles
aí sim é de ter pena
mude enquanto há tempo
beijos a todos

14:39  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoas, diante de uma coisINHA dessas, não se gasta nem uma linha.
O texto ja bastou. ;-)

23:02  

Postar um comentário

<< Home