CENTRÍFUGA

11.9.06

M.P.B. (Música Prapular Brasileira*)

Enquanto na semana passada os brasileiros de Nova York matavam a saudade da terrinha se submetendo ao mau gosto musical, na minha cidade (Recife) havia grande expectativa pelo show de Ivete Sangalo e Netinho na praia de Maracaípe, litoral sul de Pernambuco, que iria acontecer no sábado. Não precisa ser vidente para saber que foi um tumulto de gente no pequeno balneário.
A terra do Maracatu e do Frevo mais uma vez abriu as pernas para o reboliço baiano. E isso foi apenas uma brincadeira de preliminares... vem aí o "Recife Indoor" para arregaçar de vez nossas tradições. E tudo se justifica pelo imenso público local, doutrinado para o consumo desse tipo de produto.
Enquanto rolava o axé baiano do Babado Novo, o brega do Pará da Calypso, o pop aguado de Sandy & Júnior e o romantismo (ugh) do cantor Leonardo, eu imagino o que será que passou pela cabeça dos americanos em relação à música brasileira. Será que a imagem da bossa nova de Tom, Vinícius, Sergio Mendes e João Gilberto foi por água abaixo? Será que o Chico, Caetano, Betânia, Marisa Monte e tantos outros dos nossos maravilhosos intérpretes e compositores tiveram suas imagens maculadas pela exibição literal do que há de menos original e criativo em nosso cenário musical? O que apareceu na TV Globo, durante o Fantástico, por exemplo, foram rápidos flash mostrando nossos artistas arranhando musicas em inglês. O Babado por exemplo, mandou ver um Guns and Roses para o público presente. Que imagem sinistra. Depois querem que sejamos levados a sério...
Escalar um fenômeno como a Calypso para compor uma “amostra” do que há em nosso país, em matéria de música popular, seria até louvável. Afinal de contas esta é uma banda que surgiu e decolou embalada pelo clamor do público, mesmo à revelia dos poderosos veículos de comunicação de massa. Conquistou seu espaço por ser genuinamente uma manifestação da massa. E não uma fabricação comercial, como é o caso de tantos outros que alcançam sucesso de audiência cantando versões em português de músicas pop romenas ou deturpações funk.
Essa engenharia do desprestígio dos grandes talentos é um fato até comum nas últimas décadas. Desde a ditadura, quando não se podiam expressar artisticamente as idéias que não fossem condizentes com o regime, o lugar comum e o mau gosto vicejaram na música brasileira, salvo poucas exceções. Hoje em dia há uma idéia disseminada pela sociedade de que um Chico Buarque não é pop. De que artistas como ele agradam apenas às elites. Se formos procurar entender e analisar o retrospecto da obra de Chico, por exemplo, isso soa estranho. Afinal ele era pop. Era transgressor, batuqueiro, sambista, malandro, romântico. Mas não cedeu às ameaças do regime autoritário e teve de "dar um tempo" na Itália. Nesse meio tempo as porteiras de nossa nação se abriram para o rock inglês e americano, e nossa cultura foi avassaladoramente submetida ao formato bem comportado e alienado, que satisfaziam o regime militar.
Será que vivemos novamente uma realidade onde o que se enfatiza artisticamente é predominantemente o pop diluído e bem comportado? Onde a reciclagem do mau gosto torna-se produto de consumo de massa? Será que o povo deveria ser tão subestimado assim? Eu acredito que uma musica de Chico Buarque agradaria também as classes C e D. Já agradaram antes... não esqueçamos disso.
* usando de forma bem humorada a expressão criada pela banda pernambucana "Dona Margarida Pereira e os Fulanos".

Sergio Dourado

21 Comentários:

Blogger Diego Arcoverde disse...

Apoiado em gênero, número e grau. É uma vergonha o atual cenário da música brasileira. Com tantos artistas cheios de talento e criatividade, o que domina a indústria fonográfica é uma podreira sem tamanho. E como se não bastasse isso, o reconhecimento da nossa música no exterior também começa a ser manchado com shows ao estilo desse em NY. Péssimo!

17:07  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

vergonha total ...

Concordo com vocês 2 e ainda fico pensando nas cenas patéticas dessa galera MENDIGANDO por vistos nos consulados e embaixadas norte-americanas!

Digo mais ... pior que americano, só Brasileiro que ainda tem admiração e fascínio pelo povinho mais nojento do mundo, esses malditos Yankees ...

... e o "showzaço", hein?

Brasileirinho lá, todo feliz com o clima de NYC, mascando chiclete igual a um Yankee otário e pra assistir aquele festival de merda!!

Vergonha total ... isso sim!!!


Abraços,
Angolla

18:08  
Anonymous Anônimo disse...

Na verdade acho que esse festival em NY é realizado para os próprios brasileiros que vivem em NY, inclusive acontece numa rua que é dominada por brasileiros, por isso eles escolhem artistas populares mesmo, que agradam o povão, que divertem ( os artistas que estão se destacando atualmente no Brasil). E outra: to pouco me lixando se um gringo achar que o babado novo é uma droga e algo fútil e sem qualidades, pois a música americana não produz muita coisa que se aproveite. A idiota da Jeniffer Lopez disse quando veio gravar Anaconda na Amazônia que a Música Brasileira era Na boquinha da Garrafa, ou seja, uma ridícula, pois os axés da vida são do mesmo nível das músicas da Lopez, são feitas com a mesma função de botar o povo pra dançar e pronto. E tem mais: o brasil conseguiu uma vez resistir a invasão da cultura americana, ou melhor, conseguiu aproveitar elementos dessa cultura e misturar com elementos brasileiros, foi o que fez o movimento da tropicália. Não dá pra fugir das influências. Por exemplo, o corte de cabelo de uma brasileira (a Gisele Bundchen) é o mais imitado pelas mulheres americanas. Sei lá, é muita coisa pra falar sobre música e influências da cultura estrangeira...

23:44  
Anonymous Anônimo disse...

pois intão... vamos falar mais e mais...

Concordo contigo de que breguice por breguice lá nos EUA é fogo tb... A alienação reina. E porcaria há lá, assim como aqui...

O que não justifica termos perdido a oportunidade de levar aos yankees um pouquinho que fosse da nossa rica, diversa e criativa cultura musical...

abraços...

23:51  
Anonymous Anônimo disse...

sim...mas será? será que temos que mostrar pra eles que fazemos música de qualidade? eles acham que Buenos Aires é a capital do Brasil. Não se interessam em absorver nada que seja de fora. E pior: eles tentam impor seu estilo de vida, seus valores para todos os outros povos, violência é invadir um páis pra tentar impor sua visão do que é certo, justo e bom. Agora os EUA podem passar por uma revolução cultural porque está na moda aprender espanhol, aí sim eles podem passar a se interessar e valorizar o que há de bom na cultura da américa latina. Primeiro porque podem ter acesso a quase mil anos de literatura em língua espanhola e ter mais apreço pela música, cinema, e qualquer forma de arte da américa do sul (incluindo Brasil).

00:12  
Anonymous Anônimo disse...

Vou citar o Nelson Werneck Sodré
"Olhe, os países descobrem outros escritores, ou a cultura alheia, só quando precisarem. Antes disso, realmente não vale a pena se esforçar, porque não vai acontecer."

00:31  
Anonymous Anônimo disse...

Pois é, Sérgio. Sempre que se pede que o Brasil mostre a sua cara, o que se mostra é a bunda e, o que é pior, quase sempre suja, como deve ter acontecido nesta 21ª edição do Brasilian Day , em Nova York.
É uma pena que continuemos um país cuja cara mesmo só é "importante" na revista Caras. Aliás, quando tivemos uma excelente revista intitulada Bundas, foi muito pouco o número de leitores. Mas não há de ser nada, continuemos na retaguarda da resistência a esse mal gosto institucionalizado. Quem sabe um dia a gente mostra a nossa cara e também a nossa bunda, mas limpinha e cheirosa, com o melhor da nossa MPB. Aliás, isso já aconteceu nesse último feriadão (de 6 a 10 de setembro), num encontro da mais requintada música de concerto com a MPB, que além de concertos ao ar livre ou no interior das igrejas, contou com master classes, filmes e vídeos que, numa ambientação charmosa e descontraída, tomaram conta das igrejas, ateliês, praças e ruas da parte alta de Olinda. Foi a Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), "uma nova maneira de viver a música. Redescoberta de grandes valores, recriação permanente da arte, integração entre público, evento e comunidade. Não há arte nova sem um público novo, nem uma música nova sem novos ouvintes", conforme os organizadores do evento. Lá, pudemos nos deleitar ouvindo Brahms, Ernesto Nazareth, Mendelssohn, Mozart, Schumann, Radamés Gnatalli, Pixinguinha, Tom Jobim e com a presença viva - em carne e osso - de Antônio Menezes, Egberto Gismonti e Isaac Karabtchevsky.
Enquanto isso, lá na terra do Tio Sam: "Brasil, mostra a tua..."

01:05  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAHAHA! Tantos comments, opiniões diversas. Muito bom o texto, bem consistente, parabéns Sérgio, mas é preciso perceber que aqueles artistas que lá estavam provavelmente foram escolhidos pelo público de lá, não adianta querer que o povo coma caviar, a maior parte com certeza não vai gostar.

A maioria ali certamente era ilegal, é gente que vive de subemprego, que acha que leonardo é o grande cantor e por ai vai ... não podemos desmerecer os ídolos pop ... além disso, o Brasileiro é farrista mesmo. Hoje estive com um amigo e ele me falando que esteve lá em maraca, que foi no show, mas que nem lembrava de ter visto ou ouvido a Ivete, rs..era só farra mesmo.

Não adianta, o povo brasileiro é isso ai, os artistas são o reflexo do povo, o governo é o reflexo do povo.

Ri muito com o comentário de Angolla ..ele falou mais mal dos americanos do que do comentou ...rs ..entendo o que ele fala, mas ao mesmo tempo lembro que em cada país existem coisas maravilhosas e coisas deprimentes e que cada um está num estágio diferente, as pessoas estão.

Por exemplo: David bowie, David é uma grande unanimidade entre os que aqui estão, acredito eu, acho que o artista mais completo que já existiu ... mas vejam bem: Quem gosta de música erudita, por exemplo, quem só gosta de chopin e afins, considera Bowie um nada, não diz nada, no máximo acha interessante, bem arranjado, mas pra eles sempre será alguém inferior, alguém incapaz de produzir e imaginar os maneirismos de um noturno de chopin e por ai vai .... a discussão é longa mas o fim é que sempre teremos que respeitar o gostos do outro pra termos os nossos respeitados.

;)

02:18  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

Nossa, conflitos...adoro! Vamos por partes:
1º - quem diz q o cenario musical do Brasil atual está fraco e com pouca qualidade, só pode ser mais um iludido que vive trancado no seu mundinho! O cenário e a musica popular de hoje é efervescente! Tem mmmmttttt coisa boa rolando por aqui, só mesmo sendo mt ingenuo pra acreditar em "decadencia da cultura popular", só se for decadencia dessa culturazinha de elite brega!
2º - Sergio elogiando Calipso?! finalmente! achei q nunca veria isso! Agora falta ele reconhecer o potencial do brega pernambucano!kkkk
3º - Dar ao povo todo dia Leonardo e exigir q ele devolva Chopin ou Buarque é f###! è o mesmo q comer buchada e querer cagar caviar! não sejamos hipocritas certo?!
4º - Deve-se respeitar a cultura popular (falo aqui da cultura popular mesmo, e não a cultura popular das galerias de arte cheias de segurança com ingreso a 30 conto!); o povo não curte Chico Buarque, nem Sergio Mendes, nem João Gilberto (infelizmente???)...o povo curte é Só brega, Babado novo e Calipso mesmo! E se tem uma festa seja lá onde for q represente o BRASIL tem q tocar é Calipso, Babado novo e Só brega, pois isso representa o povo e só!
5º -Sérgio nem ouse falar das bandas de rock inglês, nem ouse!!! toque na palavra Muse ou Blur e eu te mato ok?! Os irlandeses tb ok?!

03:11  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAHAAH Pessoal ..temos que admitir, o Brasil é brega, nosso povo é brega. Exceções existem, mas são a minoria ... ehehe.. pq vcs acham que a Astrud Gilberto foi embora do Brasil e nunca mais deu as caras aqui ...ahahaha

e olha que nem nos EUA ela mora mais, mora no japão ...ehehe

Tem tanta gente boa, fazendo som fatástico fora do Brasil que me espanto as vezes. O Brasil lá fora é uma outra coisa que esse Brazilian day aparentemente manchou, mas essa é a realidade do Brasil: o brazilian day reflete o Brasil atual sim, pena, mas o bom disso tudo é que se procurarmos alternativas tb encontramos.

Sayonara!!!

10:20  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Uhuuu !!!


... agora vai, GERALD THE SAINT chegou com o tempero certo :)


Massa!

Obs,
entender Bowie é tão difícil como entender Beethoven, ou até mesmo Hendrix ... e Gerald, sabemos que não é pra qualquer um ;)

Gostei MUITO do seu ponto vista ...


Abraço,
Angolla

10:55  
Blogger GeraldTheSaint disse...

UHUUUUU!!! Desculpem meus erros nos meus posts, sei escrever direitinho ...rs... apenas escrevi com muita pressa e saiu algo errado neles.

Angolla, vamos sugerir ao Bowie interpretar Betthoven ... eheheh, aliás vocês sabiam que o Bowie se interessou em gravar o som "racional" do Tim maia e por enquanto está assim, segundo Carmelo Mota, Herdeiro do cantor:

"Não conheço os detalhes, meus advogados estão tratando disso", disse. "Ainda não decidimos se vamos autorizar, vai depender do 'faz-me-rir'." — Que, em outras palavras, quer dizer grana. — "Tim Maia Racional é uma jóia. Não posso liberar de graça para o David Bowie"

Acho que Bowie perde tempo com isso, anyway.....

12:53  
Anonymous Anônimo disse...

Hahahahahaha...
Peraí... ADORO rock (inglês principalmente). Tenho vários Cds do Blur, por exemplo (e até do Oasis). A questão não foi essa... Apenas ressaltei um fato social, de um contexto histórico, que influenciou, unido ao "afastamento" dos artistas mais inovadores e criativos, momentâneo que fosse, de nosso país.
Dou grande valor ao movimento da Tropicália, Jovem Guarda, e até a surgimentos mais atuais como o Axé (um frevo com pitadas de reggae e samba), que se desenvolveu principalmente, graças à sacada fantástica do governo da Bahia de que, investindo uma grana honesta na cultura e na publicidade, pode-se fazer seu povo ir longe.

Mas vem a questão principal nisso tudo: o brasileiro gosta de brega porque é brega, ou gosta de brega porque tem acesso apenas e principalmente ao brega (e congêneres)?

Saudações aos debatedores!

13:49  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Brasileiro brega?


... não acho não, antes pelo contrário!

Brasileiro tem extremo bom gosto, inclusive no que faz ... e faz muito bem quando quer, ou quando precisa, ehehe (também tem essa)

Sérgio,
por acaso você já deu um rolé de bike na Brasília Formosa (ex Teimosa), naquela orla numa manhã de domingo?

... tá perdendo, viu velho?

Se você curte bike (eu demais), pegue uma e vá sentir de perto o gosto musical DO POVÃO, curtindo a música popular que efetivamente eles gostam ...

(é esse Brasileiro que você questiona?)

Vale a pena esse conferir (sem onda) o ritmo que muda a cada 3 carros, com portas e malas abertas mandando ver no "som", entre distorção e vontade!

Será que devemos taxa-los como bregas? O que vem a ser brega??

Gosto cara ... bom ou ruim, é gosto!

Você mesmo citou duas linhas que eu não curto, uma que é o "reggae" (enchi o saco) e o tal do "Axé" que abusa de ritmos, mas deixa rolar o estilo Jamaicano, o Baiano, enfim ... é música!

Eu respeito todos os segmentos, agora tem um lance: na minha casa só rola o que realmente gosto e quero; neguinho que vem com CD na mão (não sei de quem, ou de que banda), pra tentar "empurrar" som no meu espaço, é barrado ... não tem a menor chance, não rola!

... e pra terminar, eu questiono uma coisa: por que neguinho estribado, o burguesinho depois que toma umas (e fica de graça), tem a mania de botar música BREGA para acompanhar a letra, dando grito "eeeeeita" e rindo ao mesmo tempo?

Essa viagem eu nunca entendi!

Será o BREGA incentivando a CORNICE?

:)

Valeu ... valendo!
Angolla

14:37  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAAHAH Esse post ainda vai dar em livro..rs... Angolla ..o brasileiro é brega sim, pq música boa existe no país, e das mais influentes.

O povo brasileiro de maneira geral é tosco, desonesto, desinformado, passivo, mas isso se deve ao ciclo da falta de comida no tempo, e principalmente de educação. Somos um país de gente que não lê, que não se informa, país da lei de gerson, do que toma vantagem sempre, infelizmente.

Mas isso não é privilégio nosso não, rs, os americanos mesmo, como se sabe, são bregas de doer e tb sempre querem se dar bem.

Pois é Angolla, somos mais americanos do que pensamos, americanos da gema.

;)

17:15  
Anonymous Anônimo disse...

Eita... Mais uma vez sou um tanto mal interpretado... mas normal. (eu até que gosto).

Não taxei brasileiro de BREGA. Apenas "roubei" a expressão que estava sendo empregada nos comentários anteriores.

Também me norteio pelo princípio de que no meu "terreiro" só toco o que gosto. E isso exclui automaticamente o brega, o pagode, o axé, o sertanejo e o forró eletrônico. Porém respeito a habilidade de alguns desses estilos de se fazer visível, seja por méritos próprios, abraçados pelo gosto popular, seja por mérito de uma política de desenvolvimento cultural que deu certo.

O irritante é ver certos "produtos musicais" fadados ao sucesso apenas porque um grupo influente da mídia, bancado por interesses comerciais, define o que vai impor de forma massificante em todos os veículos de comunicação. É sabido que esse é o caso de muitos artistas campeões de vendas atualmente, né?

O povo é frágil diante desse bombardeio. E nos incluo no meio. Somos agentes passivos da influência publicitária cada vez mais agressiva a qual somos cada vez mais submetidos. Mas faz parte... Capitalismo, consumo...
Essas coisinhas cotidianas. hehehehehehehehe

abraços!

22:25  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

disse o Sr. Geraldthesaint:

"O povo brasileiro de maneira geral é tosco, desonesto, desinformado, passivo, mas isso se deve ao ciclo da falta de comida no tempo, e principalmente de educação. Somos um país de gente que não lê, que não se informa, país da lei de gerson, do que toma vantagem sempre, infelizmente. "

Cara, me desculpa mas tosco, desonesto e burro é a PQP! é triste como ainda existam pessoas tão preconceituosas a ponto de intitular seu proprio povo de desonesto, só sendo muito burro (ou tapado!) pra não enxergar a grandeza de um povo q acorda as 5 horas da manhã pra trabalhar feito um condenado e receber no fim do mês uma miséria risível! Isso é garra e dignidade -força pra vencer a dura batalha da vida e só! Generalismo sempre gera preconceitos - desonesto?! Não o povo, não foi o povo q foi flagrado com dinheiro na cueca, mas os lideres altamente inteligentes letrados e "honrados" kkkkk....

obs.: disse Sr. geraldthe saint :"Somos um país de gente que não lê"....Não lê o quê?! tudo depende do ponto de vista! Pelo contrario, somos um povo q lê muito: revistas de fofoca, horoscopo, sinopses de filmes, playboy, bula de remedio, placa de onibus e etccc...

02:59  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... QUE ONDA!


Gerald e o Cavaleiro estão falando a mesma coisa, com uma linguagem diferente ... e verdade seja dita, os 2 têm razão!

Tou curtindo muito essa parada aqui :)

Massa conversar, trocar idéias e ir conhecendo a galera; vou só esperar o próximo "tópico"!


Abraços

08:07  
Anonymous Anônimo disse...

E olha eu chegando atrasado para esse efervescente discussão...

O povo brasileiro, na miha opinião, é "induzido" pela mídia massificante a consumir certos produtos musicais. Concordo que é subestimado também, pois tenho certeza que se tivesse acesso a tudo, se as radios "jabázeiras" colocassem músicas de boa qualidade, nos mais diversos estilos, ao invés de comerem grana para divulgar esse fulano ou aquele, o povo iria adquirir uma cultura musical mais apurada. Iria exigir mais em relação ao produto que consome. Só que nao sei se isso iria ajudar muito a industri fonografica. Eles precisariam subir o nível. E isso as vezes custa caro.

15:01  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Infelizmente repito:

"O povo brasileiro de maneira geral é tosco, desonesto, desinformado, passivo, mas isso se deve ao ciclo da falta de comida no tempo, e principalmente de educação. Somos um país de gente que não lê, que não se informa, país da lei de gerson, do que toma vantagem sempre, infelizmente."

Vcs notaram o infelizmente no final? Pois é, não dá pra fugir da realidade. Além disso, povo que acorda as 5 da matina pra batalhar e ganhar dois tões no fim do mês é no mínimo risível (isso é escravidão oficializada).

Por quê nao somos como os franceses, que ao menor sinal de perda de um por cento do seus direitos vai as ruas e bota pra quebrar e fala: "o governo somos nós e nós não queremos assim". Pasmen, até os intragáveis argentinos são melhores do que a gente nisso.

Nós, infelizmente, com o passar Do tempo estamos nos tornando um país menor, país que já foi a oitava economia do mundo, não somos mais. A nossa sorte é temos tanto território quanto riquezas naturais, nós deveriamos ser tão grandes quanto os EUA, em termos de economia. A gente não quebra de tanta riqueza que temos, pq tirando os paises da áfrica, nuca vi país mais explorado do que o Brasil.

Existe exemplo maior de povo no poder, POVO CORRUPTO!, do que o governo Lula? então não são apenas os letrados. O Lula é um cara que há muito tempo poderia ter feito uma faculdade, um curso, algo melhor. Só fala merda, vendendo o discurso: OLHEM PRA MIM, EU SOU UM COITADO QUE PASSOU FOME COMO VCS, VEJAM COMO EU SOU POBREZINHO, MAS MESMO ASSIM CHEGUEI NA PRESIDÊNCIA NO GRITO, NEM ESTUDAR PRECISEI, AMANHA PODE SER QUALQUER UM DE VCS. É MUITO BOM SER PRESIDENTE E DESFRUTAR DA MAIOR MORDOMIA ... ESSA É BANDEIRA DO HOMEM QUE VEIO DO POVO

Lula é a grande estrela de um governo cheio de corrupção, de provas de imoralidade, Collor, não quebrou os sigilo bacário de um cidadão (NÃO DEFENDO COLLOR, ANTES QUE ME ATIREM PEDRAS) ... ah tivesse sido o caseiro a ter feito isso ... com certeza já estava mofando em alguma prisão tétrica. Falo forte contra Lula pq ele nunca foi classe média/alta, sofreu pra caralho, e o que foi que ele mudou ?

E onde está Palocci? ahhh palocci é candidato a deputado ????? que pais é esse cavaleiro ? eu te digo: É O PAIS DA PQP!!!

Pesquisas mostram que mais de 70% do povo se aproveitaria de um cargo público pra se dar bem. Peculato, prevaricação .... e por ai vai..a lista de crimes é enorme.

Fernanda Montenegro deu um depoimento sentindo-se frustrada pq o final da sua personagem na novela das oito - uma criatura de caratér dos piores que já se viu - foi aprovado pelo público, que inclusive torcia por ela. Ou seja, está tudo errado nesse país. A gente acha que vive no paraiso, e vivemos, mas que é uma bagunnnnça ... ah isso é.

Pergunto: Qual é a geração de leitores que está se formando nesse país, com essas escolas decaidas que vemos por ai, que são o "berço" do nossso futuro. PQP!!!!!

É muito fácil quando se é classe média/alta, ler e entender as coisas, mas maioria do povo não entende e nem é culpa do dele. O brasileiro comum esta perdido no tempo, inocentemente, se contenta em ganhar 150 reais de auxilio familia, auxilio escola.

E onde estão os intelectuais, os jornalistas, defensores do PT e de Lula, diante dessa vergonhosa roubalheira ? Eu lhe digo: CALADOS e omissos. Se é isso que é ser Brasileiro, TÔ FORA!

Leia mais Cavaleiro, leia mais. Cansei ....

;)

14:49  
Anonymous Anônimo disse...

Com certeza as músicas de artitas como Chico Buarque agradaria bem o público das classes mais baixas. No entanto, infelizmente, nosso país está repleto de pessoas ignorantes, mentes vazias, "robôs" da cultura de massa, que não sabem dar valor ao que de fato merece. Por um lado, vemos a super valorização das "artes" de fora (cinema, música, etc), e o que se dá valor do país é no mínimo porcaria, "artes" que exploram única e exclusivamente a sensualidade e a futilidade... deixando de valorizar músicas de um conteúdo riquíssimo, que muito tem a acerscentar para a vida cidadã, intelectual e crítica do ouvinte. Nessas horas, me dá uma vontade imensa de ter vivido na época da ditadura (falo sério!), onde muitos arriscavam suas vidas para levarem a verdadeira mensagem ao povo! hoje em dia, vivendo num clima de democracia e "paz", a música brasileira tem se resumido a coisas do tipo "ele não bebe, não fuma e não fod...". Lamentável!!!

10:27  

Postar um comentário

<< Home