CENTRÍFUGA

22.5.06

O Código Da Vinci

O Código Da Vinci (The Da Vinci Code) EUA, 2006

Codigo Da VinciSINOPSE: O filme trata da morte misteriosa do curador do Louvre, que pertencia ao Priorado de Sião, uma sociedade secreta, e guardava o segredo do Santo Graal e de mensagens cifradas sobre o assunto que estariam nas obras de Leonardo Da Vinci. Este não seria um cálice (como se buscava na Idade Média), mas a própria Maria Madalena, que teria casado com Jesus e constituído uma linhagem carnal. A partir deste assassinato se desenvolve toda a trama.

O polêmico best seller de Dan Brown foi para as telas finalmente. E, como em toda adaptação cinematográfica, há certas discrepâncias. No todo, entretanto, a estória foi contada. O início do filme foi corrido, como se o diretor estivesse querendo "escapar" do Louvre de uma vez. As tramas foram bem reconstruídas, permitindo que aqueles que não haviam lido o livro conseguissem acompahar sem problemas o desenrolar da película. A promessa de um eletrizante thriler de ação ficou meio que no esquecimento. De fato, há certa dose de correrias, tiros, perseguições e efeitos visuais bem elaborados. Mas percebe-se a preocupação quase didática do diretor em explicar a estória, desacelerando de vez em quando para dar tempo do espectador assimilar e digerir as informações.

Audrey Tautou está ótima encarnando a bela Sophie Neveu, que se envolve com o historiador americando Robert Langdon (Tom Hanks com um penteado esquisito) para descobrir quem matou o curador do Museu do Louvre, Jacques Saunière. Jean Reno encarna o incansável investigador francês Bezu Fache, que tenta a todo custo prender os heróis da trama. Destacam-se ainda Ian McKellen como Sir Leigh Teabing especialista no Santo Graal, que termina por juntar-se a Langon e Neveu na aventura de desvendar os mistérios do Código Da Vinci, e Alfred Molina, como o Bispo Manuel Aringarosa.


Elenco: Tom Hanks (Robert Langdon), Audrey Tautou (Sophie Neveu), Jean Reno (Bezu Fache), Ian McKellen (Sir Leigh Teabing), Alfred Molina (Bispo Manuel Aringarosa), Paul Bettany (Silas), Jürgen Prochnow (André Vernet), Etienne Chicot (Lt. Collet), Jean-Pierre Marielle (Jacques Sauniere), Clive Carter (Inspetor), Seth Gabel (Cleric), Marie-Françoise Audollent (Irmã Sandrine), Jean-Yves Berteloot (Remy), Daisy Doidge-Hill (Sophie), Christopher Fosh (PC Edwards), Joe Grossi (Oficial Church), Dhaffer L'Abidine (Agente PTS), Michael Norton (Detetive Francês), Peter Pedrero (Pai de Silas Jovem), Harry Taylor (Inspetor)
Roteiro: Dan Brown, Akiva Goldsman
Direção: Ron Howard



por Sérgio Dourado

1 Comentários:

Blogger Blogg da Jessynha disse...

Esse filme é Maravilhoso. Estou louk pra assistir o segundo..!

18:52  

Postar um comentário

<< Home