CENTRÍFUGA

30.8.07

CAMINHOS

Um grande vazio vez por outra surge em nossas vidas e a dificuldade em preenchê-lo por vezes pode ser grande. Seja por um amor perdido, seja por uma boa oportunidade que não deu certo, o fato é que estamos sujeitos a situações que nos trazem frustração. A velha dor da perda. Por vezes a perda de algo que sequer tínhamos, de fato, como nosso. Uma sensação derivada da esperança, vontade de ser, de ter, de agir, e que simplesmente não possuiu o desfecho esperado.

Há quem não enfrente bem esse tipo de situação. É de se entender. Vivemos em um mundo onde o que importa é apenas o vencer. Aos perdedores resta o limbo do esquecimento. Mas isso é apenas uma ilusão que serve para que se mantenha o estado atual das coisas. Afinal a vida não é restrita a apenas um fato isolado onde o resultado do ganho ou da perda é definitivo. Há sim, desde que nascemos uma ininterrupta sucessão de fatos e acontecimentos que vão, aos poucos, e de acordo com nossas escolhas, descortinando o caminho que percorremos.

Destino é algo aplicável àqueles que desejam aceitar pacificamente as escolhas que foram feitas à sua revelia. Revela-se aí um caminho mais ou menos pré-definido e, por vezes, menos turbulento. Entretanto isto não significa que o dono do destino alcançará a satisfação pessoal. A comodidade pode ser traiçoeira a longo prazo.

A coragem de enfrentar os fatos da vida e de tomar as escolhas necessárias a cada etapa é uma realidade para muitos. Seja por opção ou por necessidade. A coisa mais difícil, entretanto, é assumir as conseqüências de decisões cujos frutos não vingaram. A velha estória de “dar a volta por cima”, por vezes, é pesada de mais para alguns. Há a frustração inicial de não ter vencido; depois a obrigação de reunir forças para seguir em frente; e por fim a determinação necessária para tentar novamente um novo caminho que leve aos objetivos eleitos pelo livre-arbítrio.

Acreditar em si mesmo é infinitamente mais importante do que acreditar que vencer sempre é a única saída. Apenas dentro de nós mesmos encontraremos a maioria das respostas para os problemas que nos afligem. Pare, reflita, siga em frente. Mesmo que em um caminho diferente daquele que vinha trilhando. A decisão é sua. Quem irá conviver o resto da vida com ela será somente você.

10 Comentários:

Blogger Clayton Rodrigues disse...

Pelo menos em algum momento da vida, mais cedo ou mais tarde, temos que lidar com a dor da perda.

Dos que sufocam na frustração, muitos sequer são conscientes de sê-lo. Nascem já na desvantagem e morrem na inércia.

Aos que sabem "dar a volta por cima", minha admiração.

Abraço

Belo texto.

15:57  
Anonymous Anônimo disse...

estas numa fase inspirada e filosofica neh? hehehehe legal o texto. quando tiver mais tempo escrevo alguma coisa mais profunda.

16:03  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... ser honesto consigo mesmo!


Costumo dizer que ser honesto consigo mesmo, é saber que a felicidade existe por si só!

Viver, sem medo de ser feliz ...


Abraços,
Angolla

19:04  
Blogger Unknown disse...

A Vida é cheia de obstáculos, dificuldades,atropelos...Fazendo uma junção dos dois últimos textos publicados por vc, que por sinal brilhantes, confesso que é algo que todo mundo passa na vida.
O limite é algo tão comum em nossas vidas que não me possiblilitou de comentar antes, pois estava no meu limite de tempo, trabalho, faculdade, vida pessoal...Ás vezes não sobra tempo nem para se divertir, temos que optar, em sair, descansar ou estudar, afinal não quero tirar Zero nas provas, no entanto, não é preciso morrermos! Ou seja, há pessoas que dizem que irei endoidar...Q nada é melhor o esforço agora e a recompensa depois que, divertir, divertir, diverti e depois sentar numa cadeira de balanço para ver o tempo passar...
A dor, as perdas, também fazem parte do nosso dia-a-dia, mas como vc conhece-me sabe que não sou de desistir fácil. Quem nunca passou por dificuldades? Não conheço!
Concordo com vc ao falar que só os vencendores são lembrados, porém não quer dizer que são os melhores, há pesoas que ganham o "trovéu", sem fazer nada, outras morrem de lutar e não ganham nem o "Bronze", lamentável...Mas, isso não quer dizer que são incapazes, ser o último ás vezes quer dizer, mais esforço e também tentar superar, pois uma frase boba que sempre falo é a seguinte: "Nem todos que tentaram conseguiram, mas, todos que conseguiram um dia tentaram"!
Ao destino, realmente como você diz é algo que depende de nossas escolhas, pois acredito que somos nós que o traçamos, somos capazes de escolhermos o que há de melhor para fazer e para seguir, porém, nos deixamos levar por diversos motivos que contribuem ao desviu deste caminho. Nossas fraquezas nos impussionam a esta escolha!!!
"Acreditar em si mesmo é infinitamente mais importante do que acreditar que vencer sempre é a única saída" Nota 1000 para essa frase Serginho, o importante é saber que pode-se ser vencedor mesmo sem ganhar o "ouro", que somos capazes de nos superar e mesmo que o mundo não nos enxergue, que ele se F@4ghv65*&%!
Há alguém que nos aceita do jeito que somos, falamos, vivemos..Pobre ou rico, preto ou branco, não importa! Deus me ama do jeito que sou, e ama vc que estar lendo agora também.
Beijão Sérgio, tô com muita saudade tua garoto. Parabéns pelos belos textos. Fica com Deus!!!

11:32  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Rapaz, eu não sei, eu nunca penso em atropelos, "ontem" talvez, anos atrás. Hoje em dia eu sou uma pessoa totalmente focada no sucesso na vida, e se aparentemente algo não parece estar certo eu sempre vejo o lado positivo, e não estou falando exatamente de coisas materiais, tb, mas de uma satisfação plena de saber quem sou, e pricipalmente eu diria, de saber o que não quero em minha vida.

Não vejo sucesso em se pensar no que não dá certo, se simplismente não dá, não deu ..parto pra outra, lavou tá novo, next.

O grande problema da nossa sociedade de hj, a ocidental, é que tudo é focado no ter, ter e ter, o ser está em baixa e quanto mais se tem mais se quer, e sempre parece haver alguém melhor, e isso e aquilo, ou seja, para a maioria é assim. Vejam os filmes de uma maneira geral, a música ... o rock inglês dos anos 80 por exemplo, é todo focado nisso.

Eu particularmente não consigo conceber que um ser humano, com o cérebro poderoso que nós temos, fraqueje diante da vida e de problemas banais. A vida é um aprendizado, mas antes de tudo um exercicio de quebrar barreiras, sejam elas espirituais, religiosas, sexuais e por ai vai, cabe a nós percebermos que tudo é passageiro mesmo.

Eu não tenho mais tempo para o insucesso, estou focado demais no progresso.

O texto é bem interessante para que todos reflitam que o importante mesmo é sempre olhar pra frente, de maneira positiva.

;)

01:54  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

"FOCO AO PROGRESSO"


Isso aí, Gerald ... legal seu comentário, seu foco!

"... se simplesmente não dá, não deu, parto pra outra, lavou tá novo, next."

Ahaha, "next" foi massa :)


Beijo,
Angolla

22:22  
Anonymous Anônimo disse...

Ótimo comentário, Gerald... realmente. Completou as minhas idéias. Assim como Élida e os demais amigos e debatedores.

Um bom feriadão para todos.

16:37  
Blogger GeraldTheSaint disse...

;) Super feriado tb Sérgio ;)para todos nós.

22:04  
Blogger Hædi TM disse...

O texto do jornalista em formação Sérgio Dourado, retrata bem o cotidiano das pessoas, suas “escolhas” e as “conseqüências” por esse caminhar. A nós, “pobres” mortais, é imposta uma base operacional que deve ser seguida à risca e cegamente. Fora dela, tudo é erro, é aberração, é fracasso e não há outro caminho a ser trilhado. E estar fora do sistema apavora, pois não estaremos sob as benesses do sistema que nos mima e nos prende. Assim, nós nos acomodamos e nos anulamos ao ponto de não querermos vivenciar nossos próprios valores e satisfazermos nossas próprias necessidades, por medo dos estigmas decorrentes dessa insubordinação: “pensar por si”. A Coragem dilui esse medo e nos faz perceber que vencer só tem sentido se ao invés de derrotarmos os outros, crescermos coletivamente. As críticas e condenações são elementos preciosos para reajustar nosso caminho. Não há perdas, mas encontros que vão e vêm e valores são apenas percepções sobre um mesmo objeto e que têm vida finita também. As escolas antigas dizem que a resposta para tudo está no próprio homem, se ele pergunta, ele sabe a resposta. Ele é o começo e é o fim em si mesmo. Assumir as rédeas da própria vida; reconhecer os próprios valores e a diversidade humana é o caminho; e quando o que fazemos gera felicidade para nós e para a coletividade, não há o que temer no caminho.

Parabéns, Golden Sérgio

23:58  
Blogger Escrevendo pra esquecer disse...

Ótimo texto garoto. Sempre bom achar alguém que pelo menos nos faça pensar nesses tempos em que somos levados a não pensar nas coisas. Abraço do Sul.

21:14  

Postar um comentário

<< Home