CENTRÍFUGA

26.7.07

TRAGÉDIA NACIONAL

Uma coisa é certa. O acidente da TAM representou uma mudança na cobertura da grande mídia, e acredito, ficará na história.Diferente de 1996, noutro acidente com a mesma empresa, não tivemos tanto espaço, tanta gente e máquina fotográficas acompanhando a tragédia brasileira.

Sites de grandes empresas midiáticas colocavam espaços para que os cidadãos comuns enviassem suas imagens, informações que pudessem acrescentar ou não, as coberturas jornalísticas.

Orkut com fóruns de discussão e Youtube fazem a diferença desta vez. As emissoras de TV e Rádios mobilizaram suas equipes. A Band saiu na frente, seguida da Record e Globo que em seguida tentou tomar a dianteira da cobertura.
A Rede Record após conseguir um novo espaço no Rio Grande do Sul, ao comprar a Rede Guaíba(TV e Rádio) e Correio do Povo (Impresso), pode ampliar ainda mais o acompanhamento da maior tragédia da aviação do país.

Claro que abusos e equívocos acontecem. Como dizem alguns, notícias ruins vendem mais e atraem a audiência e assim, todos os grandes veículos de comunicação correram atrás de outras pautas, como os parentes das vítimas, o que estes comeram antes de morrer, os projetos de vida, e algumas bizarrices desnecessárias, entre outras coisas. Câmeras em planos fechados, gritos e lágrimas, quanto mais drama melhor, segundo àqueles que definem o que pode ser escrito e mostrado, os gatekeepers.

Talvez uma forma de recuar na tentativa excessiva de culpar o Governo Lula pela tragédia. Sabemos que o acidente tem outras causas, técnicas e de interesses econômicos, haja vista os crescentes números conseguidos pelas empresas de aviação no país. Mas a mídia apesar de alguns equívocos conseguiu cumprir seu papel. Difícil deve ter sido o trabalho do locutor de uma rádio em Porto Alegre que transmitiu aos familiares em primeira mão a lista dos mortos, embora mereça aplausos por cumprir o dever de levar a informação e o seu compromisso social..

Claro que queremos saber que são os culpados, mas na minha modesta opinião, esta resposta vai demorar um pouco a aparecer. Melhor assim que não se faça injustiças. Será um momento de tolerância dor e esperança. Não podemos esquecer do brilhante trabalho dos bombeiros, que durante horas lá trabalhavam na busca dos entes queridos de tantos brasileiros. Enfim, temos e precisamos seguir em frente.



klever schneider

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home