CENTRÍFUGA

4.6.07

GRITO JUSTO

Muitas vezes o que o governo decide pode causar tumulto e revoltas na sociedade. Inegavelmente faz-se necessário ouvir os anseios populares; não somente no intuito de agradar os eleitores, mas também de obedecer à vontade dos verdadeiros titulares dos bens públicos: o povo.

Há, porém, que se considerar certas ações impopulares, corajosamente levadas a cabo por alguns governantes, mas que se mostraram extremamente necessárias para um aumento na qualidade de vida das pessoas. Um exemplo disso foi há alguns anos, quando o prefeito do Recife proibiu a circulação de transportes alternativos (vans e kombis) em áreas centrais do Município. Lógico que a motivação derivou em parte pela pressão das empresas de viação metropolitana, nada satisfeitas com a diminuição de seus lucros, mas a repercussão inicial de grande parte da população, sem falar nos revoltosos kombeiros, foi extremamente negativa e permeada por protestos.

Medidas impopulares fazem parte de qualquer gestão pública. Acrescente-se a este fato a prática comum de nossa sociedade de apenas bradar sua revolta no momento que lhe “apertam o calo”. E não raro apenas alguns segmentos atingidos diretamente pelo fato, que terminam por carecer do apoio geral para levarem adiante suas demandas. E muitas vezes não conseguem. Sem desmerecer lutas ou causas, algumas ações de protesto têm suas motivações derivadas muitas vezes por interesses ocultos, que não espelham, nem de longe, as justificativas aparentes da luta que se está participando. Os movimentos para a manutenção dos “direitos dos trabalhadores” garantidos pela CLT, por exemplo, a quem interessa mais? Certamente não para a legião de desempregados que vagam em nosso país sem ter oportunidade de trabalho. A eles são negadas oportunidades, muitas vezes porque o custo de um empregado, de acordo com a nossa Consolidação de Leis Trabalhistas, é alto de mais e arriscado de mais para grande parte das empresas de médio e pequeno porte. E o risco grita mais alto na hora que se precisa contratar alguém. Melhor sobrecarregar os que já estão com a carteira assinada, delegando-lhes novas funções, do que sobrecarregar ainda mais a contabilidade. Não esqueçamos que a carga tributária brasileira beira a indecência.

Impopulares ou não, decisões são tomadas diariamente pelos nossos representantes eleitos. Concordando ou não com elas, temos que viver com as repercussões que vêm de tais ações. O protesto é válido, mas nem sempre devemos levantar nossas vozes sem ter a exata consciência do que está acontecendo e do que há por trás dos fatos. As entrelinhas estão ali para serem percebidas. Mesmo diante de toda a superficialidade com que os assuntos mais sérios são tratados num país como o Brasil, há a possibilidade de atravessar esta superfície e observar bem mais do que nos é posto para o rápido consumo. Exercer nossa voz continuará sendo o ponto forte de nossa democracia. Mas o poder de uma única voz consciente pode ser imensamente maior do que os brados e urros de uma massa de manobra.

9 Comentários:

Blogger cavaleiro_do_caos disse...

Isso, isso, isso.
Estranha essa discursão, mas...
Concordo plenamente e pra deixar tudo isso claro basta lembrar-mos do dito cujo Plebiscito: não serviu pra nada, o povo num entendeu bexiga nenhuma, os politicos acabaram fazendo o oposto e tudo ficou na mesma!

O povo votou pra poder ficar com um fuzil AK-45 em casa e ganhou. Um ano depois descobriu-se que a campanha pró-desarmamento foi a única razão (depois de todas as idéias mirabolantes) pra queda no número cavalar de homicídios! É...a voz do povo é a voz de Deus, vai vendo!

O Brasil tem 104 pessoas sendo assassinadas por dia! Deixamos o Iraque, Afeganistão e a richa Israel-Palestina no chinelo! Nossa especialidade é degolar mulheres, "assar bichinhas" e esquartejar jovens...O melhor do Brasil é o brasileiro.

Me desculpe os bons modos e a democracia, mas,com a guerrilha civil na esquina...num tô afim de delegar meu futuro a um povo analfabeto e iludido por pastor.
Acho q o voto deveria ser facultativo, só votasse quem soubesse o que fazer com ele.

Enquanto isso em Springfield...

Há, e eu achei um sacangem o q fizeram com os kombeiros! Extinguir-los duma vez no centro foi uma canalhice que aquele desgraçado petista fez com o povo (q vive enlatado q nem sardinha) e com centenas de famílias que vivem a custo do Fome zero e bolsa família. Quanto será q ele ganhou pra isso?! Há...sorry, o dono da EMTU é um dos grandões.

23:19  
Anonymous Anônimo disse...

verdade. a massa é manobrada ao sabor do que a propaganda política e institucional propaga. normalmente tem interesses de grandões por trás.
e corajoso o politico que manda ver pensando na população. mesmo correndo o risco de deixar alguns insatisfeitos. são pouquissimos. uma vergonha é sabermos que muitas vezes há esses interesses dos maiorais por tras de algumas medidas difíceis de engolir.

00:07  
Anonymous Anônimo disse...

As vozes se calaram? Por onde andam os debatedores?
Na minha opinião, Político, quando faz alguma coisa que vá desagradar seus eleitores, é porque tá enchendo o bolso de alguma forma...
CLÁUDIO MAX

16:38  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Fala Cláudio,

Beleza?


Rapaz ... você tem razão, as vozes se calaram um pouco!

No meu caso, passei a vez para a voz do IRMÃO do nosso Presidente, sacou?

E continuo aguardando ...

Já deixamos tantos outros para trás, recentemente o "curinga do baralho", o Renan Calheiros, mas agora chegamos na família presidencial ... ehehe!

GOD SAVE LULA's BROTHER :)


Abraços,
Angolla

20:10  
Anonymous Anônimo disse...

Oi. Moro em Pombos, no interior do estado, e digo que as coisas aqui não são muito diferentes. Politico só quer saber de fazer festa e aparecer no palco posando de legal. Agora nessa época de festa junina é que o bicho pega. É um se batendo no outro para ver quem aparece mais. Já estão de olho nas eleições para prefeitura ano que vem.
Medida impopular aqui não tem. É tudo por debaixo do pano. O povo nem fica sabendo.
Mas adorei esse blog aqui, onde as pessoas estão de olho e podem falar o que pensam e mostrar certas realidades que não existem para muita gente.

José de C. Medeiros

10:04  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

HEI MEDEIROS!


Em nome dos CENTRIFUGADOS, seja bem vindo ... sempre :)


Este blog é massa!

Aqui realmente a gente diz o que quer, xinga, briga, manda se fuder, pede desculpas, questiona, pensa ... aprendemos e ensinamos, mas estamos aqui ... e cada vez somos mais ;)


Abraço,
Angolla

19:43  
Anonymous Anônimo disse...

Obrigado pelas boas vindas, Angola. O blog de vocês é muito bom. Parabéns!

13:34  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

OPS, sou apenas "freguês" ...


Medeiros,

O Blog é dos nossos amigos Sérgio Dourado e Klever Schneider ... essa é a dupla comando dos tópícos ;)

Sou fregûes, igual a você e aos demais que também "aparecem" por aqui ... e falando nisso, já tem tópico novo ... bora lá!


Abraço,
Angolla

18:55  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

05:18  

Postar um comentário

<< Home