CENTRÍFUGA

6.2.07

VIOLÊNCIA PRÉ-CARNAVALESCA

Para quem mora no Recife a violência tornou-se sinônimo de cotidiano. E não falo apenas da violência física, cruel e sangrenta. falo também da violência moral, sem escrúpulos e que denigre a nossa imagem de pernambucano: cultural, visionário, divertido, festeiro.

Começo apontando a imensa falta de visão de um grupo de políticos e empresários locais que se uniram para trazer o Fatboy Slim para o Recife, no último dia 1. Primeiramente: área VIP para 4 mil pessoas pode ser tudo, menos um local privilegiado que proporcione conforto para quem tem grana para gastar. E no meu parco conhecimento de espaços VIP, creio que um lugar que receba tal classificação deva, pelo menos, oferecer alguma retribuição ao "vip" fora uma área apertada, sufocante e mal servida.

Além disso, a fome de embaçar outras opções mais divertidas do que um enlatado (e caro) "espaço vip", ou um tumultuado meio de praça gratuito, fez com que a organização (???) do evento, colocasse obstáculos ao longo da beirada da Praça do Marco Zero que dava para o oceano. Isso tudo para que a visão dos espectadores que foram em suas embarcações ficasse comprometida por inúmeras barracas cobertas por altos "chapéus de bruxa". Afinal de contas, quem optou por não pagar os R$ 100,00 do "camarote vip", não há de ter o direito de assistir ao espetáculo, mesmo que de rabeira. E para piorar, vem a cartada final que comprova essa ausência de bom senso dos organizadores do evento. Bloquear a visão do mar não era suficiente: que as potentes caixas de som fiquem totalmente voltadas para a terra e nenhuma para o oceano. Afinal de contas, quem optou por não pagar os R$ 100,00 do "camarote vip", não há de ter direito de escutar o espetáculo em alto em bom som.

Esquece-se apenas do detalhe insistentemente inexplorado da cidade do Recife: somos uma cidade que floresceu em meio a rios deslumbrantes, com um oceano maravilhoso à nossa frente. Obviamente imagino que, caso esse show do Fatboy Slim tivesse acontecido em uma cidade como Sydney ou Veneza, haveria uma digna preocupação com o público que inevitavelmente iria prestigiar o espetáculo da água, em suas embarcações. Mas estamos falando de Recife - cidade ofuscada pela mentalidade pequena, bairrista e tacanha. Bem colocou o colunista Orismar Rodrigues, do Jornal do Commercio, que enalteceu o show à parte que foram as embarcações na frente do Marco Zero e apontou a falta de estrutura do tal camarote de cem reais.

Então chega o Domingo. Dia do tão aguardado e anunciado bloco Balança Rolha. Aquele da baiana Ivete Sangalo. Sim... de Ivete; afinal pouco se deu destaque às atrações pernambucanas que iriam desfilar também. E vem a velha união do pouco investimento com a maximização de lucros. Sempre contando com a aquiescência pacífica do povão, que baixa a cabeça diante da truculência. Porém nesse Domingo fatídico isso não aconteceu. Seguranças de menos, policiamento de menos. Cordão de isolamento baiano num bloco pernambucano em plena Avenida Boa Viagem. "Como é que é mermão?? - Vou esculachar..." E esculacharam. Foi tiro, garrafas e cocos voando, gente passando mal, assaltos, tapas, murros e muita reclamação da sociedade. Então vem o prefeito dizer que Carnaval em Recife não combina com cordão de isolamento. Grande novidade. Nossa tradição sempre foi a liberdade, o popular e povão mesmo. Nada de capitalismo selvagem no nosso carnaval. A poluição visual dos patrocinadores oficiais já é mais do que suficiente.

Claro que a violência ocorrida não tem justificativa. Violência é imperdoável. Mas que diabo de planejamento foi esse que destacou apenas duzentos e poucos policiais para um evento desse porte, acontecendo na rua? Até algumas partidas de futebol receberam reforço policial maior. E nem a desculpa de que a quantidade de público foi subestimada cola, pois até mesmo um cidadão comum, residente em Boa Viagem, poderia dar uma previsão melhor da quantidade de gente que iria se aglomerar para assistir a SHOWS de graça ao lado da praia mais frequentada do Estado. Linhas êxtras de ônibus foram colocadas, ruas bloqueadas e muitos outros preparativos foram feitos para receber essa aglomeração toda. Apenas a segurança foi esquecida. Isso foi certamente uma receita cozida em panela de pressão. Mas a panela não aguentou. E quem se deu mal, mais uma vez, foi o cidadão de bem que tentou se divertir na paz e os moradores de Boa Viagem que novamente tiveram de reviver as agruras do Carnaval do despreparo e a violência na porta de casa.

E agora? O que esperar do Carnaval propriemente dito?

IMAGEM DO BLOCO BALANÇA ROLHA 2007:
FOTO: C. Bradley


Sergio Dourado

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eu disse q essa camarote VIP ia ser uma bosta e q, quem for pelo mar não ia conseguir ver nada. Sò me restou ficar na muvuca e, mesmo assim, foi legal.
Bjuxxx, querido!

01:43  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente , porém tudo já está tão saturado e cansativo que a "justiça" o "direito" , parecem utópico.O povo do Recife não merece ver essa cidade ser destruída por aqueles que transformam o dinheiro em identidade, o povo é muito mais que um cordão de isolamento do balança rolha e da área vip da over point , pequenos são aqueles que transpõem barreira , os cegos , os imbecis , os tolos, que não sabem que a nossa cultura é popular o Recife é do povo e povo sempre vai merecer mais , a alegria e o amor tais como a paixão são sinônimos da massa , uma massa que está cansada de lutar pela paz , mas que não desiste do Recife , nem desiste de semear as culturas pernambucanas , fazendo a cada ano o melhor carnaval de rua do mundo.Isso não tem dinheiro que pague. O valor está na alma e no coração de cada folião. Viva ao Recife , Viva o povo, só podemos lutar por igualdades quando alguns homens se derem conta de que é preciso ser humano primeiro.

21:46  
Anonymous Anônimo disse...

Mais uma vez uma grande cronica. E saibam todos que isso aí não é privilégio só de Recife. Na minha cidade e em outras capitais acontecem coisas semelhantes.
Gente tacanha no Brasil é o que não falta.
Boas prévias carnavalescas a todos.

18:18  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

00:40  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Eu tb não consigo entender Sérgio como em uma cidade com tanta cultura, aliás berço da cultura do Brasil, tudo é tão frágil e mesquinho.

Rapaz desde as ondas e confusões das liquid sky ..toda a polêmica que houve em torno das opiniões de Cecilia Bradley, e opinei no orkut dela, inclusive a pedido: "Cecilia é por essas e outras que não vou a mais nenhum evento em Recife" ..e não fui mesmo ..até quis ir no Tiesto, até quis ir no fatboy ... mas por outros motivos não rolou ...rapaz eu acho que eu sempre escapo das roubadas. Graças.

Embora todo mundo que conheço tenha dito que foi bom na questão do fatboy acho que dificilmente, pelo que me foi descrito, eu iria curtir ..realmente tapar a visão do mar foi foda .. realmente não somos civilizados ..aliás somos ... mas somos poucos...

Quanto a confusão em BV ... bom quem sai de casa pra ir pra um negócio chamado balança rolha já deve ir preparado ... no sábado estive na praia e já senti o clima ..vai ter guerra aqui.... descaso total das autoridades ..... o que já rendeu baixas.

a avenida boa viagem nao é pra se fazer aquela baderna não cara ... num dá ..e a impressa massacra né ..adora detonar mais ainda o que já detonado está: IMPRENSA SEJA MAIS PATRIOTA. A coisa não deu certo ..mas putz ..pisar mais ainda em cima ..é muito mico ..assim é mesquinharia por todo canto, do lado errado, do que parece ser certo ... nem sei mais ..

é muita violência e eu que já não tava podendo brincar carnaval ..mas até querendo, broxei total hj com história horrivel do garoto de 6 anos do rio. Da minha casa não saio...as ordes bárbaras que passem ao largo ... bem longe de mim, vou ficar em casa ..com meu pai, minha mãe ..vou ver as escolas na tv, sem suar, sem me estressar ....só de pensar em me deitar na minha cama limpa já me dá orgasmos.

OBRIGADO MEU DEUS (NUNCA FUI TÃO SINCERO) ME CONSERVE SEMPRE ASSIM, A SALVO DAS INVASÕES BÁRBARAS!!!!

O TEXTO ESTÁ MARAVILHOSO, DOS MELHORES QUE JÁ LI, PARABÉNS.

00:45  
Anonymous Anônimo disse...

Como uma boa carnavalesca, sempre marcando presença no carnaval de Recife, apenas posso dizer que o quê vem ocorrendo não se dá apenas a "falha" dos organizadores como também ao novo "rótulo" que a população vem dando ao carnaval de uns anos para cá - uma festa de brincadeira, diversão entre as boas fantasias e anedotas passou a ser vista como se diz a música "nao sou de ninguém / eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também". Libertina. Assim TUDO passa do limite. Genericamente falando. E com a graça de uns, ainda podemos prestigiar a beleza do carnaval - seus blocos de rua, desfiles de luxo e os tambores! Infelizmente temos de deparar com essa realidade e pouco descaso da "organização". O quê fazer para mudar? O mundo se perde, a diferença social que tanto nosso Presidente luta para "sanar" - colocando em "extinção" a classe média - mais se faz; e pior, a moral, a ética parece se esquecer. Vejo-a mais distante em nossa sociedade. Impressão? E sem moral , sem ética....(...).
Um cheiro.
Galega.

23:46  
Anonymous Anônimo disse...

Como uma boa carnavalesca, sempre marcando presença no carnaval de Recife, apenas posso dizer que o quê vem ocorrendo não se dá apenas a "falha" dos organizadores como também ao novo "rótulo" que a população vem dando ao carnaval de uns anos para cá - uma festa de brincadeira, diversão entre as boas fantasias e anedotas passou a ser vista como se diz a música "nao sou de ninguém / eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também". Libertina. Assim TUDO passa do limite. Genericamente falando. E com a graça de uns, ainda podemos prestigiar a beleza do carnaval - seus blocos de rua, desfiles de luxo e os tambores! Infelizmente temos de deparar com essa realidade e pouco descaso da "organização". O quê fazer para mudar? O mundo se perde, a diferença social que tanto nosso Presidente luta para "sanar" - colocando em "extinção" a classe média - mais se faz; e pior, a moral, a ética parece se esquecer. Vejo-a mais distante em nossa sociedade. Impressão? E sem moral , sem ética....(...).
Um cheiro.
Galega

23:56  

Postar um comentário

<< Home