CENTRÍFUGA

16.4.07

SALÁRIO E BENEFÍCIOS

Num fim de semana atípico em João Pessoa, eis que o blogueiro que vos escreve teve de ir àquela cidade para atender solicitações profissionais num final de sábado. Aconteceria lá, justamente no domingo de manhã, o concurso para preenchimento de vagas do TRE da Paraíba. Uma legião de concurseiros de todo o país migraram por cerca de 24 horas para a região.

Percebi, já na ida de ônibus, que o assunto em voga era concurso público. Antes ja havia sentido o prenúncio de incômodo quando fui informado, depois de gastar algumas ligações telefônicas para pousadas e hotéis pessoenses, que não havia vagas disponíveis na cidade. Teria de me contentar em terminar a minha função de DJ e ir madrugar diretamente na rodoviária à espera do próximo ônibus para Recife.

Espantou-me a quantidade de pessoas de outros Estados que estavam em João Pessoa. E o número apenas aumentava com o passar do tempo: pessoas com cadernos e apostilas debaixo do braço não paravam de chegar, na meia hora que fiquei na rodoviária esperando minha carona. E o motivo, obviamente, é o desespero em conseguir um emprego nesse país com falta de oportunidade que pague dignamente e tenha alguns parcos benefícios.

E isto me faz trazer à baila a legislação trabalhista brasileira que impede que a quantidade de empregos aumente, por ser inflexível demais. E este mesmo conjunto de leis obriga que o empregador pague o menor salário possível aos empregados, por conta da pesada repercussão que cada centavo salarial custa aos cofres das empresas. A hora se aproxima em que a reforma trabalhista será inevitável para que o desemprego diminua em nosso país. Em fevereiro deste ano a taxa de desemprego chegou a 9,9%, menos que os 10,1% do mesmo período do ano passado, porém longe de ser uma quantidade que inspire otimismo. Significa 2,2 milhões de desocupados num Brasil que carece de meios para o crescimento econômico e, para tanto, de gente para trabalhar nas frentes de produção. Mas como convencer empregadores a contratar?

É quase a velha estória de quem vem antes: o ovo ou a galinha? Não se contrata mais porque a produção e a economia não crescem ou a produção e a economia não se desenvolvem porque porque há receio de se comprometer pesadamente com relações trabalhistas?

Obviamente este não é o único fator que determina a inaptidão brasileira em fazer crescer sua economia. Há a carga tributária opressora, a falta de infra-estrutura que atenda a contento o desenvolvimento industrial e agrícola, o despreparo da mão de obra disponível, entre outros fatores que não recebem a devida atenção do poder público. O milagre de um salvador da pátria que a ideologia dominante incute na cabeça da sociedade não está mais colando.
Seja burguês ou proletário; estando na situação a ineficácia parece tomar conta.

Sergio Dourado

14 Comentários:

Blogger Clayton Rodrigues disse...

O caos do qual temos tanto discutido nas últimas semanas neste blog é, como todos sabem, o conjunto de todos os problemas debatidos aqui.

O que se repete em minha mente depois de ler esse texto é justamente a mesma pergunta que o blogueiro Sérgio Dourado fez, "o que veio primeiro: o ovo ou a galinha?"

E já não adianta recorrer à velha resposta da herança deixada pela exploração no Brasil colonial; é necessário ser mais objetivo.

A mudança que todos anseiam será (espero) lenta e o que nos resta é sequir em frente com atitudes que façam alguma diferença, mesmo que insignificante.

Clayton Rodrigues

17:52  
Anonymous Anônimo disse...

É meu irmão ...


O bicho tá pegando; de um lado a juventude sem oportunidades e de outro os mais velhos escanteados, ou seja, tudo bastante desajustado!

Esse quadro que o Sérgio apontou, a moçada chegando com cadernos e apostilas debaixo do braço, é foda! É o nosso país pedindo chances para crescer (ter que vencer), mas com muita dificuldade pela frente logo nos primeiros passos! Todos nós já passamos por isso ...

Lembro bem de toda preocupação que me cercava, até que fui abençoado com uma oportunidade de trabalho aos 18 anos, mas eu também sabia que teria que RALAR MUITO, em regime de escala de revezamento, sem direito a folgar nos finais de semana, sem feriados, horários noturnos, etc, mas mesmo assim "aguentei" esse pique por 18 longos anos (sempre na Varig) e profissionalmente falando, não poderia ter sido melhor para mim ... mas fiz por onde, fiz sim senhor! Trabalho e responsabilidade nunca me assustaram ...

E nessa jornada pude ver alguns que chegavam na roubada (supostamente precisando), no entanto quando ficavam frente a frente com o trabalho, quando sentiam o peso da parada, amarelavam e caíam fora! Então não estavam precisando tanto assim (?)

(nunca entendi isso direito)



A situação dos mais velhos, eu ainda acho pior! Um profissional desempregado e acima dos 45 anos de idade, esse cara hoje em dia está "morto", com excessões, é claro, mas dificilmente será reenquadrado no mercado de trabalho!

Se partirmos para falar dos aposentados, esses então coitados, esses levam "porrada" de tudo que é jeito, tendo quase que mendingar pelos seus direitos, sofrendo com filas, leis injustas e ultrapassadas, isso tudo depois de terem ralado e serem descontados a vida toda, depois de terem CONTRIBUIDO e no final ainda sofrem, até pela própria sociedade que parece dar as costas a todos esses problemas!

Nesse aspecto, nós temos que reconhecer a política do Japão, onde se investe nos jovens, criam e oferecem condições, mas a prioridade é para com os idosos, pois eles entendem que esses já cumpriram o bastante, que merecem o devido respeito e consideração!

... mas isso é no Japão!




BORA PRA FRENTE, BRASIL :)


Abraços,
Angolla

20:48  
Anonymous Anônimo disse...

Eu lembro de quando estava no Brasil, sonhavamos todos em conseguir um emprego que nos desse carteira assinada, férias, 13 e bla bla bla! todos os beneficios possiveis.

Aqui nos EUA é assim. Só as empresas nacionais dão um suporte de beneficios, todo o resto do pais, oferece o emprego sem nem contrato. É tudo informal e se ganha dessa forma. O indice de desemprego é pequeno e o governo fica com as preocupaçoes apenas voltadas para os velhos.

Eu acho que tem o lado bom e o lado ruim de tudo isso! Vc saber que nao pode ficar doente, pq senao nao recebe pelo dia de trabalho. Nao pode tirar ferias, nao tem uma ajuda extra no final do ano, nao tem uma reserva pra quando se aposentar...

Mas se vc pensar no aqui, agora, presente total, trabalhar ainda te dá a chance de vc proprio lutar pelo seu futuro!

As vezes tudo o que a gente quer, é um trabalho...

11:40  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAH soube que foi uma confusão só em Jp esse fim de semana, meu primo fez esse concurso.

Pois é Sérgio e pode ter certeza, a grande maioria ali tem emprego e muitos bons empregos, a instabilidade do setor privado leva as pessoas a tentarem ao menos um emprego público, que gera mais segurança. Mas o que se há de fazer, o salvador da pátria não salva e os impostos, esses sim são os maiores vilões do país, encarecem tudo, elevam os custos ..tenho certeza que o Brasil crescia 200% se se cortasse ao menos 50% desses impostos ...mas o goveno não quer isso, quer mais e mais e quanto mais há, mais corrupção se instala.

Esse é um dos governos mais malditos que já existiram, muito mais pq se alicerçou na ingênuidade do povo que no fundo no fundo merece o que passa pq se deixa escravizar ...que há de se fazer? os bons vão embora assim que podem ..e o Brasil continua colônia e a cho que nunca vai deixar de ser.

15:54  
Blogger GeraldTheSaint disse...

PS: E eu não sou um pessimista, muito pé no chão .. me organizo pra chutar o pé da barraca daqui.

15:56  
Anonymous Anônimo disse...

uma amiga minha do Rio de Janeiro esteve também em João Pessoa para fazer essa prova. num pais como o nosso onde a dignidade é material escasso quando se fala de trabalho e oportunidade, emprego público, qualquer que seja é a única saída para muitos.
descaso dos politicos é coisa frequente, principalmente quando se trata das várias reformas e ajustes urgentes e necessarios para que as coisas melhorem. a legislação trabalhista, aparentemente garantidora dos direitos do trabalhador, é uma grande falácia quando analisada friamente. resulta em um terrivel medo de quem emprega em contratar e pagar um ordenado decente. meu irmão tem duas lojas em um grande shopping de Campo Grande e ja me confessou que é generalizado o receio por parte dos lojistas em contratar. o gasto com taxas, impostos, fgts, seguros e etc são quase impraticáveis. contratação é sempre em ultimo caso.
algo que parece ser bom para o trabalhador é o seu pior inimigo. mas ideologicamente flexibilizar as leis do trabalho é um tabu. qualquer CUT ou sindicato de grande expressao não quer nem pensar no assunto.
alta polemica.

guto (itaporã)

17:23  
Anonymous Anônimo disse...

O tema veio em boa hora. Acho que a maioria está com a corda no pescoço. Eu estou. Emprego está difícil e sobreviver de sálário tendo que pagar plano de saúde, educação, condomínio com vigilância e etc, tudo responsabilidade do Estado que recolhe nossos impostos é um absurdo.

14:23  
Anonymous Anônimo disse...

Nada como abrir o próprio negócio.

QUANTO AOS COncursos são a maior furada!

pegam o dinheiro da galera, não chamam ninguém que é aprovado!

não se iludam com os concursos como soluçãO.!!!!!

OUTRA COISA PERCEBER ISSO EM JOÃO PESSOA E NÃO CONHECER A REALIDADE DE NOSSO ESTADO. QUANTOS CURSINHOS EM NOSSA CIDADE, QUANTAS PESSOAS INSCRITAS, QUANTOS APROVADOS SÃO CHAMADOS.??????

ALIEN
O PRIMEIRO E ÚNICO PASSAGEIRO

18:14  
Blogger Anderson Maia disse...

Nessas horas me vem à mente uma frase q ouvi d uma professora ainda na época do ensino médio. Ela falava mais ou menos assim: "não queiram mudar o Brasil, pois isso é impossível... queiram, sim, mudar suas vidas!" Se Isa Dias ouvisse uma frase dessas certamente iria dizer q isso ñ passa d uma iceologia dominante para conformar as pessoas a aceitarem a situação de caos do país... no entanto, ideologia ou ñ, o fato é q o Brasil realmente está complicado d se viver... será mesmo q existe solução pra toda essa má distribuição d renda, pra todo esse sistema opressor, pra toda essa falta d oportunidade? Bem, do jeito q as coisas andam, está mais fácil acreditar no "bom velhindo" do q neste "milagre"... d qualquer forma, vamos fazer nossa parte e, ao menos, tentar mudar nossa própria realidadade, para através disso, quem sabe, tentar modificar ao menos um pouco toda essa "sujeira" q se chama BRASIL!!!

08:47  
Blogger Sérgio Dourado disse...

Nada É Impossível De Mudar
(Bertold Brecht)

Desconfiai do mais trivial,
na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.

11:44  
Anonymous Anônimo disse...

OH LÁ ...



Falei dos coitados dos aposentados há uns 3 dias e não deu outra ... novamente vem chumbo grosso pra eles :



" INSS CONVOCA 71 MIL APOSENTADOS QUE PODEM PERDER O BENEFÍCIO!

A Previdência Social começa a notificar, a partir desta quinta-feira, 71.480 aposentados e pensionistas no país que ainda não atualizaram seus dados no censo previdenciário e podem ter o benefício suspenso pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). "

... continua : www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u116245.shtml



HEI LULA ... ACORDA PRA JESUS, MEU IRMÃO !!!



Abraços,
Angolla

18:40  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAHA Lula acordar pra Jesus ... Lula não deve nem saber quem é Jesus velho ..tá nem ai ..ele só vê a ele mesmo, no espelho da bruxa de branca de neve, que ele achou num sei onde ...ehehe

10:16  
Anonymous Anônimo disse...

Reiterando...
Não importa partido, ideologia, se de direita ou esquerda (se é que isso ainda existe), se burguês ou proletário: quando se está nas rédeas do governo, a inépcia parece tomar conta.

Mas não sejamos tolos em acreditar em salvadores da pátria, né? O lance é cobrar, botar a boca no trombone e encher o saco desses inéptos. Pode até não dar jeito, principalmente quando há apenas 1, 2, 500, 1000 vozes falando. Mas se essa atitude se tornasse um hábito de milhões creio que começaria a surtir algum efeito. Sejamos a linha de frente.

Quem escreveu para o seu deputado/senador/prefeito/governador hoje? ;-)

10:36  
Anonymous Anônimo disse...

...... vou mudar minha cidade, vou mudar meu estado, vou udar meu país. Isso é o que escutamos sempre dos muitos politicos em época de eleição.MAS devemos lembra que desses são poucos aqueles que faz valer a pena o voto de confiança que demos, por isso concordo plenamente com o Sérgio, temos que colocar a boca no trombone, mesmo que sejamos apenas um, pois para que a mudança ocorra é necesssário alguem dar o primeiro passo.

21:12  

Postar um comentário

<< Home