CENTRÍFUGA

23.12.06

NATAL

Já é quase véspera de Natal. Momento em que o mundo ocidental se aperta nas lojas e comércios e muitos se endividam, mergulhados na sanha consumista incutida em nossas mentes pelo Papai Capitalismo, primo rico do Papai Noel. O bombardeio publicitário é implacável nessa época. Compre. Presenteie. Adquira. Afinal, é Natal!!! Algumas vozes fracas fazem lembrar o cunho real da data: o nascimento de Jesus. E talvez numa tentativa da decadência consumista catolicista brasileira de aplacar sua culpa, surgem presépios e mais presépios nos centros de compras, lojas, edifícios, praças, repartições públicas etc. Na Itália tentaram conjugar a homossexualidade no presépio do Parlamento. Mas foi vetado. Uma criança de seis ou sete anos que venha a observar algumas dessas encenações estáticas talvez nem consigam perceber a singela figura infante deitada numa manjedoura. Até porque o zoológico nababesco de personagens que a cerca seja bem mais vistoso e impactante.

O nascimento do Salvador foi meio que esquecido. A figura do “bom velhinho”, criada pelo primo rico do mesmo, ganhou proeminência e um status místico. Irônico. A encarnação do bem, criada e divulgada pelo próprio vício materialista. O intuito é claro: Natal é época de dar, de presentear. Por conseguinte, de comprar, comprar, comprar. E ai daquele que se frustra por não ter condições de fazê-lo. Resta-lhe esperar pelo Papai Noel ou então furtar, roubar ou matar. E é o que muitas vezes acontece.

Como explicar a um filho, inexoravelmente bombardeado pelas propagandas veiculadas na mídia, que ele não poderá ter aquele presente fantástico no Natal porque não há dinheiro para adquiri-lo? A frustração, quando infantil, é imensamente maior. Uma crueldade. As conseqüências inevitáveis, de acordo com a nossa norma social injusta, é uma legião de frustrados em busca do inatingível. Alguns apelando a meios igualmente cruéis e violentos.

Mas é Natal. Tempo de paz, solidariedade, compaixão, bondade no coração. E vem aí um ano novo de muita esperança e de tempos melhores. Será?


Sergio Dourado

8 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Havia passado aqui mais cedo, mas não tinha nada de novidade... Mas para a minha surpresa, uma publicação nova na madrugada. Vocês "centrifugas" não dormem?

Vou deixando logo meu Feliz Natal, pois viajo amanhã e só quero ver computador e internet na minha frente lá pela terça feira.

Tudo de bom para vocês. E realmente é uma pena que o Natal hoje em dia não é nada mais do que um produto comercial. Não sou religioso nem nada, mas antes a figura idealizada de Jesus - o Salvador e a comemoração pelo seu nascimento, do que esse circo armado para encher os bolsos das grandes indústrias e lojas.

01:56  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... e como você mesmo disse, Sérgio


MAS É NATAL!



Então bora pra frente, né maluco? Todos nós com mais Fé, com mais determinação, mais experiência, visão, aprendizado, tolerância, perdão ... e paixão!

Paixão ... paixão porquê a vida existe pra dar certo, yesssss :)


Angolla


Obs,
Feliz Natal!

22:57  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

sei bem o q é isso, pura crueldade mostrar um monte de branco sorridente a comer um peru(!)que mais parece um avestruz, enquanto milhares padecem de fome pelo país. Mera injustiça pregar roupas novas,igualdade e amor dividindo tudo em três parcelas sem entrada e sem juros.
Mas...é natal.
Pelo menos aquela desgraça de vermelho não me esqueceu...Los hermanos no marco zero, por####!!!!
Se foi a desgraça de vermelho ou o menino pobre de Nazaré nun sei...sei q é Natal e eu tô na mídia! :P

22:53  
Blogger GeraldTheSaint disse...

O que é o Natal? ora, pra mim é uma data em que a familia meio que se reúne, nem sempre por inteiro.... troca-se presentes....no fundo, no fundo, Natal é comer pra cacete.... confesso, comi, gula total, será que vou pro céu ?

Na verdade o natal não é muito mais do que uma festa artificial/comercial, o simbolismo por trás dessa data é simplismente a tentativa da igreja (com 100% de êxito)de acabar com as festividades pagãs da antiguidade, tudo em nome de Jesus, coitado de Jesus, que nós não sabemos quando nasceu, nem se existiu mesmo de fato pq sua história e existência se olharmos a fundo mesmo é muito obscura, nunca se levou tanto em vão o nome de alguém.

Na verdade quem nasceu no dia 25 de dezembro foi o O DEUS SOL INVENCIVEL.

Foi o dia simbolico que a igreja encontrou para substituir o culto a esse Deus pagão no ápice das comemorações do solstício de inverno, a saturnália, comemorada com a troca de presentes de 17 a 22 de dezembro, em homenagem ao deus Saturno. Data desse dia tb o nascimento do deus persa MITRA, tb conhecido como o sol da virtude, não é só essa data que foi usurpada pela igreja, a páscoa tb substitui uma data de festa pagã... não vou entrar em detalhes....

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, a igreja forneceu simbolismos cristãos e uma nova linguagem cristã. As alusões dos padres ao simbolismo de Cristo como "o Sol de justiça" (Malaquias 4: 2) e a "luz do mundo" (João 8: 12) expressam o sincretismo religioso.

Mas ai vão dizer ..jesus é o simbolo da esperança e tal ...e blá blá blá

Como sempre a humanidade deixa de lado a verdade e transforma em "novo real" a ilusão, santa claus sempre vestiu azul, até que a coca cola decidiu que ele seria vermelho...coisas da era moderna....como bem dizia eclesiastes tudo é vaidade ..... li hoje no jornal que enquanto a maior parte do mundo ceiava, o pessoal da alqaeda planejava explodir o eurotunel no canal da mancha ... chega até a ser engraçado ...

parece papo de mal humorado, mas não é ..se todo mundo percebesse o Jesus em si, não perderia tanto tempo com bobagens ...o Papa fala em seu sermão para o mundo lutar contra o preconceito ..mas ao memso tempo condena os homosexuais ... com preconceito, condena o consumismo desenfreado mas pode ir lá ver que o sapato que ele está usando é um PRADA de 500 doláres ... isso sem nem falar no valor da sua roupa a fios de ouro e pedras de valor, BENEDICTO BAD BOY.

Diz o ditado, ignorância é dádiva (ignorance is bliss) tô fora, prefiro ver as coisas como elas são ... não falta Jesus nesse mundo, aqui e agora, que todos os dias morrem, que todos os dias falam ao mundo e ninguem escuta, é só parar pra ver ... quem paga o "pato" mesmo é o Peru.... É O ÚNICO QUE SE DÁ MAL, COITADO ...BOM EU NEM GOSTO DE PERU..ALIÁS NÃO GOSTO DE AVE NENHUMA ..VOU PRO CÉU... VOANDO.

;)

00:02  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

E A MISSA DO GALO, hein?


Luxuria da pôrra ... os escrotos botam pra fuder, todo ano é isso!
Zero relação com Cristo, ou com FÉ ... um contraste imoral, desumano!!

Assisti alguns minutos, mas chega a ser revoltante ver aquele bando de hipócritas! Meu verdadeiro DESPREZO por essa instituição "regiliosa", falsa e falida!



Angolla

18:46  
Anonymous Anônimo disse...

Falida é que ela não é mesmo!

21:20  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Para Guto,


Tem razão, cara ... expressei mal!

Falida só se for na ideologia, porquê GRANA realmente ali nunca faltou, eheheh


Angolla

22:03  
Blogger Maurinei Cabral disse...

Tem Gente Pesquisando Neh ?
Então posta ou vcs não da conta desfarça nem sabe c o cara existe o que importa é que tem gente pesquisando sobre ele !!

09:59  

Postar um comentário

<< Home