CENTRÍFUGA

4.9.06

DIA DA independência

Essa semana iremos comemorar o Dia da Pátria. É a data em que conquistamos nossa independência de Portugal no ano de 1822. Mas o que alguns brasileiros se perguntam no momento é se, de fato, essa independência algum dia existiu.
Após 184 anos percebe-se que o que mudou realmente foram os donos da coleira que nos prende o pescoço. Se antes era um dono (ou dois... não esqueçamos da poderosa e manipuladora Inglaterra) agora há um amplo consórcio mandando no pedaço. Saiu um rei abobado e uma rainha pomposa e entram impérios democrático-capitalistas e controladores de vasto poder econômico.
Não bastasse tal fato, há ainda que se ressaltar que a coleira apertou ainda mais. Pois o Brasil, como bom e pacífico cão amigo - daqueles que abanam o rabinho ao menor aceno de carinho - ficou mais gordo e sedentário. Aprendeu algumas lições, isso é certo. Afinal havia alguem para dar-lhe um certo "treinamento". Mas há ainda muitas pulgas a serem extirpadas. O problema é que aquele que segura a "coleira" não tem lá muito interesse em se livrar delas.
E em meio a alguns latidos desesperados e feridinhas de sanguessugas, vamos nós do povo seguindo em frente como dá. "Como Deus permite". Alguns comemorarão o 7 de setembro numa praia, torrando ao sol. Outros fazendo discursos ufanistas de caráter eleitoreiro. Poucos estarão refletindo sobre a verdadeira realidade brasileira e lamentando não haver muitos motivos a serem comemorados. Um pouco de reflexão nesse momento viria totalmente a calhar.

Sergio Dourado

14 Comentários:

Blogger Angolla _\|/_ disse...

Saudações Pernangollanas :)


Sérgio,

Quando você diz que "poucos estarão refletindo sobre a verdadeira realidade brasileira e lamentando não haver muitos motivos a serem comemorados", me desculpe, mas não posso concordar ...

Eu vim morar no Brasil em 1978, (ou seja, há 28 anos) e esse abençoado presente que o destino me reservou é motivo para uma comemoração quase que diária, pelo menos para mim!

Concordo quando você diz que um pouco de reflexão calharia bem, no próximo feriado do 7 de setembro.

Eu particularmente penduro uma grande bandeira Brasileira na janela da minha sala; essa bandeira chega a bater na janela do andar inferior, estampando meu orgulho e agradecimento a este país e tenho a certeza que muitos passam na rua, olham para a bandeira, e confusos questionam se tem jogo da Seleção ... ehehe

Ainda acho que não devemos condenar um passado que não deu certo, mas sim impedir que os grandes erros voltem a ser cometidos, inclusive pelo povo, por nós ... não esqueça desse detalhe!

A força não existe apenas no lado dos "mais fortes", afinal neste país eles são a minoria ...

A força obrigatória é nossa; o direito de votarmos é nosso e isso muda uma nação!

Obs,
próximo 1º de outubro, minha bandeira vai estar lá de novo ...


Enfim, eu ainda acredito no Brasil e provavelmente comemorarei o feriado da independência na praia, torrando ao sol (como você mesmo disse), tomando uma boa geladinha e feliz por saber que moro no melhor lugar do mundo, onde a verdadeira LIBERDADE EXISTE!

E Viva o Brasil :)


Abraços!
Angolla

14:54  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

falar mal da rainha de portugal foi mal(ela era mt stile!)e...Sérgio, para de chorar miséria e de ser maldoso!!! Pois:"moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza..." :) :P

01:34  
Anonymous Anônimo disse...

Um ótimo "país tropical numa manhã torrando ao sol" para os dois então.
Angolla, você REALMENTE acredita que a maioria do nosso povo para para fazer alguma reflexão sobre a nossa realidade? Então você vive num mundo de sonhos. Os meus textos procuram fazer com que as pessoas reflitam. Eu, justamente por acreditar muito no meu país, e por querer o melhor para ele e pelo meu povo, procuro atuar expressando meus paradigmas a fim de que isso traga alguma discussão e reflexão por parte de quem lê. Não detenho a verdade absoluta, longe de mim.
Não tapo o sol com a peneira. Tão pouco choro miséria. Pois essa não precisa ser chorada, tendo em vista que já nos permeia e cerca todo o tempo. Mesmo quando subimos os 17 andares que nos isolam do mundo feio e sentamos confortavelmente no sofá da sala para assistir o que os veículos de informação diluem e passam para nós. A miséria precisa ser cutucada... vencida. E para isso precisa ser encarada de frente.

[Algo do tipo: "enxergar" de verdade que existem meninos e meninas de rua. E que isso não é normal, moral e correto.]

O Brasil é lindo, maravilhoso. Por um lado sim. Mas não se pode apenas olhar para uma face e esquecer que a outra (feia e injusta) existe.

14:08  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Oi Sérgio,


... eu desisto cara!

Você realmente tem uma visão muito crítica, bastante séria e sempre com forte peso em relação a tudo ... um astral de luto, eu diria!

Prefiro ver A VIDA, o país (seja lá o que for), por um outro ângulo, saca?

... e esse meu suposto mundo de sonhos apontado por você, me faz muito feliz todos os dias, pode acreditar nisso ...


Obs,
você perdeu "a torração" na praia! Foi massa ...



Valeu!
Angolla

(tou saíndo dessa parada aqui)

10:32  
Anonymous Anônimo disse...

Ao caríssimo Angola:

Visão crítica sim. Sempre. E alguem tem que tê-la, não?

Astral de luto...? Isso foi pra agredir? Que desperdício de letras. Sabes que não sou enlutado. hehehehehehehe

Ângulo é o mesmo que ponto de vista. Geralmente não é questão de escolha, mas sim de ideologia ou filosofia de vida. Se a sua é essa, te respeito, cara... Viva de acordo se isso te deixa feliz. Respeito todas as pessoas do jeito que elas são. Apesar de que, por vezes, a recíproca não é verdadeira.

E quanto à praia... bem... faz mal à pele... hehehehehe (brincadeira) apenas não vejo muita graça nisso.

23:30  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

ixi! isso foi uma briga?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
q tôsco meu! Sergio, quando falei pra não chorar miséria, falei no sentido de parar de ser pessimista ok?! num pensa mer## pô!!! Te liga cabeção!!! nosso país é perfeito(kkkkk -risada irônica) e corrupção?! que nada, isso é intriga da oposição! :P

23:49  
Anonymous Anônimo disse...

huahauhauhauahuahuahuahau

Até tu Mr. doCaos???? hahahahahaha

Entendi sua ironia, claaaro!

Abraço

12:37  
Anonymous Anônimo disse...

Esse Angolla aí é sensível né? Eu adoro praia e amo meu país. Mas o que rola atualmente é muito prodre e feio mesmo. É bom botar a boca no trombone sim! Continuem botando sempre. Quem quiser seguir trilhas de arco-íris e achar que tudo aqui é uma beleza e que existe VERDADEIRA LIBERDADE e etecetera que continue se escondendo da vida real. E torça para que ela um dia nao chege batendo à sua porta com um revólver na mão.
até outra hora

00:22  
Anonymous Anônimo disse...

Há pouco tempo estive na Europa, continente de muitos colonizadores e não de colonizados como foi o nosso; até uns colonizados passaram a ter o apoio de colonizadores / seus vizinhos. Cada qual conseguiu a sua independência a seu modo e sempre comemora porém, qq lugar - seja 1º como 3º Mundo - vimos Países independentes mas Estados (população) dependentes dos seus patronos! Não é questão de ser pessimista ou "lutado" e sim que, em qq lugar existem populações / vidas diferentes que circulam em torno dos princípios, éticas e moral deixados por grandes pensadores até o pior dos ditadores.Aonde não se tem uma "guerra" interna? A política é poderosa e sempre será estudada, questionada, colocada à reflexão da população de QUALQUER País seja ele Colonizador como Colonizado; agora é besteira levantar o texto como algo pessoal - abordado como pessimista ou que há falta de amor - a um País que INFELIZMENTE aponta índices grotescos de desigualdade social e que a cada dia que abrimos um jornal, tem uma crítica de pessoas que querem levar cada cidadão a ter SUA própria reflexão, não IMPOR, sobre seus patronos, seu Estado. Não dizem que Deus é a voz do Povo? A política sempre vai trabalhar com reflexão e ângulos diferentes. Através da política se cria a História. E o Brasil está criando a sua a cada dia. Seja tostando no sol enquanto outros gritam na rua ou mesmo escrevem. MOstrar a realidade CRUA, fazer-se refletir e continuar vivendo nela, lutando na vida é sinal de Amor à Pátria, tbm. Quem desiste, não ama. Quem não respeita o próximo, não ama. Quem pouco faz, não ama.
Tenho um amigo que não é Angolano mas sim Nigeriano. Ele veio ao Brasil fazer Mestrado. Veio de SEU País miserável para outro - não se compara - que com suas virtudes, belezas mas tbm pobreza e corrupção, não o deixaram amar menos a Nigéria. Para lá voltou depois de tornar-se mestre com o intuito de mostrar outros conhecimentos ao SEU povo que vive na miséria. Nao é pq é pobre, que vc veja a História desmoronar sobre a cabeça, que vai-se deixar desistir e de tentar lutar com as ferramentas que se tem pelo melhor em/de SEU País.
O Povo brasileiro precisa de ação. Não se faz mais juventude como antigamente. Se há (acredito que exista) estão sufocadas pela corrupção. Corrompidas ou até estragadas, quem sabe (...).A maior liberdade conquistada é a da Expressão. E ela pode ser expressa até mesmo na Praia, torrando ao sol - seja para falar da Pátria Brasileira como para montar uma reportagem para a revista "Caras".
COmo disseram em um comment "E torça para que ela (liberdade) um dia nao chege batendo à sua porta com um revólver na mão". Concordo. Basta olhar para o PCC e nossa Política / patronos / donos da coleira. Para fechar, para amar não precisa ser perfeito. Em algum momento deste texto foi comentado que precisa ser? Pelo que li, não. Mas para desistir de lutar é fácil quando o bem maior - a mãe - perde seu próprio valor.
Sem mais. Bom texto! Sempre.
Um beijo patriata. ;)

01:59  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... para Guto Itaporã,

Você definitivamente NUNCA sentiu na pele, não conviveu e acredito que nem consiga avaliar um regime onde própria palavra "liberdade" é proibida!

Mas eu entendo ... caso contrário, aí sim, certamente você se esconderia da vida real!

(suas palavras)


Angolla

11:03  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Dá até medo comentar algo mais aqui, mas esse é só pra dizer que todos estão certos e todos estão errados em vários pontos.

Uns por serem extremamente positivos e com isso escondendo deles mesmos as realidades do Brasil, outros por criticarem com tanta obstinação e não ter solução. Vivemos a herança dos nossos ancestrais e procuramos fazer o melhor com ela. Falta muito, falta. É bom lembrar que utopia é um lugar que não existe e que a terra não foi criada pra ser perfeita.

;)

02:33  
Anonymous Anônimo disse...

Na verdade não quis, com o texto, propor soluções. Apenas buscar a reflexão de todos nesse momento. Através de um despertar e pensar, quem sabe as soluções não começam a surgir? Convido a todos para esse exercício.

13:53  
Blogger Unknown disse...

a conversa de voçes é muito ilaria,mais certas coisas realistas e outras bobas.rsrss

21:25  
Blogger Unknown disse...

é, muitas coisas nos comentarios de voçes são exatamente relevantes,mais muitas coisas fazem sentido....
o dialogo entre voçes é engraçado mas muito interessante,inclusive o ultimo comentario de sergio é fabuloso........parabens meninos...

21:38  

Postar um comentário

<< Home