CENTRÍFUGA

20.12.07

E A VEZ DO ARTISTA?

Por ocasião do Recife Mix, tive a oportunidade de entrar em contato com vários artesãos e artistas que vivem da cultura na cidade do Recife e adjacências. Como organizador do evento, fazia parte das minhas atribuições conversar com esse pessoal e absorver tudo quanto fosse de estórias e experiências de vida de um grupo de brasileiros trabalhadores que lutam por um espaço ao sol, nesse emaranhado burocrático e problemático que é a cultura no Brasil.

Senti quão válida é a iniciativa de um evento como o Recife Mix para a saúde profissional de muitos artesãos, estilistas e designers. Recebi de vários deles a cobrança de um evento mensal que reunisse as mais variadas vertentes da nossa cultura em um espaço democrático que propiciasse um ambiente adequado para serem exibidos os produtos derivados da criatividade de nossos artistas. Essa cobrança seguiu-se muitas vezes de agradecimentos pela iniciativa e de efusivos “vivas” em relação ao resultado alcançado pelo evento no último final de semana, em especial no domingo – quando a feira recebeu seu maior público.

Em parte, tal reivindicação reflete o apuro que muitos artesãos estão passando por conta do monopólio de certos eventos de grande porte (como a Fennearte, Febraarte e outras Expo que surgem a cada ano) que em alguns casos conseguem um sucesso de público e propiciam excelentes vendas aos expositores, mas invariavelmente cobram taxas altíssimas para quem participa – apesar de contarem com excelentes patrocínios e apoios. Some-se a isto o fato de que a imagem que tais “mega feiras” estão vendendo é a do velho e bom “produto baratinho”. Tal prática pode até funcionar para alguns artesãos que procuram desenvolver uma linha de produtos de baixo custo, a fim de ter seu lucro garantido. Mas há certos artistas que não trabalham com uma matéria-prima de baixo custo. Ou que produzem peças tão únicas e bem acabadas que a recusa em vender por qualquer tostão é plenamente justificável. A saída que muitos encontram é participar de eventos menores que lhes tragam alguma visibilidade e olhares mais atentos à qualidade e originalidade em detrimento do “precinho camarada”.

De minha parte, seguindo o ponto de vista de um produtor de evento cultural, acho válido salientar a dificuldade que há para conseguir apoio financeiro. Tanto da iniciativa privada, quanto do poder público. Repetidas vezes esbarro na necessidade de um conhecimento político ali e acolá, para obter este ou aquele apoio. A coisa não é fácil. A Secretaria de Turismo do Recife, numa excessão, cedeu o Terminal Marítimo para abrigar o evento em 2007. Espero que as coisas continuem acessíveis. Cultura não deveria ser misturada com política de forma tão intrínseca. Mas é o que acontece na praxe. Coloco também a falta de um espaço que abrigue de forma confortável e permanente uma reunião de artistas e profissionais da cultura. Não apenas artesanato, moda e decoração: que seja dado o devido espaço para a dança, a música em todas as suas vertentes, o teatro, o cinema, a fotografia etc. Nosso povo tem muito a mostrar. Precisamos todos começar a querer ver.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Sérgio, sinta-se honrado por estar recebendo o meu primeiro comentário!!!

Pois como você sabe eu nunca posto comentários por pura preguiça mesmo!!!

Enfim, quero parabenizá-lo pelo lindo trabalho apresentado e agradeçê-lo por ter me ajudado na divulgação da banda viu...

Muitos abraços de um grande amigo, que não é o mais presente, sei disso, mas que o admira e sente uma sincera amizade por você!

Júlio Reis

15:54  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Pois é Sérgio, que bom que há pessoas que pensam como você.

Cria e cuida bem desse nincho por que senão daqui há pouco feira de produto artesanal vai ficar cara até pra quem pode se bancar numa fenearte da vida, e o problema é esse: é que todo mundo só quer ganhar, a cultura fica em ultimo plano.

Não que lucro não seja necessário, mas nesses termos, se é pra se fazer uma coisa mix, democrática mesmo, não se pode haver uma margem tão grande.

E é ai onde já falamos tantas vezes, EDUCAÇÃO, falta educação aos que estão no poder e podem promover eventos assim, só com educação se valoriza a cultura.

16:00  
Anonymous Anônimo disse...

Serginho Parabéns mais uma vez, estava muito organizado e além disso sei que não é fácil deixar tudo aquilo prontinho para os visitantes, sei o quanto ralou, vc e toda sua equipe.
Mas os parabéns é principalmente por dar oportunidade aos grandes artistas da nossas terra, da nossa cultura. É muito bom poder prestigiar eventos como este e nos sentirmos em "casa" plenamente, vendo e descobrindo coisas da nossas própria cultura que por muitas vezes não dão espaço em eventos maiores, como vc mesmo cita no texto, Feneart...
Adorei a criativaidde da decoração e isso vc já sabe, porque te disse pessoalmente quando estive lá, e achei o maior barato observar o quanto de pessoas estava frequentando o Recife Mix, em algumas poucas horas que circulei o Terminal Marítimo.
Que o Recife Mix continue existindo e abrindo portas para nossos artistas e quem sabe posteriormente dando oportunidade também como você falou para músicas, teatros, danças...
Muito sucesso para você e toda a equipe da organização.
Além de tudo admiro muito a tua humildade, pois, se todo mundo fosse humilde assim como vc, talvez fosse possível observamos talentos eficaz e reposnsabilidade assim como a sua.
Parabéns
Bjos..
Élida Mª

16:08  
Anonymous Anônimo disse...

pelas imagens deve ter sido um grande evento! quem sabe um dia nao estou em recife para prestigiar. adoro essas coisas.
saiba que a cultura é pouco estimulada e apoiada nao apenas em recife, na minha região acontece o mesmo. lamentável.

12:46  
Anonymous Anônimo disse...

Primeiramente, peço desculpas pela demora a postar meu comentário. Contudo, acho muito válida a iniciativa. Como participante de tal evento senti um grande interesse não só de nós artesãos, mas principalmente do público presente, que pode apreciar a importância do evento e reinvidicaram uma maior freqûência do mesmo. Alguns até chegaram a relatar que desconheciam o espaço. Parabenizo a todos pela oraganização do evento.
Agradeço pelo convite na participação do Recife Mix e deixo registrado o meu interesse em novas edições do referido.
Abraços,
WILMA LEONIDIO

21:05  

Postar um comentário

<< Home