E A VEZ DO ARTISTA?
Por ocasião do Recife Mix, tive a oportunidade de entrar em contato com vários artesãos e artistas que vivem da cultura na cidade do Recife e adjacências. Como organizador do evento, fazia parte das minhas atribuições conversar com esse pessoal e absorver tudo quanto fosse de estórias e experiências de vida de um grupo de brasileiros trabalhadores que lutam por um espaço ao sol, nesse emaranhado burocrático e problemático que é a cultura no Brasil.
Senti quão válida é a iniciativa de um evento como o

Em parte, tal reivindicação reflete o apuro que muitos artesãos estão passando por conta do monopólio de certos eventos de grande porte (como a Fennearte, Febraarte e outras Expo que surgem a cada ano) que em alguns casos conseguem um sucesso de público e propiciam excelentes vendas aos expositores, mas invariavelmente cobram taxas altíssimas para quem participa – apesar de contarem com excelentes patrocínios e apoios. Some-se a isto o fato de que a imagem que tais “mega feiras” estão vendendo é a do velho e bom “produto baratinho”. Tal prática pode até funcionar para

De minha parte, seguindo o ponto de vista de um produtor de evento cultural, acho válido salientar a dificuldade que há para conseguir apoio financeiro. Tanto da iniciativa privada, quanto do poder público. Repetidas vezes esbarro na necessidade de um conhecimento político ali e acolá, para obter este ou aquele apoio. A coisa não é fácil. A Secretaria de Turismo do Recife, numa excessão, cedeu o Terminal Marítimo para abrigar o evento em 2007. Espero que as coisas continuem acessíveis. Cultura não deveria ser misturada com política de forma tão intrínseca. Mas é o que acontece na praxe. Coloco também a falta de um espaço que abrigue de forma confortável e permanente uma reunião de artistas e profissionais da cultura. Não apenas artesanato, moda e decoração: que seja dado o devido espaço para a dança, a música em todas as suas vertentes, o teatro, o cinema, a fotografia etc. Nosso povo tem muito a mostrar. Precisamos todos começar a querer ver.
5 Comentários:
Sérgio, sinta-se honrado por estar recebendo o meu primeiro comentário!!!
Pois como você sabe eu nunca posto comentários por pura preguiça mesmo!!!
Enfim, quero parabenizá-lo pelo lindo trabalho apresentado e agradeçê-lo por ter me ajudado na divulgação da banda viu...
Muitos abraços de um grande amigo, que não é o mais presente, sei disso, mas que o admira e sente uma sincera amizade por você!
Júlio Reis
Pois é Sérgio, que bom que há pessoas que pensam como você.
Cria e cuida bem desse nincho por que senão daqui há pouco feira de produto artesanal vai ficar cara até pra quem pode se bancar numa fenearte da vida, e o problema é esse: é que todo mundo só quer ganhar, a cultura fica em ultimo plano.
Não que lucro não seja necessário, mas nesses termos, se é pra se fazer uma coisa mix, democrática mesmo, não se pode haver uma margem tão grande.
E é ai onde já falamos tantas vezes, EDUCAÇÃO, falta educação aos que estão no poder e podem promover eventos assim, só com educação se valoriza a cultura.
Serginho Parabéns mais uma vez, estava muito organizado e além disso sei que não é fácil deixar tudo aquilo prontinho para os visitantes, sei o quanto ralou, vc e toda sua equipe.
Mas os parabéns é principalmente por dar oportunidade aos grandes artistas da nossas terra, da nossa cultura. É muito bom poder prestigiar eventos como este e nos sentirmos em "casa" plenamente, vendo e descobrindo coisas da nossas própria cultura que por muitas vezes não dão espaço em eventos maiores, como vc mesmo cita no texto, Feneart...
Adorei a criativaidde da decoração e isso vc já sabe, porque te disse pessoalmente quando estive lá, e achei o maior barato observar o quanto de pessoas estava frequentando o Recife Mix, em algumas poucas horas que circulei o Terminal Marítimo.
Que o Recife Mix continue existindo e abrindo portas para nossos artistas e quem sabe posteriormente dando oportunidade também como você falou para músicas, teatros, danças...
Muito sucesso para você e toda a equipe da organização.
Além de tudo admiro muito a tua humildade, pois, se todo mundo fosse humilde assim como vc, talvez fosse possível observamos talentos eficaz e reposnsabilidade assim como a sua.
Parabéns
Bjos..
Élida Mª
pelas imagens deve ter sido um grande evento! quem sabe um dia nao estou em recife para prestigiar. adoro essas coisas.
saiba que a cultura é pouco estimulada e apoiada nao apenas em recife, na minha região acontece o mesmo. lamentável.
Primeiramente, peço desculpas pela demora a postar meu comentário. Contudo, acho muito válida a iniciativa. Como participante de tal evento senti um grande interesse não só de nós artesãos, mas principalmente do público presente, que pode apreciar a importância do evento e reinvidicaram uma maior freqûência do mesmo. Alguns até chegaram a relatar que desconheciam o espaço. Parabenizo a todos pela oraganização do evento.
Agradeço pelo convite na participação do Recife Mix e deixo registrado o meu interesse em novas edições do referido.
Abraços,
WILMA LEONIDIO
Postar um comentário
<< Home