CENTRÍFUGA

30.11.07

FEBRAARTE???

Recife, 28 de novembro de 2007, Centro de Convenções de Pernambuco, 10h15min, R$3,00 antecipado de estacionamento (um absurdo), aquele calor que só quem conhece sabe, mas tudo bem... sorriso no rosto e muita disposição para redigir um texto legal divulgando mais um evento importante para o nosso estado.

Alguns expositores já haviam relatado suas frustrações pela falta de divulgação e organização do evento e sobretudo pelo preço alto dos estandes, em torno de dois mil reais (pasmem!). A falta de público e principalmente a expectativa de gastar apenas entre R$2,00 e R$20,00 como o próprio site divulgou estão entre algumas queixas que ouvi.

Resolvi ver com meus próprios olhos, dei uma pesquisada na página na Febraarte, li um anúncio no JC, e por acaso até assisti uma matéria que o NETV realizou, todos informavam que o horário de abertura da feira era às 10h.

Me dirigi a um rapaz que estava com a camisa do evento para obter informações, me identifiquei como jornalista e disse que gostaria de realizar uma matéria e se possível tirar algumas fotos, eis que ele me responde: “oush, poder até pode, só que vai ter que esperar abrir às 14h e falar com a pessoa responsável...” fiquei de cara, contei até 10 pra não descontar nele que não tinha culpa nenhuma, educadamente demonstrei minha indignação e fui embora muito chateada após ter me deslocado de Boa Viagem até Olinda à toa e por ter desembolsado R$3,00 para deixar o carro por apenas dez minutos no sol e dar com a cara na porta (fechada) da Febraarte.

por Rafaella Santaguida
Jornalista DRT/PE 3958
santaguida@gmail.com
(81)8713-8373

Marcadores:

11 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

é uma pena que a mídia (comprada) não relate a verdade sobre os eventos (ditos tão grandes) que incentivam a cultura e a arte do nosso estado.
ainda deixa muito a desejar. talvez mais alguns anos para que a organização do evento possa ser qualificada como 'regular'.
um absurdo!

19:42  
Anonymous Anônimo disse...

A verdade é que os organizadores desses eventos dão a mínima para a valorização da arte popular. O lucro a curto prazo é o objetivo principal. A espontaneidade e originalidade da nossa arte ficam em segundo plano, viram um simples produto.
Uma pena. o evento tinha muito potencial e os expositores merecem ter seu "produto" reconhecido. Que venham outras exposições e que nossa arte seja mais valorizada.

20:56  
Anonymous Anônimo disse...

Vejo um problema em "anunciar" como gancho o fato de que na feira há produtos BARATOS... a partir de R$ 2,00 e em média R$ 20,00...
Para um expositor que paga cerca de R$ 2.000,00 por um estande, tirar seu lucro de um público que chega querendo pagar pouco ou quase nada é muitíssimo complicado. Acho que o foco de um evento como esse deveria ser o "exclusivo", o "original", o produto de qualidade que será certamente encontrado. Que haja as quinquilharias de R$ 2,00. Mas que isso não seja o foco, apenas um incentivo de ocasião para aqueles que não podem gastar muito exercer o obcessivo impulso de comprar - tão massificado nessa época do ano.
Vejo em eventos como a Febraarte excelentes artistas expositores que não merecem ser nivelados a R$ 2,00 ou R$ 20,00.

10:47  
Blogger Unknown disse...

Não sei se o xis da questão é esse. O foda é a falta de respeito com o consumidor - sejamos honestos: consumidores sim; apreciadores de arte...? Acho que não. Se Rafa tivesse chegado lá e a Feira estivesse aberta normalmente, ela faria sua matéria bem bonitinha e ainda levaria um chaveirinho de R$2 pra casa.

Quanto ao Centro de Convenções, sejamos francos: a organização da Febraarte não tem nada a ver com os preços estipulados pro estacionamento. É caro, é descoberto e nem é tão seguro assim, mas é o que tem no nosso Centro de Convenções. Falando nele, eu acho muito, mas muito válido que ele seja METADE em Olinda e METADE em Recife. Se bem que, quem mora em Boa Viagem, pode esperar pelo Dona Lindu [que ainda por cima tem rima].

Abstenho-me de comentar sobre a Febraarte em si, porque entrei no site e vi que ele é quase todo escrito em Comic Sans. Não dava pra confiar nunca, né?

Rafa querida, tô contigo: quatro horas de diferença no horário é o cúmulo do absurdo. E digo mais, eu não teria pago o estacionamento nem que baixassem um decreto para isso. Teria ido pegar meu dinheiro de volta lindamente. Ainda bem que eu resolvi não ir mesmo antes de saber de tudo isso. Uma pena, como Clayton disse, que um evento com um puta potencial tenha sido tão fraquinho.

12:31  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Só tenho a lamentar, pelos expositores, que tiveram um custo alto e tão pouco retorno, acredito eu, aliás só fiquei sabendo desse evento aqui no post.

Dos males o menor Rafaela, ao menos pra vc, que só gastou alguns reais.

19:38  
Blogger Sérgio Dourado disse...

Huahuahuahuah... quem gastou fui EU... que estava com Rafaella e dei com a cara na porta solidariamente. Mas a conta do estacionamento ficou comigo. Eu bem que tentei argumentar o fato de a feira não estar funcionando, apesar de ter sido anunciada para as 10 da manhã. Mas o guardinha lá demonstrou total desinteresse pelo assunto. Talvez, não fosse a pressa que estávamos no momento, o sol e o calor extremos, eu tivesse tomado a atitude sugerida por Tarsila.
Terminei indo - finalmente - à feira, ontem (sábado) à tarde. Lhes digo que o ambiente do pavilhão do Centro de Convenções estava muito legal. As exposições inspiradas nos antigos engenhos estavam show. Mas o desfile que constava na programação do evento, distribuída na entrada, não vi acontecer... Havia apenas um super palco armado numa praça de alimentação vazia, corredores tranquilos demais e alguns estandes desocupados talvez por desistências de expositores menos pacientes.
Percebi o descontentamento geral pelas conversas que tive com alguns artesãos. E reparei que o público que ali foi não parecia estar carregando muitas sacolas.
O saldo, pelo jeito, não foi positivo para grande parte dos expositores.

12:39  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Talvez esteja havendo um boom de feiras desse tipo aqui, dia desses tivemos a feneart ..talvez sejam datas muito próximas, não sei ....

e por isso o público não comparece, de qualquer maneira faltou divulgação e não adianta ter a melhor feira do mundo com pouca divulgação.

Resta esperar que tenha dado mais lucro do que prejuízo aos artesãos.

Sérgio ao menos vc foi o amigo solidário.... rs

12:47  
Anonymous Anônimo disse...

Calma minha gente... acho que vocês estão desviando o foco da questão... quando se fala em dinheiro todo mundo fica meio ressabiado...

A questão não é o valor do estacionamento que não tem cobertura e nem tanta segurança e que ainda por cima por se tratar de um espaço governamental não deveria nem ser cobrado diante de tantos impostos que já pagamos(álias isso já geraria outro post!)

Também não é o fato de quem pagou ou deixou de pagar, afinal de contas eu fui até lá à serviço do Recife Mix e iria aproveitar a oportunidade para realizar uma matéria...

O que eu queria registrar foi:
1)A falta de organização do evento que divulgou o horário errado.
2) A falta de respeito com os expositores pela organização do evento que divulgou que o valor médio das mercadorias era R$20,00 influenciando o consumidor a sair de casa pré-determinado a gastar tal valor.
3) As queixas dos expositores com relação ao alto valor do investimento e com a falta de público.

Enfim...

22:47  
Anonymous Anônimo disse...

Pessoal a feira estava linda, bem organizada, ar condicionado muito bom, toda bem produzia, uma ambientação nota 10, tudo perfeito... A pesar de tudo isso ela não colou sabe-se lá por que...

O que se pode deduzir é que essa galera que organiza um evento desses e consegue investir uma grana dessas para ter uma estrutura daquelas. É que o lobby existe sim e é muito forte mesmo, só assim eles conseguem facilmente o apoio da rede Globo, Chesf, Senac e o escambal a quatro.

Assim eu também faço um evento desse porte ou ainda melhor, com certeza tendo no mínimo a preocupação com o pobre do artesão que desembolsou 2000 contos para estar ali ou que com certeza eles não entrassem num prejuízo desse tamanho.

Por exemplo, fiquei com muita pena de um stand “X” de Brasília-Df, parecia que o carinha não tinha vendido PN, e mais, sendo de outro estado ele ainda teve o custo de hospedagem, transporte e tudo que tem direito. Se aquele cidadão veio por conta própria (o que é muito provável) e não teve apoio de um Sesc, Senac ou coisa parecida, o bicho entrou no maior preju da vida dele...

Para evitar esse tipo de coisa, vocês caros expositores que pagaram essa baba de 2000 contos e vocês visitantes que pagaram 04 contos (como eu). Não percam agora em 14, 15 e 16 de dezembro o Recife Mix 2007. O expositor vai se dar bem sem ter que desembolsar um absurdo para participar e o publico mais ainda por que vai custar a quantia faraônica de 0,0 reais para entrar em um evento cheio de qualidade e diversão!

Não esqueçam! 14 15 e 16 no armazém 12 (terminal de passageiros) em frente ao marco zero.

Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!! Let’s go!!!

02:07  
Blogger GeraldTheSaint disse...

AHAHAHAHA RECIFE MIX: Eu vou, eu vou eu vou ...

....rapaz, tava aqui pensando, é um absurdo, 2000 por um estande, ainda mais pra quem vive de vender artesanato, é quase um assalto a mão armada ter que pagar um valor desses.

11:37  
Blogger Julia Salgueiro disse...

Ainda bem q eu não fui...

21:58  

Postar um comentário

<< Home