CENTRÍFUGA

19.4.07

Novo Aterro na Muribeca



Dando continuidade as questões relacionados ao Lixo e Reciclagem, colocadas por este blogueiro e pelos colaboradores do Centrifuga, temos a informação de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem uma verba destinada à construção de um novo Aterro Sanitário na Muribeca. Cerca de 10 milhões de reais do PAC mais a contrapartida dos municípios de Jaboatão e Recife, o total geral pode chegar aos R$ 28 milhões de Reais. Pelo menos, há uma preocupação e atenção com o atual Aterro. Em Muribeca, chega-se ao número de 3 mil toneladas diárias. É lixo que não acaba mais.

No último post, muitos comentários surgiram sobre o papel da Educação, seja na escola ou na família, para o alerta sobre a questão da Reciclagem e do Lixo. Outro ponto é a utilização de Campanhas de Conscientização na grande mídia para atingir um maior número de pessoas e levá-las ao entendimento de que esses problemas afetam diretamente nossas vidas.

Podemos agora, partir para outro ponto. Falar sobre a Saúde daqueles homens e mulheres que sobrevivem com os restos que lá encontram. No Aterro Sanitário da Muribeca, cerca de 989 catadores aumentam ou encontram nos restos a única forma de renda. Este aterro, é considerado o maior do Nordeste e isto não há motivo para comemorar. Doenças de pele, pulmonares e digestivas, entre outras, fazem parte do outro lado da moeda.

De acordo com uma norma da Legislação Estadual, um Aterro Sanitário não é possível a presença de pessoas junto ao Material Orgânico. Mas não foi o que percebemos em nossa visita ao Aterro, durante gravação do documentário. Infelizmente, àquele número expressivo de catadores, sobrevivem do mesmo lugar que afetam a saúde. O que fazer então?

No novo Aterro haverá melhor tratamento do Chorume- líquido que sai do lixo- e Unidades de produção de energia elétrica por meio do gás metano-gás produzido pelos resíduos. O melhor é que haverá um espaço melhor organizado para a triagem e destino do material reciclável.

A previsão é que em 2009 tenhamos um Aterro Sanitário com preocupação com o nosso Ecossistema. Desta vez, as prefeituras de Recife e Jaboatão, a Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente e Secretaria das Cidades do Estado e o Governo Federal trabalharam juntos. Isto prova que bom senso e trabalho coletivo têm como conseqüência bons frutos.

Vamos esperar por mais notícias e continuar a fazer o trabalho de separar o lixo em nossa casa (usando as sacolinhas do supermercado e padaria), ou qualquer outra forma que se queira. É um costume que se cria, mesmo que no início pareça difícil. E porque não, chamar a atenção dos nossos amigos que transforma nossas ruas em canteiros imundos? Um puxão de orelha cai bem de vez em quando.



Ósculos e Amplexos para todos!


24 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

AINDA BEM QUE TEM LIXO PARA ESTE POVO TRABALHAR>!!!

IMAGINA SE NÂO TIVESSE, ERA MAIS DESEMPREGO!

ALIEN O ÚLTIMO PASSAGEIRO!

18:17  
Anonymous Anônimo disse...

Beleza Klever?



Muito mais complexo do que parece ... estou muito por fora (também) dessa realidade, dos aterros sanitários, mas eu pergunto :

Por que não criar e dirigir um projeto de RECICLAGEM? Não sei quem de nós comentou antes, mas lembro que citaram o caso da Alemanha, onde todo lixo (quase 100%) é reciclado! Isso é fantástico, cara!!

Claro que não podemos esperar atingir esse nível logo de início, mas na minha visão e novamente perguntando, será que não seria melhor INVESTIR DIRETAMENTE na reciclagem, inclusive APROVEITANDO e dando oportunidade para esses 989 catadores de lixo que já atuam na Muribeca?

Como é que esse aterro efetivamente opera, na questão da RECICLAGEM?

E já que estamos falando em RECICLAGEM, quais os dados que nós temos, números, resultados, etc?

Onde podemos consultar e TENTAR acompanhar esse processo?

Posso estar totalmente enganado, mas eu ainda acho que nesse aspecto o Brasil está atrasado ... nem aponto Pernambuco, falo Brasil geral mesmo, sacou?


Obrigado ... e um abraço pra você,
Angolla

19:57  
Anonymous Anônimo disse...

ESSE CARA AI EM CIMA DEVE VIVER EM OUTRO PLANETA MESMO. SEU COMENTÁRIO NÃO PODERIA SER MAIS INFUNDADO. PARA COMEÇAR, ESSAS PESSOAS QUE ALIAS EU CONSIDERO COMO VERDADEIROS GUERREIROS NÃO TRABALHAM COM LIXO, E SIM COM RESÍDUOS SÓLIDOS (MATÉRIA PRIMA)E EM SEGUNDO LUGAR NÃO SE PODE AGRADECER A DEUS POR EXISTIR SERES HUMANOS VIVENDO DE FORMA TÃO PRECÁRIA E INDIGNA. GOSTARIA DE VER VOCÊ TRABALHANDO POR APENAS UM DIA NAQUELE LUGAR.

AGORA É TORCER PARA QUE ESTE NOVO ATERRO PREOCUPADO COM O MEIO AMBIENTE SIRVA DE EXEMPLO PARA QUE TODOS FAÇAM A COLETA SELETIVA DAS MATÉRIAS PRIMAS CORRETAMENTE,E ASSIM AS PESSOAS QUE TRABALHAM NOS ATERROS TENHAM SUA SAÚDE E DIGNIDADE RECICLADOS. MAS ENQUANTO HOUVER CIDADÃOS COMO ESSE TAL DE ALIEN OS TRABALHADORES DA MURIBECA E DE OUTROS ATERROS CONTINUARÃO A CAMINHAR POR CIMA DE SEUS RESTOS PARA PODER CATAR SUAS CONTAS, SUAS COMPRAS E SUA SOBREVIVÊNCIA DIA APÓS DIA.

TIAGO SALLES

19:58  
Anonymous Anônimo disse...

Mais uma vez quero parabenizar meus colegas e amigos pelo belo trabalho não apenas de levar informações que de fato interessam à sociedade, como também de educar as pessoas a agirem em pról de sua própria melhoria de vida!!! Por um lado, vemos o que já não é novidade, a dura realidade de nosso país, onde milhares de pessoas sobrevivem daquilo que não serve nem para os porcos na maioria das vezes, tendo naquilo o seu único meio de sobrevivência - se é que pode-se chamar isso de vida; por outro lado, vemos a preocupação de certa forma do governo para com o meio ambiente e para com o bem estar da humanidade de uma forma geral. Só resta agora esperar da socieda uma maior conscientização e reeducação no que diz respeito a assuntos como este, que em muito influem em suas vidas, ao contrário dos "bbb's" da vida que a mídia bombardeia em nossos lares (o que não vem ao caso). Com todos agindo corretamente e agirem em favor da reciclagem e do meio ambiente, com certeza teremos pelo menos um mundo um pouco melhor de se viver!!! Quanto a esses seres humanos que vivem em condições piores do que as de muitos animais, o caso é bem mais complicado, é uma novela que não tem fim, num país chamado Brasil e num sistema chamado capitalismo selvagem!!!

23:35  
Anonymous Anônimo disse...

Espero que meu comentário seja pertinente, se não for mil perdões, mas, já que se tem um projeto para 2009, qual é a preocupação? a não ser claro a consciência de cada um até lá, mas, aí por favor não sejamos bárbaros!!!

00:35  
Anonymous Anônimo disse...

Klever,

Se puder me explicar melhor como isso funciona, e o que se pretende, novamente eu agradeço.



Abraços,
Angolla

09:44  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Muito legal essa verba para o aterro ... espero que funcione mesmo, mas tão ou mais importante que isso é haver campanhas e aulas nas escolas (deveria ser matéria obrigatória)sobre reciclagem e separação do lixo em casa.

Não adianta fazer só um aterro, separando bem o lixo, e com uma coleta seletiva, já ajuda e muito a reduzir a possibilidade de doenças e chorume. será que algum dia seremos como a alemanha, que recicla quase 100% do seu lixo?

10:06  
Blogger GeraldTheSaint disse...

PS: Na alemanha, toda casa tem que ter no minimo 6 tipos de lixo: lixo organico, lixo de banheiro, lixo de papel, lixo plástico, vidro transparente e vidro colorido.

é ou não é civilização? e se você vai na casa do vizinho ou amigo, tipo para uma festa, levou um vinho ou cervejas ...volta com seus cascos vazios ... com tudo que levou pra separar no seu lixo.

Se a alemanha ..que ficou fudida depois da guerra e se tornou uma superpotencia mundial conseguiu pq nós não? se o governo se empenhar com certeza funciona sim, lembro que ninguém queria usar cinto de segurança antigamente e hjém dia é automático.

abç

10:11  
Anonymous Anônimo disse...

Na Alemanha, assim como em muitos outros países da Europa, há uma coisa que aqui no Brasil praticamente não existe: EDUCAÇÃO. Lá as escolas funcionam, a qualidade de vida é infinitamente superior se comparado a 70% da população brasileira. Mesmo no pós guerra, havia uma consciência de cidadania que aqui no Brasil foi destruída paulatinamente pelo regime militar e pela campanha emburrecedora e alienante promovida pela ideologia do capitalismo selvagem nos últimos 40 anos. Como ensinar a quem mal tem o que comer e onde lavar as mãos, dicas de reciclagem de lixo e consciência ecológica? Como desenvolver o conceito de cidadania numa massa pacificada, manobrada para crer que as coisas "são assim mesmo", naturalmente, por obra do divino espírito santo? Que de 2 em 2 anos jogam suas esperanças (ou as trocam por uma dentadura ou colchonete) em algum "salvador da pátria" que é fruto de um marketing bem elaborado.

Alguma idéia?

10:49  
Anonymous Anônimo disse...

Idéias ... na verdade eu tenho muitas, mas com certeza a melhor e mais eficiente de todas é simplesmente investir em um programa de consciência ecológica para as crianças de hoje, caso contrário, amanha serão elas que estarão cometendo os mesmos erros que cometemos hoje. Fazer a coleta seletiva, reciclar, reutilizar, reduzir o consumo desnecessário... tudo isso é uma questão de habito. Assim como temos o habito de realizar nossa higiene pessoal diariamente, temos que adquirir o habito de fazer nossa higiene coletiva, a higiene de nosso planeta.

TIAGO SALLES

12:45  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Angolla!

NOs Aterros Sanitários há preocupação com o tratemnto do lixo (chorume e os gases poluentes), mais a preocupação com os catadores, na saúde e orientação.

Já os lixões, são os amontoados de resíduos sólidoso sem preocupação com o impacto com o Meio-Ambiente. com as pessoas que ali sobrevievem,

Quanto a Reciclagem, voltamos ao ponto que falamos de Educação e campanhas neste sentido.


Os dados podem ser encontrados, no Censo-IBGE e tam´bme em sites. Tem muita gente, empresa, preocupada com a reciclagem.

e é isso. Temos uma contribuição faendo nossa aprte, discutindo e se posicionando.

Grande abraço

16:03  
Anonymous Anônimo disse...

HAVIA SÉRGIO?



Você diz que havia ...

Que " ... havia uma consciência de cidadania que aqui no Brasil foi destruída paulatinamente pelo -regime militar- e pela campanha emburrecedora e alienante promovida pela -ideologia do capitalismo- selvagem nos últimos 40 anos."



Concordo com você ... mas ainda acho que HÁ essa mesma consciência atrasada (bloqueda), e isso tudo por culpa do regime militar! Eu não vejo outros responsáveis nessa questão, a não ser os caras!

Os militares tiveram o seu tempo e geraram toda essa merda; aqui estamos, de vassouras e pás nas mãos, tentando limpar o que eles deixaram pelos cantos, mas pelo menos o Brasil aprendeu e -sabe- que FARDA não tem nada a ver com PROGRESSO!


A "ideologia do capitalismo"?

Não, acho que não... eu acho até que ajuda(ria) a própria cidadania em si, e sabe por que? Porque pode proporcionar (BANCAR) a tecla que você tanto bate (e defende de forma coerente!), que é a da EDUCAÇÃO ... sacou?




TEM QUE HAVER EDUCAÇÃO ... E EDUCAÇÃO (boa) CUSTA CARO!




Abraços,
Angolla

16:47  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Hã????? A ideologia do capitalismo é fundamental para financiar uma boa educação? Foi isso que vc disse??

00:22  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Clayton,


Não falo de "ideologia" ... eu disse que uma BOA EDUCAÇÃO custa caro!

Isso é fato e não ideologia!

Obviamente quanto mais rico o pais for, melhor a qualidade da educação, da saúde, do transporte, emprego, moradia, etc, etc.

Ou você acha que não?!


Abraços,
Angolla

23:46  
Anonymous Anônimo disse...

Angolla, no dia que capitalismo rimar com boa educação eu acho q o mundo como conhecemos chegará ao seu fim. Quando as massas, por meio do esclarecimento e educação perceberem a realidade já não mais ficarão passíveis diante dela.
Quem aceitaria essa distribuição tronxa de renda e esse eterno descaso para com o social? As bases do regime de capital no qual estamos erguidos pressupõe uma grande quantidade de gente ganhando pouco e sem reclamar para que alguns poucos obtenham os lucros. Para que esse imenso contingente humano fique "na sua" sem oferecer resistência à exploração que sofre é necessário que a educação oferecida seja a mais básica possível. De preferência uma educação que seja voltada ao desenvolvimento das habilidades técnicas, para que o indivíduo possa ser melhor utilizado como mão de obra à serviço do capitalismo.
Uma das primeiras disciplinas que o regime militar eliminou da grade de ensino nas escolas brasileiras foi a Filosofia, pois fazia as pessoas pensarem - o que não era nem um pouco oportuno.
Décadas depois tal disciplina continua fora da grade curricular. Seja no ensino médio, seja em algumas faculdades que estão tornando seus cursos superiores em ferramentas voltadas exclusivamente para o mercado de trabalho. Sem muitos questionamentos ou divagações mais profundas.
PENSE, rapaz... PENSE!

00:02  
Blogger Unknown disse...

oxi agora que vih que meu comentario não entrou...
=[

mas foi algo em torno da criação de oficinas voltadas para esse que vivem do lixão, oficinas educacionais que os ajudassem a aproveitar o maximo do lixo com o minimo de riscos...


abraços

14:05  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Diante de todas as idéias colocadas anteriormente, fica uma certeza. todos aqui, de uma forma ou de outra, percebem que o assunto merece uma reflexão e o melhor uma ação imediata. ainda bem que a união dos governos municipais de recife, Olindave Jaboatão, mais as Secretarias estaduais ligadas ao assunto, estão correndoa atrás do prejuízo.

O Meio-Ambiente deve ser tratado com respeito e as pessoas que lá estão também. Por isto, além do trataemnto dos resíduos sólidos, haverá preocupação com as pessoas que sobrevivem da Reciclagem.

17:27  
Anonymous Anônimo disse...

PENSO SIM, SÉRGIO ...


E penso que vocês dois, você e o Clayton, têm uma visão do capitalismo totalmente diferente da minha!

E melhor assim, claro ... mas eu pergunto se por acaso vocês já moraram (ou estiveram de passagem) por algum outro país que ainda se mantenha com suas bases e princípios de desenvolvimento contra o tal do 'capitalismo selvagem', que vocês sempre apontam aqui como o verdadeiro culpado de tudo que acontece de errado?

Já estiveram pessoalmente, já pisaram por lá e conviveram com algum povo "premiado", por não ter que fazer parte de um regime capitalista?

Me digam por favor ... eu fiquei curioso e se por acaso não estiveram ainda, então qual seria o modelo exemplar? Que país, por exemplo?

Eu gostaria de me situar melhor, com relação a esse ponto de vista de vocês dois ...



Abraços,
Angolla

19:06  
Blogger Clayton Rodrigues disse...

Eu respondo fazendo a você outra pergunta: de onde você presume que sua visão de mundo tenha se formado? Pelo Jornal Nacional? Pelo Jornal do Commercio? Pela Veja? O que você entende por ideologia e alienação?

Tendo estas questões respondidas, talvez seja mais fácil contextualizar uma possível resposta minha às suas indagações. Não costumo dar murro em ponta de faca. Não o conheço, mas o respeito por ser cidadão e buscar mehorias para o seu ambiente, porém sua perspectiva é muito distinta da minha. Meu interesse está muito mais voltado para as ferramentas em comunicação e como são utilizadas por ideologias do que para política em si.

Reclamar apenas é muito banal.

Abraço

21:49  
Anonymous Anônimo disse...

Entendo Clayton ...


... entendo perfeitamente que o seu interesse está "muito mais voltado para as ferramentas em comunicação e como são utilizadas por ideologias, do que para política em si."

E o respeito também por isso!



Oi Sérgio,

Com você, e por simples curiosidade como falei antes, eu ainda gostaria que pudesse apontar um país evolúido (em todos aspectos), e que esteja totalmente afastado do capitalismo selvagem ... também se quiser matar minha curiosidade, é claro!

Obs,
Parabéns pelo poema de Bertold Brecht já lançado no próximo "post" ... muito bacana!


Abraços aos 2,
Angolla

22:07  
Anonymous Anônimo disse...

angola, voce é o resultado final de uma longa descendencia de anões alienados. tanto ideologicamente quanto emocionalmente. acho que diante de tanta coisa que le, pelo menos que eu vejo aqui nesse espaço, links e opinioes das mais diversificadas. e com as discussoes e assuntos em pauta, nao sei como consegue manter-se fechado em uma casca tão dura e impermeável. fiz agora há pouco um retrospecto dos seus comentários. juro que as vezes parece que você está tirando onda, rapaz.

01:11  
Anonymous Anônimo disse...

Fala Guto!

Beleza?



Cheguei a pensar que você não viria (!) para encerrar os nossos comentários deste tópico, mas chegou sim ... legal!

Já leu o poema de Bertold Brecht lançado no próximo "post"?

Esse veio na hora certa! Muito a ver com o que foi foi dito, não dito e mal dito por nós aqui ;)



Bora nessa,
Angolla

07:49  
Anonymous Anônimo disse...

TO COM VC ANGOLLA!
QUEM VAI ENCERRAR O NEGÓCIO SOU EU.

QUE CONVERSA É ESTA DE CAPITALISMO, EDUCAÇÃO.
O TAL DO ANGOLLA COM UMA DISCUSSÃO QUEM FALA MAIS COM CLAYTON, O OUTRO PUXANDO E DEFENDENDO QUE CAPITALISMO NÃO SE PREOCUPA COM EDUCAÇÃO E PRA COMPLETAR O TAL DO GUTO SEI LÁ O QUE,ELE ADORA OS (PARENTESES) ANALISANDO AS RESPOSTAS DE ANGOLLA PARA MOSTRAR QUE É O TAL, OU QUERENDO INTERPRETAR O QUE O OUTRO PENSA. CADA UM TEM UMA OPINIÃO E DEVE SER RESPEITADA.

O CAPITALISMO HOJE DEPENDE DA EDUCAÇÃO DA MÃO DE OBRA, AFINAL AS FÁBRICAS, INDUSTRIAS PRECISAM DO POVO QUE SAIBA LER, OU É FÁCIL DOMINAR OS MANUAIS DE INSTRUÇÃO E OPERAR.



É TECNOLOGIA, BROTHER CHEGA DE RADICALISMO. CAPITALISMO É E SERÁ A NOSSA DEPENDÊNCIA, OU ESQUECEMOS QUE É O SEU CONSUMO E SESU AVANÇOES QUE POSSIBILITOU HOJE,ESTARMOS AQUI DEBATENDO.

QUERO VER QUEM AQUI JÁ VISITOU UM PAÍS E AJUDOU EM ALGUMA COISA, OU RESERVOU UM TEMPINHO PARA ALFABETIZAR ALGUÉM. OU COLOCOU ALGUEM DENTRO DE CASA PARA DAR UM PRATO DE COMIDA.
CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS. ATE PARECE QUE TODO MUNDO AQUI É BOM.....ZINHO!


ALIEN O ULTIMO PASSAGEIRO

18:29  
Anonymous Anônimo disse...

ALIEN CORREÇÃO

Dando continuidade às questões relacionados ao Lixo e Reciclagem colocadas por este blogueiro e pelos colaboradores do Centrifuga, temos a informação de que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem uma verba destinada à construção de um novo Aterro Sanitário na Muribeca. Serão cerca de 10 milhões de reais do PAC, mais uma contrapartida dos municípios de Jaboatão e Recife. O total geral pode chegar aos 28 milhões de Reais. Pelo menos, há uma preocupação e atenção com o atual aterro. Em Muribeca, chega-se ao número de 3 mil toneladas diárias de material: é lixo que não acaba mais.

00:59  

Postar um comentário

<< Home