TV DIGITAL - O que a grande mídia não discute
Quem pensa que a digitalização do rádio e da TV é uma questão técnica como aparenta, está enganado. A GRANDE MÍDIA manipula ao focarem suas reportagens nos padrões tecnológicos. Os modelos que sempre ganham atenção é o Japonês, Europeu e o Americano.
Como estudantes de Comunicação Social precisamos estar atentos e percebermos que a questão é política, pois traz a possibilidade da democratização, a distribuição de novas concessões públicas de radiodifusão, disponibilizando em canal aberto emissoras criadas nas comunidades, nas universidades.
Segundo o artigo 220 da Constituição Federal, “é vedada a formação direta e indireta de monopólios e oligopólios nos meios de comunicação”. No Brasil , seis grupos controlam 667 estações de rádio e Tv e uma emissora (GLOBO) representa 50 % de audiência e 70 % das verbas públicas.
Se perguntarmos as pessoas qual o padrão que o governo irá adotar, uma grande maioria equivocada dirá que o modelo Japonês será o escolhido. Na verdade , até agora foi assinado um termo de compromisso, onde o Brasil se dispõe a analisar este modelo. O Padrão japonês é o preferido entre os empresários, certamente por traz desta manipulação toda, existem muitos interesses.
É preciso que se diga, que será necessário discussões sobre que programas ocupariam espaço na Tv e Rádio. Precisamos lutar por programas de conteúdo. Essas reflexões precisam vir à tona, na faculdade ou na mesa de bar. O momento é agora, afinal faremos parte deste novo mercado que chegará inevitavelmente. A Faculdade Maurício de Nassau já promoveu debate sobre a TV Digital, o mesmo aconteceu em um debate durante o Fórum Social Brasileiro no mês passado.
Outro ponto importante, é que a cobrança para outras discussões deva partir de todos os alunos interessados em saber mais sobre este polêmico assunto. Tem muito que se debater, e refletir. Ou seja, é o caminho inverso que a Grande Mídia faz e a nossa voz precisa aparecer.
Ósculos e Amplexos para todos!
Klever Schneider
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home