CENTRÍFUGA

2.7.06

O Fim da Copa para a Seleção Brasileira

Um dia depois da terrível partida que eliminou a Seleção Brasileira da Copa 2006 da Alemanha, cabe aos brasileiros erguer a cabeça e começar de novo sua campanha rumo à copa de 2010 na África do Sul.
Muitos acordaram mais tristes do que de costume. Guardaram suas camisas verde e amarela, os fogos, a emoção, os gritos, o choro de alegria. E trocou tudo isso por uma fina melancolia, um choro abafado e intenso, uma vergonha e uma revolta. Pois o pior aconteceu: O Brasil se entregou a sina da França e perdeu por 1x 0 ontem na Commerzbank Arena, em Frankfurt.
O mesmo aconteceu em 86, nas quartas de final da Copa do México, onde o Brasil se entregou a França na disputa de pênaltis depois do placar de 1 x 1, e em 98, nossa Copa inesquecível, onde os franceses disputaram em casa e venceram por 3 x 0.
E a maior lamentação é de quem assistiu a falta de entrosamento, de preparação física, a falta de vontade de trazer a Taça e o Hexa para os brasileiros que ficaram no país. Os mesmos que esperaram garra e que torceram ardorosamente pelo Hexa.
Era lindo ver o Recife parado para os jogos, as pessoas eufóricas quando os jogadores faziam um Gol, o grito de alívio e felicidade a cada final de partida em que escutávamos que ganhamos. Mas o sonho acabou. Até São Pedro quis dar uma ajudinha para esfriar os torcedores que ardiam de tensão durante o jogo, trouxe a chuva para gelar o sonho que estava tão quente.
Muitos se revoltaram, outros lamentaram, e cobraram de Parreira, que errou. Alguns jornais foram ao extremo, outros mostraram o quão o Brasil está triste. E veio a comparação com Felipão, o Diário de Pernambuco diz: QUE SAUDADE!, e para a Seleção Brasileira: QUE VERGONHA!. Dando em sua Capa, um destaque maior para a foto do técnico de Portugal, Felipão, vibrando por estar na semifinal e uma pequena foto de Zé Roberto, um dos poucos que se entregou ao choro depois da partida, junto a Zidane que vai cumprimentá-lo. O Jornal do Commercio trás quase a mesma foto e destaca: Acabou!. A Folha de Pernambuco mostrou sua indignação e a de todos os brasileiros, e a sua capa, pode-se dizer, foi a mais bela e a mais brasileira de todas: a sua capa está totalmente preta, um luto e junto às palavras de todos nós que: NÃO TEMOS PALAVRAS.
Deixo aqui a minha indignação, tristeza, e apesar de tudo, esperança de que em 2010 possamos mostrar o que não conseguimos ontem, O NOSSO FUTEBOL DE VERDADE. E uma reverencia à Folha de Pernambuco por sua excelente matéria e capa, mostrando que se hoje espremermos ela no lugar de sangue cairão lágrimas. E uma pena que os outros jornais não tenham feito o mesmo e sim trouxeram matérias agressivas.
O brasileiro é tristeza e luto hoje, mas com certeza o brasileiro é aquele que jamais desiste e apesar de sua revolta, erguerá sua cabeça e mostrará que tem o futebol no pé sim.

por Thayse Brenna

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Muito bom o texto!
Realmente, não esperávamos um futebol tão medíocre que se ponderou aos touchés franceses.

Você relatou muito bem a parte em que Recife era um mar de euforía.
Parados em um só momento, um só coração. Mas realmente decepção veio à tona.

Ressalta bem também, na parte em que o Brasil se entregou aos franceses. E estou de acordo com você para não virarmos escravos de uma infelicidade que existe e nos toma conta em alguns momentos da vida. Apenas temos que erguer a cabeça e olhar o futuro, pois passado já era, e o presente a gente aprimora.

13:09  

Postar um comentário

<< Home