CENTRÍFUGA

5.8.06

GLOBO MAU

O dinheiro pode tudo. Quando falamos em emissoras de televisão, a afirmação é comprovada.


Todos sabemos da hegemonia da Rede Globo, principalmente em grandes produções e ações que buscam contribuir para a chamada “cidadania”, tentando provar a todos a sua “responsabilidade social.”. Como a maior parte do mercado publicitário aposta na Rede Globo, ela pode se dar ao luxo de algumas produções.

Verificamos o seu poder, como por exemplo, com a Caravana do Jornal Nacional nas andanças de Norte a Sul e ainda espalha pelo país a votação para escolher o nome do Mascote dos Jogos Pan-Americanos-e o resto das emissoras porque não podem fazer suas votações?- num de seus programas de auditório ajuda a escolher uma atriz que fará parte da novela Páginas da Vida. Há 21 anos monta uma mega-estrutura para o Criança Esperança, é líder em novelas e programas de humor, líder nos programas jornalísticos.

E assim escuto comentários extremamente críticos a emissora que pode tudo ou quase tudo.
A cada dia chego à conclusão que, o conteúdo é mais importante e que é possível sim atingir bons números de audiência, afinal é o que todas as emissoras procuram. Na TV Universitária, o programa Sopa Diário atinge índices satisfatórios, se tratando de um programa entre o meio-dia e uma da tarde.

Mas as ditas TVs comerciais precisam da publicidade e dos bons índices de audiência para sobreviver e com isso programas sem conteúdo poluem o nosso dia a dia. Alguns dão a desculpa de que são as pessoas(os telespectadores) que querem esse tipo de programa, mas se pensarmos: Será que se não oferecêssemos outros programas o público não teria uma atitude positiva?

Enquanto Cardinot, Gilberto Barros, Luciana Gimenez, Fausto Silva, Ratinho, Denny Oliveira e por ai vai, ocuparem os espaços para a contribuírem para a alienação dos telespectadores, será difícil àqueles que se revoltam contra a pobreza de conteúdos das emissoras, pois estarão sozinhos e o mundo não dá mais espaço a quem quer lutar sozinho.È difícil mudar a educação de um povo acostumado com a merdalidade na TV.

A discussão da Tv Digital foi um exemplo, poucos telespectadores sabem o que se passou e o que esta por vir. E a “GLOBO MAU”, sabe bem o que fez ou o que faz, não deu espaço para a discussão. E porque? Pensem e reflitam. No mínimo é porque estava preocupada com o ônibus do Jornal Nacional o com o mascotinho dos Jogos Pan Americanos. Pois é, quem tem o poder não quer perdê-lo. Veremos as conseqüências em longo prazo.

Klever Schneider
Ósculos e Amplexos para todos

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

"merdalidade"? Essa é nova?
A "Globo Mau" é capitalista, sabia? Acho clichê meter o pau na Globo. Isso é banal. Queria ver se uma Record, Band ou SBT conseguissem um patamar de hegemonia se seria diferente.

00:48  

Postar um comentário

<< Home