CENTRÍFUGA

9.8.06

Nem tudo o que se lê ou se escuta é verdade...

"Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.” Mário Quintana

A Imagem distorcida
Como a busca exacerbada pela informação e conseqüentemente atrair leitores ou telespectadores, alguns equívocos ou atitudes nada éticas comprometem o jornalismo.

Muitas pessoas sentem no Comunicador a voz da verdade ou da certeza, com a onda de ataques do PCC ou o conflito no Oriente Médio alguns abusos merecem relevância nas discussões.

Entre eles, as fotos divulgadas pelo fotógrafo libanês Adnan Hajj, free-lancer da agência Reuters, que confessou ter adulterado duas fotos sobre a Crise no Oriente Médio se utilizando do programa Photoshop para distorcer as imagens. Mais uma vez a tecnologia prestando um serviço às avessas. O fotógrafo já foi afastado de suas funções, ainda bem!

Outro ponto, é a dificuldade numérica nas divulgações. Não se tem um número exato de quantos se feriram ou morreram em conflitos ou ataques. E isto não importa tanto, o que importa para alguns veículos é dramatizar e horrorizar ainda mais. Se pegarmos o jornalismo on-line, um mesmo conflito chega a ter números que deixam qualquer um sem saber em quem confiar ou para onde ir. Quem está com a verdade? Será que teremos que seguir a risca ditados populares como- estar sempre com o pé atrás ou ficarmos com a pulga atrás da orelha ?


Outra reflexão que cabe é até quando distorções como essas vão acontecer. Enquanto Comunicadores Sociais precisamos todos os dias rever nossos objetivos dentro da profissão que escolhemos. Ética é a palavra. Em nossas mãos, milhares de leitores e telespectadores aguardam informações que possam contribuir de alguma maneira. Espetáculos bons são àqueles que podemos ver nos palcos. Para isso, existe o teatro!

Ósculos e amplexos para todos!
Klever Schneider

1 Comentários:

Blogger Luiz Carlos Reis disse...

Meus caros é de praxe, quase uma premissa que investiguemos mais de uma fonte, a informação precisa ser checada com exatidão. Por outro lado ética e credibilidade são os pilares para sustentação de um bom jornalismo.
Na faculdade aprendí que jornal não vende notícias, portanto...
Abraços e parabéns pelo blog, voltarei sempre que puder.

18:34  

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