CENTRÍFUGA

11.11.06

As ARMAS DA IDEOLOGIA

Ultimamente o Centrifuga, através de seus blogueiros, Klever Schneider e Sérgio Dourado, trazem à tona discussões políticas, sociais, culturais. Com a participação de efetivos comentaristas, companheiros desta jornada cibernética, amadurecemos e crescemos em direção ao respeito da opinião do outro, numa relação sadia e vital para repensarmos até mesmos questões ideológicas. E é claro, não esqueçamos dos visitantes que lêem e não deixam suas marcas, mas certamente de alguma forma, pararam e refletiram sobre tudo o que postamos aqui. Hoje queria dividir um pouco com os colaboradores do Blog e com àqueles que fazem a leitura mas ainda não se sentiram à vontade ou com vontade de dividir um pouco o pensamento através das palavras.


A ideologia muitas vezes se instala através da Inversão, ou seja, coloca os efeitos no lugar das causas e transforma estas últimas em efeitos. Como por exemplo, a figura da mulher, tida pelo senso comum como um ser frágil e sensitivo, com o destino da maternidade. Coitada das mulheres que colocam suas metas profissionais em primeiro lugar!


Outro meio que a ideologia mostra suas garras é através do Imaginário Social. Representações, normas e valores são transmitidos gerações após gerações determinando como devemos nos comportar, agir, responder. Neste modelo, as angústias , os anseios, as admirações podem ficar escondidas. Diante da complexidade que é o ser humano, muitas relações são afetadas, o que este modelo que impõe regras não conseguiu garantir. Somos diferentes e pensamos diferente. E é claro que neste caso surgirão o grupo dos excluídos ou coitadinhos, mas, na maioria das vezes mais felizes dos que seguem a trilha de regrinhas elaboradas em outros tempos.


Mas a ideologia opera de uma outra forma, talvez, a pior delas, o Uso do Silêncio. Esconde-se temas das escolas porque segundo alguns ainda não é o momento certo de se falar ou tocar no assunto. Homossexualidade na escola, nem pensar, assim dizem algumas professorinhas ou “educadoras” mais recatadas. Instiga-se a competição, mas em seus julgamentos são injustos. A sociedade exige que homem deve casar com mulher e ter filhos, e assim a procriação contribuirá na força de trabalho num futuro próximo. Mas é bom pensarmos nas diferenças, importante que existam pais e filhos, mas também é bom que outra forma exista. Coitado de quem não corresponder ao grupo do papai e da mamãe. Afinal quem disse que todos nascemos para sermos pais e termos filhos?


Mas seguimos, as Armas da Ideologia estão muito bem entrelaçadas. Somos vítimas das religiões, do poderio econômico e de nós mesmos. O primeiro passo é a reflexão, o outro é a ação. Podemos amadurecer sim. Viva a oportunidade de trocarmos palavras e sentimentos no Centrifuga que comemora 9 meses no ar. Demos luz a um filho, pelo menos neste caso, diferente dos objetivos da reprodução humana. E seguimos em frente!

ÓSCULOS E AMPLEXOS PARA TODOS!

7 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

LUCIANO ROGERIO!

ACHO QUE SOMOS VÍTIMAS MESMO, MAS É IMPORTANTE ABRIRMOS A CABEÇA. TODA A IDEOLOGIA DOMINANTE GERA PRECONCEITO O QUE É UMA PENA.

E BOM QUE LEMBROU DOS QUE ESCREVEM AQUI.(RISOS)

VIVA O ESPAÇO LIVRE

00:22  
Blogger cavaleiro_do_caos disse...

É, é bem verdade q certas coisas são tabus, mas apesar de toda hipocrisia acadêmica conseguimos pelo menos tirar algumas mulheres da cozinha e joga-lás nas linhas de produção (evolução?)...Acho q não, apenas mais uma forma da escravidão sexista. Tudo tá impermeado de nojeira(= ideologia dominante):
*na educação: vai brincar de boneca menina e vai aprendendo...fazer comida, apanhar calada e abrir as pernas.
*na politica: para o homem que espanca uma mulher na frente dos filhos...paga uma sexta básica e tá tudo beleza, se bater de novo paga meia geladeira - então mata logo e paga uma inteira! Politica de proteção a mulher...
*na religião: essa é a pior parte, pois a religião católica pra se firmar destruiu todas as deusas existentes e as considerou pagãs (ou satânicas se melhor convêm), depois tratou de formar na imagem da mulher um antro satânico, Maldita Eva e Dalila, prostitutas satânicas,até bem pouco tempo quando uma mulher era estuprada a culpa era dela, aos olhos da Santissima igreja Catolica(e da maioria das religiões cristãs e fundamentalistas...desculpa se eu esquecer de citar algum puteiro institucionalizado q chamam de igreja)!
Sem falar na estirpação do clitores na Africa, dos banhos de oléo quente do Oriente Médio e dos estupros sofridos,hoje em dia, nas igrejas catolicas...
Ai, ai...Mulher vai
orar!

De 2003 a 2005 foram mortas mais de 1000(!) mulheres em PE.

A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil (até essa parte do comentário foram aproximadamente 5).

00:29  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Cavaleiro do Caos!
fico feliz com o seu retorno e sua contribuição consciente aqui no Blog.

Violência, burrices e sacanagens permeiam o universo humano.
é uma pena. Mas ainda bem que existem pessoas que saem da rotina e de pensamentos enlatados, certinhos bonitinhos.

viva a revolução, às vezes ela é necessária.

grande abraço
Klever

00:33  
Anonymous Anônimo disse...

Até certo tempo, eu não sabia o que era "ideologia", a partir do momento que comecei a entender o qual é o valor de uma ideologia, passei a questionar-me diante das minhas ideologias adquiridas durante esse tempo, e realmente existe algumas idologias que são mantidas como se fossem algo que temos que seguir perante a religião em que somos inseridos.... mas a partir do momento que o ser social começar a entender porque ele acredita nesta ideologia teremos um avanço.

20:21  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Rapaz, muito interessante esse texto, faz pensar, inclusive pq sou um desmontador de ideologias, rs, já mudei de pensamento e correntes muitas vezes nessa vida, mas só uma coisa é certa: nunca escapamos da ideologia, até pq, ser contra, discutir as ideologias acaba centrando vc em uma forma de ideologia.

O moral da história é que o ser humano é capaz de mudar sempre, de se descobrir, de não se deixar influênciar por medos e preconceitos, acho que essa é a base da experiência em se viver na terra.

Essa sim pode ser considerada uma excelente ideologia, se tiver que haver uma, que seja essa.

;)

23:39  
Anonymous Anônimo disse...

Os livros de historia têem inúmeros exemplos de vítimas da ideologia que constroem e formam conceitos e preconceitos, exemplo facil é a Alemanha nazista de Hitler que era intolerante em relação a gays ,judeus ,deficientes....

Esse exemplo mostra que o mal uso das armas da ideologia podem ser mais nocivas que armas quimicas e até nucleares ,porque são essas, as armas da ideologia que compõem as razões desses arsenais bélicos
ou de um tratado de paz entre nações rivais, quando usada com boa intenção ou por algum interesse.

O que quero dizer com isso é que a ideologia ao longo da historia tem sido utilizada em função de interesses, sejam eles sociais ,politicos, religiosos ou economicos.

por hoje é só pessoal!!!
kkk Tiago Salles

01:00  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... legal os comentários!

Cavaleiro do Caos está certíssimo quanto às merdas que há séculos cercam as instituições religiosas (principalmente a católica) e muito lúcido o ponto de vista do Tiago Salles!

Eu ainda acho que a sociedade precisa de menos ideologias e de mais resultados ...

Mas isso é apenas uma ideologia :)



Abraços,
Boa semana para todos!

Angolla

11:23  

Postar um comentário

<< Home