CENTRÍFUGA

10.10.06

DEBATE ???



“ A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica, enquanto houver burguesia, não vai haver poesia” Cazuza


Claro que a tônica principal do debate realizado pela Rede Bandeirantes na noite de Domingo, seria a corrupção e a ética. Mas com certeza muitos de nós esperávamos mais, bem mais!

Cadê as respostas que queríamos ouvir, onde estavam as propostas viáveis e sérias?
Pois é, valeu o show, o cara a cara, as expressões de ódio e de sorrisos falsos, mas as soluções e um melhor esclarecimento sobre planos de governo foi pras cucuias, como diria dona Maria, vizinha do 201.

Quanto a quem se saiu melhor neste debate, cada um tem a sua opinião. Ambos foram críticos, fortes em suas colocações. Tudo igual, como é igual a estética dos programas no guia eleitoral do primeiro turno. Tudo está muito parecido, o jogo duro, as fugas das perguntas. Ficou bem visível a necessidade de mostrar quem é o mocinho ou o bandido. Mas e os outros interesses que nada tem a ver com a vaidade dos postulantes a Presidência?

Cultura, geração de emprego, transportes, saúde, quantos assuntos que mereciam maior destaque ou consideração para um povo que espera respostas ou esperança de que 2207 em diante teremos um Brasil melhor. E a coitada da Educação, só foi lembrada em números, quem fez mais ou menos, mas projeto que é bom nada!

Para muitos especialistas e sabichões, Alckimin foi o melhor neste debate. Mas temos que esperar a opinião da grande massa não pertencente a classe dos especialistas e críticos, já na pesquisa eleitoral que deverá sair nesta semana.

Alckmin será o candidato que tocará em uma nota só a questão da Ética e Lula passará a comparar o que é o seu governo e que será um governo do PSDB e do PFL. Essa talvez seja a tônica da luta pela Presidência neste segundo turno!

Entre caras e bocas dos presidenciáveis esperávamos bem mais. A pesquisa que deverá sair esta semana poderá dizer alguma coisa. E para você, quem foi o melhor?


CULTURA- Sempre em último plano

Nestas últimas semanas ficamos sabendo de duas notícias desagradáveis. Uma delas é o fechamento do Teatro Arteplex, que fica localizado no Shopping Guararapes em Jaboatão. Muitos artistas da cidade, dependem daquele teatro para os projeto-escola (peças infantis e infanto-juvenis destinadas aos alunos, principalmente da rede pública) de onde tiram o sustento ou desenvolvem a sua arte, já que os espaços de Recife, na maioria das vezes, é monopolizada por alguns grupos.

No Teatro Guararapes, realiza-se festivais como o Mosteja (Mostra de Teatro de Jaboatão), evento que proporciona aos grupos locais mostrarem e desenvolverem seus trabalhos.
Alega-se que o Teatro não estava dando mais lucro.

Outra notícia, é o fechamento do Cinema São Luiz. A desculpa é que o público tem se desviado aos cinemas dos Shoppings Centers e que é inviável o cinema se manter.
Segundo a assessoria do cinema, o espaço será transformado num centro cultural, só que isto esta só no papel e esperam por investidores. A notícia pegou representantes da cultura e do meio empresarial de surpresa, ninguém sabia de nada! Será que esta moda vai pegar?

Ficam algumas perguntas: Por que não destinar àquele espaço para que os videastas, cineastas pernambucanos possam mostrar seus filmes? Sabemos que há dificuldades de distribuição e espaço no ciclo comercial. Por que não aproveitar para destinar filmes de arte e procurar um público alternativo, já que alegam que as pessoas estão se dirigindo para outros cinemas?

Existem outras alternativas? Claro que por trás do fechamento do Teatro Arteplex e do Cinema São Luiz, existem outros interesses maiores. Vítimas do capitalismo selvagem, os espaços destinados à cultura vão cedendo espaços para outros interesses.
Lucro é a palavra, cultura e o povo que se lixem! (pra não dizer outra coisa.)
Ósculos e Amplexos para todos!
Klever Schneider

13 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

genilson monteiro

sobre o fechamento do sao luiz, sinceramente nao tava sabando dessa informaçao, e só tenho a lamentar, poís o mesmo faz parte da cultura pernambucana a decadas, fazendo parte de nossa historia cultural.


já o debate, adorei a posição do LULA em relação ao alckimin, que sem argumento so falava do aerolula, e dos casos de corrupçao.

essa frase sintentiza tudo. "FHC é um erro do passado"( alckimin) o proprio candidato do PFL que pra mim é uma copia de FHC, trata seu companheiro de legenda assim, imagina o que ele nao fará no governo.

segundo LULA, ele ira pravatizar tudo, ate mesmo a Amazonia. como fez em Sao Paulo e FHC com o Brasil.

poderia falar bem mais.
mas amei a posiçao do presidente LULa e meu voto sera dele.

abraço ate mais amigo!

Genilson Monteiro

11:29  
Anonymous Anônimo disse...

por Luciano Rogério!

Acho que Lula leva uma vantagem, primeiro porque fez muita coisa e segundo porque está na frente.

Fala para o povo e isto é bem melhor!

11:35  
Anonymous Anônimo disse...

Bem começo dizendo que lastimável o fechamento do artplex, não estava sabendo, o cinema São Luiz também, porque muito embora eu por exemplo realmente frequente o cinema do shoppig (porque moro AO LADO) não vejo necessidade alguma de se vender e foram dadas sugestões aqui mesmo que podem ser aproveitadas. E os nossos candidatos a presidência!?! realmente se preocuparam muito em atacar, atacar e esqueceram de falar sobre energia, educação nem comento porque óbvio que é primordial, mas, a energia também tem total importância, já pensou, APAGÃO denovo? acredito que estamos caminhando para isso mesmo, falaram, mas, falaram pouquissimo sobre um assunto de tamanha importânica.

11:44  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... não entendo, mas nada mais me surpreende nesta eleição!


ROBERTO FREIRE *

O cara é advogado, 4 mandatos consecutivos como Deputado Federal (!), atual presidente do PPS (Partido Popular Socialista), mas toda vez que escuto o nome dele, eu lembro do velho PC do B, da época em que ele "enchia o peito" orgulhoso de ser COMUNISTA, empunhava bandeiras vermelhas com foices e martelos, grandes comícios, ligações com Luiz Carlos Prestes, estalinismo, Russia (URSS), Cuba, etc, e sabemos que Roberto Freire também foi perseguido pela ditadura, mas sempre um radical de esquerda!

As cortinas de ferro cairam, o muro de Berlim foi derrubado, comunistas "viraram" socialistas, Gorbachev passou a tomar pileques diários de vodka (e rindo de tudo), Brizola começou a suavizar os discursos dando as mãos à Europa, Arraes por aqui e bem na dele, enfim, os vermelhos levaram na verdade um grande banho de água fria que até desbotaram ... menos Fidel, claro!

Aí ontem (segunda feira) vendo o JN e para minha GRANDE SURPRESA (eu ri na hora), vejo uma entrevista em que esse mesmo ROBERTO FREIRE agora diz na maior cara de páu que apoia Alckmin, que existe a necessidade de um estreitamento de campanha, que o Lula omitiu, mentiu e que por isso tinha perdido o debate na TV, comentou ainda que o Alckmin teve que ser duro para mostrar com clareza os problemas do atual governo, etc, etc, ou seja, aquele "velho durão de esquerda" optou então por ser mais um coordenador da campanha de Alckmin!

Quem entender o que se passa nesta eleição, de Roberto Freire, Clodovil, Collor a Maluf, por favor me explique, porquê definitivamente eu não consigo compreender MAIS NADA!


Abraços!
Angolla

15:19  
Anonymous Anônimo disse...

POR LUCIANO ROGÉRIO!

Eu disse, Lula de novo. Foi o melhor no debate e é ele que ajudou-nos com o Prouni.

O bolsa família vai ajudar a conquistar mais votos.

Outra coisa, Lula fala apra o povo e todo mundo sabe que ele é a maioria!

Luciano rogerio

12:11  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

ALCKMIN CORREU ... (entrevista Rede Americana)


http://www.youtube.com/watch?v=vsRynm18_Eg


(recordista Youtube)

Assistam antes que saia do ar ...



Angolla

15:10  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

- CORREÇÃO ETÍLICA -

O camarada russo que tomava todas as vodkas (muito doido) era o Boris Yeltsin, e não Gorbachev ...

(foi mal)


Angolla

17:38  
Anonymous Anônimo disse...

ACHO QUE É CEDO PARA DIZER ALGO. MUITO AINDA PODE ACIONTECER ATE A ELEIÇÃO.

BORA ESPERAR PRA VER.

MAS LULA TEM SIM UMA VANTAGEM.

ALEX

23:45  
Anonymous Anônimo disse...

Aew galera, todos nós vamos ficar com muitas saudades do bom e velho São Luiz, Quanto oa debate... Bom na verdade eu cosideraria empate tecnico, e sinceramente não vejo lula como sauvador...
A corrupção come o centro e antes das eleições todos eram demagogos da etica, vamos deixar de baboseiras e VOTAR 45 GERALDO ALCKMIM para presidente...

Abraços

09:02  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Estive vendo e conversando sobre o debate e sobre os governos e propostas. Infelizmente pelo que ouvi, acho que o melhor para nós nordestinos é lula no poder, até pq dizem por ai e não vou contar quem, que já há um plano de retirada da refinaria daqui caso alckmin ganhe.

Assim entre um demonio ou outro, melhor ficarmos com o que já está ai ..aliás melhor mesmo é ir embora daqui ..pq realmente não tá dando.

:(

15:13  
Anonymous Anônimo disse...

Num breve retrospecto histórico-político do Brasil, a burguesia “intelectual” dominante se sobrepunha aos proletariados, oprimindo-os em função dos interesses dos mais abastados, principalmente nas duas últimas décadas.
Quando esse quadro parcialmente se inverteu, os que estavam no topo da pirâmide se sentiram atacados, proferindo assim, rótulos de ignorantes à decisão popular que é livre e democrática. Se no segundo turno os “sem nobreza” entregarem seu voto à oligarquia, serão mais uma vez reduzidos à condição de subalternos.
Nota-se que toda a turbulência política noticiada na mídia nos meses antecedentes à vinculação do horário político, permitiu um retorno ao pensamento segregacional, onde os concentradores de capital estampam em seus automóveis climatizados ou nas varandas de seus apartamentos de cobertura o azul dos intelectuais, enquanto o vermelho dos “vis” é propagado aos subúrbios, de onde se percebem vir manifestações culturais de qualidade.
Diferentemente da produção cultural paulistana, por exemplo, que em sua maioria surgem das elites, a expressão cultural recifense em boa parte emerge da mobilização popular, dessa grande massa, dos morros “marginais”.
São desses bairros periféricos que os chamados movimentos alternativos ou “undergrounds”, como alguns preferem denominar, despontam, ganham força e solidificam intenções, que por vezes conseguem mudar realidades. Aliás, essa é, ou deveria ser fundamentalmente o papel da cultura na sociedade, possibilitar modificar realidades tratantes.
Para isso, uma política de forte incentivo é necessário, porém pouco foi e pouco está sendo abordada pelos candidatos, mesmo sabidos eles que culturalizar a população é educar na intenção de erguer uma sociedade com menos disparates sociais.
Ao que parece, é preferível manter a grande maioria com deficiente nível intelectual, assim, evitam-se atribulações e questionamentos. Funcionam como as religiões, controladoras e/ou manipuladoras das massas.
Almeja-se uma maior valorização das leis de incentivo à cultura, quem sabe assim, se construam pensamentos questionadores e se evitem que espaços como o Cinema São Luiz, no centro, e o Teatro Arteplex, na zona sul, caíam em desuso e posteriormente no esquecimento, como tantos outros equipamentos de cultura e lazer que um dia existiram, a princípio, no centro primeiro da metrópole recifense.
Em 18 de Fevereiro de 1999, Kleber Mendonça Filho indagou: “O Cinema São Luiz, no Recife, é uma espécie rara, num fim de século repleto de multiplexes e mini salas. Tem 1260 cadeiras, platéia e balcão, decoração luxuosa, vitrais que ainda deixam espectadores fascinados. É um palácio de imagem que pertence a uma outra época, mas preso no presente. A única questão: até quando?”.
A triste resposta a essa “premunição” chegou, é lamentável, mas ainda é possível reverter essa imagem se uma consciência coletiva for estimulada quanto à necessidade de reabilitar o centro, potencializar as atividades de múltiplos usos e com isso permear o lugar de vitalidade, assim já proclamava Jane Jacobs - teórica do urbanismo contemporâneo – em sua literatura: Morte e Vida de Grandes Cidades.
REVITALIZAR É PRECISO!
Edcleyson Farias, graduando em Arquitetura e Urbanismo.

20:58  
Anonymous Anônimo disse...

fico chateado sobre a possivel fechamento do cinema sao luiz, um lugar onde geraçoes cresceram, e cutivaram seus sonhos, através das imagens transladada da telona, para mentes que cultivaram culturas no coraçao d Recife.
além da falta de espaço para os próprios pernambucanos.

ja a questao política, é lamentável o que encontramos aqui no atual momento.
acusaçoes e mais acusaçoes! e nada de proposta.
que país é esse!

22:00  
Anonymous Anônimo disse...

Concordo plenamente com as palavras de Edcleyson Farias.

Como arquiteto, trabalhei alguns meses na FUNDARPE, onde tive a oportunidade de ser um dos responsáveis pela realização de um reletório sobre o estado de conservação atual do Cinema São Luiz, e posso afirmar sem medo de errar: É deprimente! As poltronas existem mais...

De fato, o governo do estado tem a intenção de transformá-lo em centro cultural. É esperar pra ver.

14:02  

Postar um comentário

<< Home