CENTRÍFUGA

28.9.06

ALOPRADOS


“Os homens são tão simples e tão obedientes às necessidades do momento, que quem engana encontra sempre alguém que se deixa enganar”. Maquiavel



Nada de ser ALOPRADO, leia com calma e comente.
Estes dias que antecedem a eleição merecem serenidade, tendo em vista as balelas e denúncias que surgiram na grande mídia. Os ânimos estão quentes, por isso, nada melhor do que usar uma palavra que ficou em evidência na semana que passou. Não sejam “ALOPRADOS”.

Maquiavel dizia que a mentira é um instrumento usual na política para persuadir aliados e eleitores ou para esconder atos ilícitos. Pode vir em forma de omissão ou de retórica capaz de direcionar a percepção da opinião pública. Isso é bem familiar não é mesmo?

Nos últimos dias, os posts do Centrifuga procuraram discutir política e propor mais ação e menos discurso. Para isso, divulgamos sites que pudessem orientar o eleitor na hora de decidir o voto, para os deputados tanto na esfera estadual como federal.

Percebemos que Educação é a medida mais eficaz para amenizarmos as mazelas. Agora nos resta esperar que no dia 1º de outubro tenhamos noticias mais agradáveis ou...a Alopração trará outras conseqüências. Para evitarmos isso, nada melhor que uma boa receita.

RECEITA

Nada pior do que se dirigir às urnas e escolher aleatoriamente o candidato, por isso vamos imaginar a seguinte receita:
Deve-se evitar os candidatos com as seguintes características, prestem atenção, afinal de contas ainda há tempo. Deixe de ser Aloprado e leia com atenção!
a) Evite os candidatos que prometem demais, DEVEMOS nos perguntar se elas atendem as necessidades e se são viáveis também
b)os cretinos que mudam de partido como mudam de cueca
c)os candidatos bonitinhos e aparentemente bonzinhos de mais, esqueça a atração física
d)aqueles que tentam a reeleição mas no atual mandato, mal compareceram as sessões e se quer apresentaram projetos.
Por isso, indico novamente os seguintes sites

www.alepe.pe.gov.br
www.perfil.transparencia.org.br
www.camara.gov.br/deputado

Mas a melhor receita mesmo, é você seguir a sua consciência e depois, se eleito for o seu candidato, não perdê-lo de vista. Devemos nos tornaremos carrapatos e assim o candidato eleito nunca vai esquecer de você.

VOTO CONSCIENTE
Segundo o professor José Ames, realizar um ato consciente pressupõe a existência de três elementos: a) pleno conhecimento do seu conteúdo; b) liberdade para efetivá-lo; c) vontade deliberada de praticá-lo. Ou seja, depois de sabermos em quem votar, temos de estar de mãos livres, sem medo que uma escolha possa nos trazer. E por último é a vontade de mudar e querer o melhor, sem pensar em interesses individuais, mas necessidades de um todo. Neste mundo onde se incentiva a individualidade, pensar coletivamente é meio complicado, mas é um bem necessário.

DEBATE e piadinhas

Lula não sabia que tinha debate, Alckmin diz que 40 % do pacote de açucar é esgoto, num ato falho hilariante e Heloisa Helena falou que não se pode votar num governo onde se escondem dinheiro em vestuário íntimo masculino, vulgo "cueca".

Se faltou mais emoção, pelo menos foi possível acompanhar algumas coisinhas engraçadas.

Não esqueçam a receita! É domingo o grande dia!



E assim seguimos...

Ósculos e amplexos para todos!

Klever Schneider

29 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

E aew Klever gostei da receita e pra não dizer q sou mal vou dar uma dica de dois caras q preenche todos esses pré-recsitos...

FEDERAL: Cadoca 1515, não vive prometendo coisas ludicas por aew, nunca mudou de partido desde sua primeira candidatura o q significa q ele acredita na ideologia do partido (PMDB), bonitinho... iiiiiiiiiiiiiiiiiiiii passa longe, no orkut tem ate comunidade falando do sorriso dele, tenta a reeleição depois de um mandato atuante...

ESTADUAL: Aderval Barros 26789, esta em sua primeira eleição, vem do radio vem da comunicação, tem propostas voltadas para os esportes... tem credibilidade e quem o ouve sabe num é de meias palavras...

então se eu já sabia em quem votar depois da receita do meu amigo Klever, agora é q sei mesmo...

Abraços e votem com conciencia, se vc´s ainda não tem tentem achar fundamentos, causas do pq vc acreditaria nesse cara....

02:49  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Neto!

Aproveita mesmo os momentos para defender tuas idéias e em quem acredita. Vc é bom no comercial!

Como o espaço é livre teu recado, está dado.
Esperamos para ver o que dá.

Klever

03:17  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... e o Lula já confirmou que não vai comparecer ao debate!


Juro que sinto vontade também de não comparecer à votação, vontade de dar um bom "noshow" nessa eleição!

Semana passada eu corria com um amigo logo cedo, quando ele comentou :

- "Angolla, tenho a impressão que a tal luz no final do túnel está cada vez mais distante!"

... e fiquei pensando sobre isso enquanto corriamos! Agora entendo melhor quanto a essa "luz", quanto às denuncias, aos escândalos e armações do governo, do PT, da oposição, da Presidência, enfim, às vezes parece que os políticos são todos iguais!

Como diz Gabeira (que admiro bastante), na época em que os militares infernizaram este país, ele pelo menos era respeitado por sua ideologia e determinação; Gabeira não era aceito, apenas respeitado pelos generais, mas hoje em dia qual o político que merece o nosso respeito?

Uma corja de ladrões ... curioso que quando falo "corja", o primeiro rosto que me vem à mente é o do José Dirceu, um arrogante imbecil e desmoralizado no país inteiro!

Para me deixar mais revoltado, eis que ressurge o COLLOR, o maior ladrão na história do Brasil, um presidente retirado do cargo À FORÇA, e esse filho da puta não tem a menor vergonha na cara e aparece na TV dizendo que finalmente chegou a hora do reencontro da fé com a esperança!!! O cara se candidata a "não sei o quê" pelo estado de Alagoas e sabemos que será eleito ... PQP!

Sabemos também que SEVERINO voltará e lá estou eu, vocês, todos saíndo de casa para votar, tentando impedir que esses vermes saiam dos esgostos e eles resistem, são fortes, se unem na hora de sairem das sarjetas ... eita luta, termina não?

Nós temos a força do voto, mas parece não surtir efeito, como se fosse uma luta em vão!

Desculpem o "desabafo", mas realmente dá vontade de dar as costas a tudo isso, acordar cedo e ir pra praia tomar cerveja, bem na linha do "não tou nem aí", aproveitar enquanto a praia está vazia, enquanto o povo GUERREIRO ainda vota tentando mudar, mas eu admito que estou cansado!

Faltando apenas 72 horas para as eleições, é assim que eu me sinto e quase decidido a dar uma de irresponsável e queimar essa obrigação vencida, digamos assim ...

Oh a situação: deixar de votar num candidato à Presidência "que não cola" mais, para votar noutro que não me convence, ou seja, trocando 6 por meia dúzia!

Aí uns dizem "Joga Angolla, joga ... bora forçar um 2º turno" e eu deixo então de ser eleitor e viro jogador de turnos políticos?

É a política ... e esse é o meu beco, ZONA 001 - SEÇÃO 149 (ehehe), olho pra frente, para os lados e não há saída ... voltar também não dá mais, então é quando eu penso na praia, sacou?


Bora ver!

Abraços,
Angolla

14:29  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Pois é Angolla!

Trocar 6 por meia dúzia é a frase do momento.

Mas é uma situação desconfortável mesmo.
Quanto ao debate de hoje, parece que Lula resolveu ir.
Tomara afinal é mais um momento para a democracia brasileira.

Certamente o debate promete, esperemos!

O lance é votar e depois curtir aquela cervejinha.

Grande Abraço
Klever!

15:15  
Anonymous Anônimo disse...

Prefiro não falar nomes de candidatos, obviamente já sei em quem votar, sei quem trabalha pela cultura, pela saúde, SEGURANÇA todos estes pontos que são de suma importância para nosso crescimento, agora...

PENSE E VOTE! mas, PENSEEEE BEMM.

18:04  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... para Rodrigo!


Rapaz, senti firmeza e você me deixou bastante curioso :)

Posso saber em quem você vota assim tão confiante? Na boa, claro ...


Eu até o começo deste mês, eu votaria :

PRES - Lula
GOV - Humberto
SEN - Jarbas (mantenho)
FED - Jungmann (mantenho)
EST - João Braga (PV - mantenho)

Agora esses 2 primeiros aí viraram BRONCA SÉRIA, meu irmão !!!

Lula aloprando (como diz Klever), todo enrolado e achando que ganha no grito, "com denuncia ou sem denuncia, as urnas decidirão" ... oh a onda do cara!

Humberto indiciado pela Polícia Federal por suposto envolvimento na máfia ... como que tranquilidade posso votar nele?!


BRONCA!


Angolla

18:22  
Anonymous Anônimo disse...

bem, vou comentar o primeiro comentário...
uma boa dica é cadoca... vive de festas, cachaça e farra. Paga adolescentes pra estarem com latas de cervejas na mão e com seu adesivo colado na camisa, ou em qualquer outro lugar. com certeza uma boa pedida. o que será que Cadoca pensa do futuro da humanidade... haja AA pra aguentar tantos bebebados.
Bem em relação ao texto... Clever como sempre botando pra quebrar.
Mas quis me expor mais em relação a cadoca...
aliás... falando nele... temos outro maravilhoso federal... Silvio Costa...Professor maravilhoso que de tão bom fez de um tudo contra a gratuidade da UPE, e nem digam q é mentira pq EU ouvir da boca do mesmo na assembleia a um ano atrás, tudo o q ele disse.
bem.. bom domingo p vcs... votem consciente e não pq fulando ou cicrano é seu amigo ou amigo da familia. Não se arrependam depois

Thayse

19:03  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Thaise, suas colocações são sempre bem vindas e com fundamento é claro. Todo esclarecimento é válido e bom que possa dividí-lo aqui conosco.
A receita é uma só, pesquisar e abrir bem o olho.
esperemos!

Klever

23:38  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Angolla!

Novamente, vem a confusão na cabeça não é mesmo.
Empatia também é importante na hora de votar. Temos até domingo apra decidir.

Seja o que a Receita que mencionei no blog quiser.

grande abraço
Klever

01:06  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Fiquei muito satisfeito com debate dos presidenciáveis e ficou óbvio que os únicos merecedores de serem presidentes foram os que compareceram.

Fiquei muito feliz de ver que muitas das coisas que falei ao longo de outros posts aqui foram discutidas pelos presentes como o fato das politicas públicas (bolsa familia....) estarem sendo usadas para escravizar o povo...isso eu falo faz tempo, e, que a falta de uma boa política de educação - COMO TODOS NÓS SABEMOS E DISCUTIMOS - faz um país retroceder. Que o Brasil não quebra de tão rico que é. É um assombro, os caras roubam, roubam e o país continua ..aos trancos mas segue firme.....

Continuo com a mesma idéia de que Cristovam seria o candidato ideal, mas temo que diante da ignorância da grande maioria do nosso povo, ou lula ganhe de cara ou o segundo turno seja entre alckmin e ele ...muito embora eu não descarte surpresas. Heloisa é uma mulher digna e maravilhosa, está na expressão do seu rosto, lula nunca me enganou, mas ela é honesta e se colocou muito bem no debate, ela me emocionou; é uma mulher de muito valor, embora emocionalmente despreparada e cristovam sabiamente a advertiu: política unilateral não vai ajudar o brasil.

Temo um novo governo do psdb com sua politica neo-liberal extrema, mas acho que como está não pode ficar.

Lula demonstrou covardia e a falta de caratér e respeito que teve com o povo do Brasil, ao não se apresentar a nação e explicar cara a cara suas falhas.

Mas afinal o que podemos esperar de um homem que vai a tv e assusta a grande população dizendo que se os outros forem eleitos vão suspender o bolsa familia ... o que pode esperar uma mãe ou um pai de familia que precisa daquilo para subsistir na sua ignorância? 40 reais, 15 reais - ISSO É O MAL PURO, EU QUE NUNCA ACREDITEI EM DEMÔNIO ESTOU ACREDITANDO, E ELE ESTÁ LÁ, NO CARGO MAIS HONORÁVEL DA NAÇÃO - É óbvio que alguem acuado assim vai votar no que está lá dizendo que não vai cancelar o benefício..é de uma podridão isso tudo, guerra no Iraque é fichinha, bomba nos palestinos (ahahaahah), video da cicarelli então é programa dos teletubies.

Angolla, votar nunca é em vão ..vc é um cara inteligente, está vendo as coisas. Sei que vc está decepcionado com o PT e é pra estar mesmo. Mas escolha alguém, não deixa de votar. Eu por outros motivos não vou votar pq não vou poder viajar ao interior onde voto MAS LHE DIGO COM SINCERIDADE, NUNCA TIVE TANTA VONTADE DE VOTAR E VOU TORÇER PRA QUE ALGO DE MELHOR ACONTEÇA EM NOSSO PAÍS, PQ NÓS MERECEMOS UM PAÍS MAIS DIGNO E VAMOS TER. NÃO PODEMOS NOS OMITIR, É ISSO, VOTEM COM CONSCIÊNCIA.

01:53  
Anonymous Anônimo disse...

... Para Anonimo

bom em primeiro lugar gostaria de saber o pq vc não tem coragem nem de se identificar, e nos demais vale a observação q a militancia JUVENTUDE de CADOCA é toda voluntaria o q realmente causa inveja a muita gente e muitos candidatos, vale lembrar tb q uma cerveja faz parte e q não podemos ligar o fato da Juventude de Cadoca ser uma JUVENTUDE carismatica e pra cima com um possivel descompromisso do nosso candidato... se vc tiver coragem de se identificar e me mandar teu e-mail eu juro q te dou quantos motivos vc achar necessario para no domingo votar 1515 FEDERAL e 26789 ESTADUAL...
tô esperando...

ABRAÇOS

04:07  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

... e vocês sabem por que Lula não foi no debate?


" ELE NÃO SABIA !!!

E quem enviou aquela carta à Rede Globo foi um aloprado ... "


Ahahah, comédia!

Angolla

13:12  
Anonymous Anônimo disse...

Eu fico meio boiando aqui... afinal o que é um "cadoca"??? Tem candidato com esse nome aí? É engraçado.
Lula não foi pro debate porque ainda sobra um mínimo de inteligência nessa estratégia estapafurdia dele e da campanha do PT. Virar alvo em rede nacional assim às vésperas da eleição? Brincou, né???
E se fez isso, obviamente, é porque não tem todas as respostas que queremos ouvir e já deve estar cansado de alegar não saber de nada nunca.

14:08  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

POis é Gerald e GUTO!

Brincando um pouco coloquei ao final do post que Lula não foi ao Debate porque não sabia que tinha um debate.
Pena Geraldq ue vc não vai poder votar.

E Guto, Agora fica a discussão ele(Lula) perdeu ou ganhou com isso.

Uma coisa sabemos, quem perdeu fomos nós.Temos muito o que saber, se na verdade já não sabemos.

Acho Heloisa ainda terá o seu tempo, Cristovam demosntrou equilibrio e direcionamento com o que pensa e diz. Distrito Federal aidna sente saudades dele.

Educação é sempre a palavra!
Continuemos a discutir, as discussões são sempre válidas.

A colocação que Cristovam fez dizendo que antes Lula usava a esperança par vencer o medo e agora o efeito é contrário foi muito inteligente e tem a ver com com a realidade.

Continuemos a discussão

14:29  
Anonymous Anônimo disse...

É IMPRESSIONANTE COMO ESSE POVO DA NASSAU,MAS PARTICULARMENTE ESSE SD1 E KERIDO KLEVER TEM TALENTO!DOIS PESSOAS Q A POUCO TEMPO FAZEM PARTE DE UMA DAS TURMAS MAIS TURBINADAS,DO PEDAÇO E Q DETONAM SEMPRE QUANDO ABREM A BOCA NA RÁDIO CAPIBARIBE!DESEJO MUITO XUXEXXO,COMO SEMPRE,MAS SEM DÚVIDA DESEJO Q TEXTOS TAUM ORIGINAIS E BONS COMO ESSE VENHAM NOS PRESTIGIAR CD VEZ MAIS!BEJUX CARINHOSO,LÚS=P....A TURBINADA!!!!!!!!!!!!

15:04  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Não sei se foi Sérgio ou o Klever que escreveu:

"Uma coisa sabemos, quem perdeu fomos nós.Temos muito o que saber, se na verdade já não sabemos".

Muito bem colocada a questão, mas eu acho que não há dúvida, sabemos sim e muito - pelo menos no que concerne a Lula - ele não é o melhor pro Brasil.

Essa estratégia vagabunda e desonesta de não ir a debate pra poupar imagem falida é coisa de gente ultimo escalão mesmo. Lula deveria ser preso em uma sala e passar o dia ouvindo o hino nacional, pra ver se entra alguma nacionalidade nele, por osmose, por lavagem cerebral ou sei lá o quê.

Talvez assim ele salve um pouco da alma que se perdeu, se é que há alma ali.

15:41  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

15:41  
Anonymous Anônimo disse...

Alguem mandou pro meu email...
"O presidente não será reeleito
por aqueles que lêem os jornais,
mas sim pelos que limpam
a bunda com eles..."
poizé...

16:21  
Anonymous Anônimo disse...

Seguindo essa receita não tem como errar dia 1°. Mas alem de segui-la , devemos votar estrategicamente ,votar no candidato com mais chances de fazer com que tenhamos um segundo turno. Não dá para eleger um candidato que foge de debates e sequer tem o respeito e a coragem de enfrentar uma mulher e de dar satisfações aos que lhe elegeram a quatro anos.
É preciso mais tempo para buscar algumas respostas. Imaginem se aquele “aloprado” é eleito no primeiro turno e depois descobrirmos que as denuncias são verídicas.
Assim como ele (o aloprado) foi estratégico ao não ir no debate , haja assim você também.

Tiago Sales

bjoos e fui

21:52  
Anonymous Anônimo disse...

Lula de novo!

Fazer o que naquele debate com aqueles medíocres.O negócio é Lula mesmo.
Viava o Prouni e o Bolsa Família!
Luciano Rogério!

11:31  
Anonymous Anônimo disse...

bem, para as poucas pessoas que não saler ainda...
Quando cometei anonimo é porque a caixa onde colocamos o nosso nome não abriu
mas assinei meu nome embaixo do comentário que fiz sobre o DIGNISSIMO Cadoca
me chamo thayse brenna cavalcante cardoso
querem mais informação?

14:04  
Blogger publiccreation disse...

A receita para votar bem também deveria incluir outro aspecto importante. Prestar atenção na atuação da mídia. É importante ficar ciente do histórico de cada político, saber seus projetos passados e futuros antes de escolher o merecedor de seu voto. Mas é preciso lembrar que a mídia (seja rádio, revistas, tv, Internet, jornais, reco-reco, bolão e azeitona) não participa do processo eleitoral isenta de parcialidade. A mídia é parcial, escolhe, promove e derruba candidatos. A mídia é importante por tornar-se uma vitrine dos acontecimentos políticos e ajuda no processo de escolha, mas é perigosa quando o eleitor não observa com um olhar crítico sobre a informação veiculada.

A mídia trasmite informações filtradas pelo arcabouço ideológico pessoal (de quem escreve) e institucional (de quem veicula), afetada ainda por interesses econômicos. A imparcialidade que os veículos de comunicação procuram demonstrar são um mito muito distante da realidade. Basta atentar para os fatos mais recentes do nosso cotidiano político para perceber isso.

O Caso do Dossiê
O Escândalo das Ambulâncias é por si só mais um lamentável esquema de corrupção que deve ser investigado sem barreiras, nem limites, para se chegar aos responsáveis. No decorrer das investigações, surge o nome José Serra, através do Dossiê, como suposto arquiteto do esquema. Mas numa reviravolta surpreendente, descobre-se que o dossiê estava sendo negocioado por membros do PT com jornalistas da revista Isto É para ampla divulgação (todos negam envolvimento no caso).

A mídia em geral difunde a estratégia do PSDB e do PFL para esvaziar o dossiê enquanto exige responsabilizar os integrantes do PT e, por tabela, o Presidente da República. Segundo o argumento, deve-se investigar aqueles que tentaram negociar o dossiê. Estão com toda a razão, em parte. Sim! Deve-se investigar essa irregularidade, apontar os responsáveis e aplicar as penalidades previstas em lei (e que isso não vire pizza). Mesmo que o caso possa atingir o Presidente (Impeachment nele, caso se prove a culpa).

Por que, em parte? Porque a estratégia dos distintos partidos procura abafar o outro lado da questão. De qualquer forma, existe uma denúncia (plantada ou não) sobre um escândalo notório, envolvendo o ex-Ministro da Saúde, José Serra. Deve-se investigar e apurar responsabilidades do ex-ministro também. Não apenas de Serra, mas de Humberto. Que eles sejam punidos conforme o grau de envolvimento.


Acontece que a mídia vende a situação como se a ação de implantar o dossiê com as denúncias contra o ex-Ministro pudesse inocentá-lo do caso. Explico melhor: Se o dossiê seria ou não plantado pelo PT, não isenta José Serra e Geraldo Alkimin da responsabilidade sobre a Máfia dos Sanguesugas, mas também não prova que eles são culpados. Ambos os lados da questão devem ser apurados. Acompanhados pela população. E o mais importante, depois de identificar os responsáveis, DEVE HAVER PUNIÇÕES!!! CHEGA DE PIZZA QUE O MEU COLESTEROL ESTÁ ALTO DEMAIS!!!!

14:34  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Caro Ronilson, pelo que entendi e lógico estamos na ignorância, o tal dossiê não prova nem acrescenta nada, ou vc acha que o PT já não o teria usado pra detonar o PSDB, acredito sim que o intuito do dossiê era pura e simplismente para o guia eleitoral, ou seja, para proganda de impacto, que confundiria todos, jogando o pessoal do psdb na berlinda tb ....

....não que eu esteja defendendo 0 PSDB mas é obvio que se houvesse algo realmente concreto, já havia aparecido.

grande abraço e desejo a todos uma ótima eleição, consciente.

19:43  
Anonymous Anônimo disse...

para JR. Pimentel

é isso mesmo Jr então as minhas dicas se encaixam direto ao seu perfil...
CADOCA 1515 FEDERAL, NUNCA e JAMAIS teve seu nome sitado em qualquer tipo de escandalo ou trambicagem.
ADERVAL BARROS 26789 ESTADUAL, primeira campanha de um homem serio que esta se colocando a disposição da sociedade...

Abraços..

03:15  
Anonymous Anônimo disse...

Para Thayse

Bom, desculpe por ter pisado na bola quanto ao anonimato, espero não ter ganho uma inimiga por tão pouco... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... agora politicamente falando parece q somos bem CARA e COROA...
Ha e obrigado por ter entrado la no blog e ter deixado seu comentario, mesmo sem saber qual teu time... se der p dar uma divulgada com seus amigos tricolores...

Bjus...

03:19  
Anonymous Anônimo disse...

Olá ANGOLA

Se não confiarmos mais em ninguém, e perdermos a esperança, é melhor parar de viver não acha? portanto falei em educação, saúde e etc. acredito que ainda existam pessoas competentes e que querem realmente trabalhar, amigo não perca a fé nem a esperança, agora quanto aos meus candidatos como já disse, prefiro não falar, um abraço pra todos.

07:05  
Anonymous Anônimo disse...

Niccolò di Bernardo Machiavelli - fundador do pensamento e da ciência política moderna - escreve em 1512, Il Principe (O Príncipe), um “manual” de conduta política para governantes, que desde o século XVI se mantêm atual.
Através de conselhos, sugestões e ponderações realizadas a partir de acontecimentos anteriores na esfera política das principais localizades de então, descreve as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter-se no poder.
A contemporaneidade política tem se abstraido de fundamentações teóricas como esta, que poderia ser contribuição pertinente, elevando-nos a qualidade de país coerentemente administrado.
Maquiavel, na literatura em questão, se mostra auspício e ardiloso em suas avaliações, porém, ao mesmo passo que faz considerações relevantes, aborda posturas delicadas de atuação política como no capítulo 18, onde argumenta que o governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário, a um príncipe, possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade.
Percebe-se que essa tem sido o reflexo da atual conjuntura política brasileira e a expressão “os fins justificam os meios”, têm sido levados ao pé-da-letra, não importando o que o governante faça em seus domínios, desde que seja para manter-se como autoridade. Nesses termos, será mesmo que os fins justiicam os meios na administração de uma federação?
O parecer ser se tornou premissa ideológica da quase totalidade dos nossos governantes atribuindo ao eleitor a qualidade de fantoche, enquanto alguns deles manipulam as marionetes, outros aplaudem às gargalhadas o espetáculo. Sob outra perspectiva urbana, somos meros espectadores do teatro da fantasia pública, fazendo-nos acreditar na encenação e no discurso pronto.
Quando o ato de nunca deixar transparecer é transparecido, como no caso do debate em mídia aberta, parcela do eleitorado passa por certa reflexão crítica, repensando a quem atribuir o seu direito de voto. Seria a conscientização? Alguns cientistas sociais da atualidade pregam também que o ato consciente é fruto de uma sensibilização.
Então, pode-se dizer que hoje, o país se sensibilizou com o “Vota Brasil, é preciso votar!”, mesmo que indeliberadamente se mobilizou de suas residências aos seus respectivos colégios eleitorais no intuito de desfigurar os “caras-de-pau”.
O desejo é coletivo: que as boas ou más intenções dos candidatos tenham transparecido ao longo do período de campanha eleitoral, ao invés de caírem no parecer ser e numa atribuição equivocada do voto. Que o sentimento de decepção não seja vindouro.
Edcleyson Farias, graduando em Arquitetura e Urbanismo, cidadão votante e acima de tudo brasileiro, "não desisto nunca".

00:19  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Estou aqui para dar parabéns ao povo brasileiro, que se mostrou e se portou como povo de "primeira", do mais pobre ao mais rico, do mais jovem ao mais velho. Fiquei espantado com a quantidade de idosos votando e quando falo idosos, falo de pessoas que tinham que ser levadas por mais de uma pessoa ou de cadeira de rodas.

Maravilhoso espetáculo de cidadania, O Brasil mostra que sabe fazer bonito quando quer, ninguem no mundo faz uma eleição como a nossa que em menos de um dia já praticamente apurou os votos.

Parabéns ao povo brasileiro por não ter se rendido totalmente ao populismo, a demagogia, a farsa, apostando num segundo turno, analisando melhor a situação.

Infelizmente, nosso grande respeito a democracia tráz de volta Collor de melo ... o ponto baixo dessa eleição, mas nem tudo está perdido. Temos na mão a chance de mudar de cenário, talvez para outro com sensação de deja vu, talvez não. O fato é que não podemos continuar do jeito que estamos e ao que parece lula agora quer fazer debate ... ahahahahah é brincadeira, tem que rir memso pq chorar não adianta.

00:58  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

POis é!
Entre as boas noticias temos a renovação de 48% no Congresso Nacional e isto ja é um bom sinal. Poderia ter sido melhor? Poderia, mas já vale a pena se estes que entrarem se juntarem aos bons que ficaram, teremos a chance de esperar mudanças durante os próximos 4 anos.
Mas devemos continuar, o segundo turno está aí.

Esperar pra ver.!
Klever

22:41  

Postar um comentário

<< Home