CENTRÍFUGA

5.11.06

Dias Melhores


Devemos criar pactos lutando por uma sociedade mais digna. Mas como isso é possível na medida em que temos que competir o tempo todo? O que fazer para que isto não fique parecendo uma utopia? Pensemos. Cada um na sua individualidade, somando esforços num coletivo, alcançaria outros vôos, bem melhores do que sozinhos. Mesmo sabendo do capitalismo que devora, precisamos ter fé em algo, caso contrário desistimos de atingir metas ou mesmo de viver.

Quando compreendermos que nossas dores ou acertos são maiores ou menores do que o outro, caminharemos na direção de algo óbvio, não somos melhores que ninguém e precisamos sim, melhorarmos a nós mesmos. Isto quer dizer que precisamos sim do outro para buscarmos algo maior, a completude.


Crianças SEM Esperança!

Quando ando pelas ruas de Recife, percebo gente dormindo envolto em jornais e papelão, outros meninos cheirando cola intimidando assim o estômago. Mães com filhos nos braços, pequeninos vendendo balas nos sinais, artistas mirins que brincam com o fogo ou fazem piruetas na rua em troca de moedas ou de gestos negativos quando os vidros dos carros fecham-se completamente. Se analisarmos mais criticamente, estes meninos poderão ser os que levarão nossos relógios, celulares ou qualquer outro produto que a tecnologia vai inventar.

Aparentemente, isto parece um preconceito, uma premonição formada por um senso comum. Mas talvez, não seja assim. Educação é a palavra e o que vimos é algo bem deferente. Conselhos tutelares omissos, políticas públicas que não atendem às necessidades da população ou destas crianças que estão sem rumo ou sem perspectiva. Culpa justamente do pensamento egoísta, onde o umbigo vale mais do que estender a mão e garantir que as Crianças SEM
Esperança possam trocar de papel num futuro mais próximo.
Ósculos e Amplexos para todos!

17 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Bons textos. Fácil leitura, curtos e bem reflexivos; em uma mesa redonda, essa estrutura, leva a muitas questões e "debates".
Bopm, hoje é preciso de muita esperança em cada um de nós, formando como um todo a sociedade, a juventude, praticamente esquecida, presa, "engolida" pelo capitalismo e não só...formando pessoas perdidas em si mesmas. Cadê os valores? É, é preciso muita esperança (...). Resta-me chorar.
Um abraço,
Karina.

23:19  
Anonymous Anônimo disse...

Ilha das flores, curta metragem, VEJAM!

Pois eh na minha opnião, espero não está equivocado, é culpa sim do capitalismo e tbm dos senhores que colocamos no poder para fazer o nosso Brasil ir pra "frente" se o NOSSO dinheiro que é roubado e colocado em contas no exterior, pelos mesmo senhores, se esta prática não existisse, com certeza, diminuiria MUITO a situação caótica que nos encontramos.

OBS: Quem quiser consertar algo fique a vontade, aprendo SEMPRE.

00:50  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Rapaz ... o destino de certas pessoas é uma icógnita ..pq algum nascem e ficam na rua ao leo ...outros mesmo nascendo numa situação dificil, aparentemente encontram uma janela que os salva. É dificl julgar a situação das pessoas .... sempre que vejo gente assim ou sem um braço, uma perna, alguma deficiência, agradeço pq sou perfeito...embora esteja meio gordo ....rs...

mas, isso tem solução? ... é algo que não se define: a sorte de cada um e vc se pergunta pq uns nascem gisele bundchen e outros só se fodem..parafraseando Shakespeare: "Há mais mistérios entre o sol e a terra do sonha nossa vã filosofia" texto batido mas verdadeiro.

O capitalismo apesar da suas culpas ainda é o melhor meio de nós vivermos ..é impossivel negar isso .. a liberdade do capitalismo nos faz ir e vir ... está mais do que provado que o socialismo não resolve os problemas do mundo.

Acho que o caminho, e, no nosso caso, acho que falta mobilização da sociedade, a sociedade tem que parar de esperar que o governo faça tudo, no dia que a sociedade se unir seriamente ...muitos desses problemas serão amenizados ou até mesmo dissipados, em todos os sentidos ... o importante é não perdermos o rumo.

Pra mim todo dia é dia de Thanks giving, eu agradeço sempre.

23:34  
Anonymous Anônimo disse...

Bom eu particularmente posso falar sobre esse assunto, pois a exatos 12 anos faço um trabalho social nas ruas do recife, onde um grupo de amigos reunen-se todos os segundos sabados de cada mes e sai com um caldeirão de sopa, leite, café, chá... e etc... mas não pensem vc´s que cada um dos que encontramos nas ruas (uns desde o inicio) ficam felizes por ganhar um pão, eles ate nem fazem questão da comida se vc der um minuto de atenção, um minuto para escutar historias que pensamos soh possiveis em filmes e novelas, mas podem crer eh tudo realidade... não adianta ficar procurando um culpado, governo x sociedade, pois cada um daqueles que ali estão tem seus motivos, e falo por experiencia propria... aqui faço o convite ao Klever, e a todos que se enteressaram pelo assunto, Segundo sabado de Novembro, saida as 17:50 da torre, quem quiser ajudar com a presença ou qualquer outra coisa entrar em contato pelo fone 3228 5425, perg pelo sopão... ou 9945 9693 falar com DJ ele dará com toda certesa todas as informaçoes necessarias, estarei esperando vc´s lah e posso adiantar que é uma experiencia unica na vida e que vale muito a pena...
abraços

03:28  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

para Netinho Fonseca :


BACANA, CARA!
Gostei ...

AÇÃO ... é de AÇÃO que este país está precisando e faz tempo!


Parabéns,
Angolla

09:45  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Opa! é o que eu falei, a sociedade tem que ter vontade e coragem de mudar as coisas. Parabéns Netinho.

14:27  
Anonymous Anônimo disse...

Também acho!

O negócio é ação, eu participe de uma Ong que da apoio a crinaçs carentes atraves de musica, teatro, reforço escolar.
é muito bom!
Luciano rogerio

23:46  
Anonymous Anônimo disse...

MEU NOME É AFONSO, FAÇO JORN, NA CATÓLICA E A PRIMEIRA VEZ PARTICIPO AQUI. ACHO O SEGUINTE:
ACHO QUE TEMOS QUE TER CUIDADO COM O ASSISTENCIALISMO. TUDO TEM QUE TER A MEDIDA CERTA. AÇÃO É IMPORTANTE, MAS TEM QUE SABER COMO SE FAZ.

E SO SOPINHA NÃO ADAINTA DE NADA. QUANTO AO PAPO COM AS PESSOAS NÃO SEI SE É TÃO IMPORTANTE ASSIM, COLOCO A QUESTÃO DOS IDOSOS, OUTROS EXCLUÍDOS. E AÍ COMO FICA?

AFONSO

23:50  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Afonso:

Me desculpe, mas não posso concordar quando você diz que "só sopinha não adianta de nada"!

Adianta sim ... e muito! Pelo menos já é um começo, AÇÃO (como endossei antes), pois pior é continuar com conversas, discursos e promessas, sem agir, sem mudar!

O que mais me enche o saco são as "boas ideologias" à deriva na sociedade (não é o nosso caso aqui), mas isso é falta de ação, é preguiça, falta de respeito com o próximo ...

Sopinha, só quem precisa e recebe é que pode avaliar o quanto é importante!

... sem falar nos idosos (muito bem lembrado por você), nos deficientes, etc, etc.


Abraços,
Angolla

09:37  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Concordo com Angolla e com quem ao menos se engaja em distribuir ao menos sopa pra quem precisa, só quem passa fome sabe dizer como uma sopa faz diferença.

A realidade do nosso mundo nos mostra claramente, nem todos podem ser ricos e bem sucedidos, por diversos fatores, mas eu acho que todos podem comer ao menos e isso já é muita coisa, se vc pode oferecer algo a alguém, nunca é de menos, mesmo que seja uma simples sopa.

Apenas discursos = palavras ao vento.

10:33  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Concordo com vocês,acho que quando o Estado não cumpre os eu papel, nós temos sim que fazer algo. Nestes trabalhos voluntários, Ongs são de suma importância diante do caos generalziado. Mas entendo o ponto de vista de todos.

Acho que o tema "SOPA", é relevante. Pois, é claro, que a sopa apenas não ajuda, mas DIMINUI, o sogrimento das pessoas que vivem nas ruas.

Vem aí a campanha do Natal Sem Fome, vamos lembrar de Betinho, grande sociólogo e seguimos em frente.

Vamos torcer de que alguam forma possamos mudar a vida dos homeless, os moradores de rua; mas pensemos no futuro! Como dizem meus amigos blogueiros que sempre colaboram no Centrifuga, Educação, Educação e educação

educ AÇÃO- menos palavras e mais ação é o que precisamos todos nós

KLEVER

13:39  
Anonymous Anônimo disse...

AFONSO

TALVEZ TENHA SIDO MAL INTERPRETADO, CLARO QUE A SOPA AJUDA NAQUELE MOMENTO, MAS NÃO É SÓ ISSO. PRECISAMOS COBRAR MAIS DO ESTADO E DE NÓS MESMOS.
MAS VALEU O BATE-BOLA
AFONSO

13:41  
Blogger Angolla _\|/_ disse...

Isso aí Afonso!


Agora você "chegou junto", digamos ...


Valeu o bate bola, aliás, tá valendo :)

Angolla

14:59  
Anonymous Anônimo disse...

AFONSO!

É ISSO AÌ ANGOLLA.O BATE BOLA SEMPRE TÁ VALENDO.
O QUE MAIS ME PREOCUPA É QUE OS GOVERNOS NÃO APLICAM A GRANA COMO DEVERIA SER E ENTÃO CARREGAMOS SOZINHOS, ALGUMAS COISAS, QUE SERIAM OBRIGAÇÕES DELES.

12:47  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Pois é, perfeita a discussão mas há um ponto fundamental tb, muitas vezes as pessoas que estão em necessidade não querem mudar, não querem trabalhar, preferem ficar naquela vida, por pior que pareça. O livre arbitrio de cada um faz isso acontecer e as vezes por mais que vc se esforçe em ajudar as pessoas mesmo não se ajudam.

Isso é um ponto bem discutivel tb pq nas vezes que a sociedade egoverno fazem sua parte sempre existiram os que ficaram para trás, por escolha própria...Há mais mistérios .....

13:47  
Blogger GeraldTheSaint disse...

Pois é, perfeita a discussão mas há um ponto fundamental tb, muitas vezes as pessoas que estão em necessidade não querem mudar, não querem trabalhar, preferem ficar naquela vida, por pior que pareça. O livre arbitrio de cada um faz isso acontecer e as vezes por mais que vc se esforçe em ajudar as pessoas mesmo não se ajudam.

Isso é um ponto bem discutivel tb pq nas vezes que a sociedade egoverno fazem sua parte sempre existiram os que ficaram para trás, por escolha própria...Há mais mistérios .....

13:47  
Blogger CENTRÍFUGA disse...

Grande Gerald!
è verdade, muitos não querem mudar ou batalhar, claro que às vezes sabemos que falta também oportunidade.

Os problemas aí estão por diversos fatores e realmente tudo isso é muito complexo.
Klever

00:18  

Postar um comentário

<< Home