CENTRÍFUGA

23.1.08

É FESTA

Olha o Carnaval aí gente! Por todo canto que se anda já é festa. Não dá nem para sair de casa sem saber se ali na esquina a nossa passagem será impedida por alguma troça ou bloco de rua que, sem aviso, estará fazendo uma grande farra. O Recife é assim. Quem não conhece, fique sabendo. A cidade, a semelhança de outras capitais carnavalescas como Rio e Salvador, tem seu ritmo totalmente alterado já nas semanas que antecedem os festejos de Momo.

Para quem está a passeio é uma pândega. Para quem vive aqui e curte uma farra é o momento de se esbaldar. Mas para uma grande maioria de pessoas que trabalha e vive a batalha do dia-a-dia em busca da sobrevivência essa festa, que, por vezes, é sinônimo de bagunça, pode ser um grande contratempo. As paradas de ônibus mudam, ruas são interditadas (ou não) para dar lugar a uma massa ébria sacolejando ao som do Frevo (pelo menos se privilegia o Frevo); a violência explode em certas áreas da cidade, menos observadas pelo poder público; a mídia deixa certos assuntos importantes de lado para exaltar o Carnaval; ninguém pensa em mais nada além de festa e esbórnia, e, assim, deixa-se que o ano comece, de verdade, apenas depois do primeiro dia útil após a quarta-feira de cinzas (a quinta e sexta não contam!).

Pelo menos esse ano o calendário trouxe logo o Carnaval para o início de fevereiro. No frigir dos ovos, caro povo brasileiro, ganhamos quase um mês de dias úteis em nosso 2008. Some-se a tal fato que nesse ano teremos menos dias gastos com feriados e imprensadinhos de segundas e sextas-feiras.

Mas não há de se ver apenas fatores negativos em uma tradição tão brasileira como o Carnaval. Logicamente que se destaca a força da cultura popular, principalmente em manifestações tão espontâneas, hilariantes e divertidas como as que são presenciadas no Carnaval de Pernambuco. Aqui não há abadá, cordão de isolamento, ingressos caríssimos para assistir desfiles de escola de Samba ou algum baile regado a drogas e pornografia. Em Recife, Olinda e várias outras cidades pernambucanas, a diversão está na rua. Para quem não pode ou não quer gastar muito, basta pegar um ônibus e ir curtir a folia nos pólos de animação. Nesse aspecto dêem-se os parabéns para a Prefeitura do Recife, que anda fazendo sua parte. Cansou dos agitos? Basta ir dar um tempo na praia ou passear em algum parque ou lugar que esteja fora da rota da folia. Há vários.

Também a economia do Estado comemora com esse período de festa. Muitos turistas, hotéis cheios, um sol e calor “formidáveis” para satisfazer nossos visitantes. Até para aqueles que não têm seus empregos fixos, com carteira assinada, a época é de oportunidade para ganhar algum dinheiro.

Diante da inevitabilidade do Carnaval - que sempre será o xodó do brasileiro - e suas conseqüências, a coisa certa a fazer é, na medida do possível, aproveitar esse momento de lirismo e fantasia e relaxar. Gozar verdadeiramente a festa. Ver os amigos, tomar umas e outras, arriscar um ou dois passos de Frevo, subir e descer algumas ladeiras. Sempre com as devidas recomendações de evitar o exagero e não cometer nenhuma barbeiragem que leve ao posterior arrependimento.

EXCELENTE CARNAVAL PARA TODOS.

6 Comentários:

Blogger bonif disse...

aqui eh o melhor carnaval do mundoooo!!!
sem restriçoes de classes sociais...todo mundo na rua so curtindo o carnaval!!
bom carnaval galera!!!

13:16  
Blogger Anderson Maia disse...

realmente... podemos dizer, sem medo nem falsa modéstia, q temos um carnaval privilegiado... naum precisamos gastar nada (ou quase nada) para poder aproveitar a folia q esses tradicionais dias nos proporcionam. Como serginho bem colocou, o negócio é naum exagerar nem fazer algo q possa trazer consequências negativas posteriormente... aproveitar a folia, cair no passo do frevo (mesmo q seja assim como o meu, desengonçado) e o melhor d tudo: eskecer, eskecer, eskecer... nem q seja por apenas 4 dias, todos os problemas comuns d nossa sociedade, d nosso Brasil!!! é como um sonho, um sonho q dura poucos dias: nada d CPMF, nada d apagão aéreo, nada d mensalão, nada d desemprego, nada d concorrência em concursos, vestibulares e merdado d trabalho...
o negócio é aproveitar a folia, mesmo sabendo q depois a (dura) vida continua...

14:08  
Blogger Unknown disse...

Apesar de já ter curtido essa "festa" carnavalesca, não com tantos saltos, mas, com um pouco de frevança no pé e muita cuidado, e mesmo sabendo que é uma maneira de divulgar nossa cultura pernambucana, vc sabe Sérgio que não tendo nada contra com quem quer curtir o carnaval, porém, hoje prefiro passar meu carnaval de uma forma diferente e digamos mais proveitosa... Vou para o Retiro da igreja, e mesmo com algumas críticas que às vezes escutamos de alguns, sei o quanto vc é aberto a entender minha opinião. Hoje procuro algo que me encha o ano inteiro e não apenas 4dias, e assim como citou infelizmente neste período a viloência aumenta e junto a ela a prostituição, as drogras...
Há pessoas que só querem um pretesto pra fazer o q ñ deve, e pronto, Carnaval chegou tem gente que pensa que pode fazer tudo, mas acho que não é bem assim...
Porém sei q há os que aproveitam de modo sadio e tranquilo...
Bem, aos que vão pra folia cuidado pra não dirigirem enbriagos, brinquem com cuidado, eu aproveitarei o outro lado do Carnaval, 4 dias de muito louvor, lazer, e muitas e muitassss coisas boas. Quem sabe no próximo ano posso tb tá aí nessa "folia", fazendo a cobertura do carnaval né!!!kkkkkk Tenho que pensar positvo!!!
Aos q vão pro Galo, nosso amigo Sérgio estará agitando. Então pessoal, bom carnaval pra tdos e um bjão pra tu Serginho.

15:55  
Anonymous Anônimo disse...

tenho loucura em conhecer o carnaval do recife e olinda. ja ouvi muita coisa boa.
nesse carnaval de 2008 vou curtir uma praia, no litoral de santa catarida. sei que nao e a mesma coisa mas tenho certeza que sera divertido. um otimo carnaval todos.

16:16  
Anonymous Anônimo disse...

Me aguarde, Reciiiiiiiiiife!

Tô chegando!

11:43  
Anonymous Anônimo disse...

RESSACA DE UMA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

POR BETTO QUENTAL
PASSOU O CARNAVAL.
A FESTA ACABOU, E O POVO FICOU A VER NAVIOS.
E AGORA, O QUE FAZER? NÃO HÁ MAIS TROÇA
NÃO HÁ MAIS FREVO... QUE SE OUVE DE ANO EM ANO!
CADÊ, A NEGA DE ONTEM À NOITE?
SUMIU DE REPENTE EM MEIO À MULTIDÃO SEM DEIXAR
CAIR A SAPATILHA.

EITA! CACHAÇA DA GOTA SERENA!
ESSE CARNAVAL SÓ VEM PRA DEIXAR SAUDADES.
O CHÃO QUENTE E OS PÉS N’ AVENIDA.
QUEM SE IMPORTAVA?!... SE OS CORAÇÕES ESTAVAM FERVENDO E SE TUDO TINHA PERNAMBUCANIDADE.

LÁ, VINHAM BATUQUES DESCENDO A LADEIRA,
FREVAVAM MOLEQUES MULAMBOS, SEDÕES E ALMOFADÕES......
CANTO DE EMOÇÃO, CANTO DE FOLIÃO.

ADEUS, MENINA DOS SEIOS DE FORA!...SE PARA O ANO QUE VEM
A GENTE NÃO SE ENCONTRAR!... ATÉ O ANO QUE VEM, PANDEIRO,
VIOLA, METAIS, SURDO, CAIXA, TAMBORIN, CANÇÕES DE TODAS AS CADÊNCIAS.

ADEUS, CARNAVAL! ADEUS MEU!...OOOPPPS!
QUE ADEUS NADA! ...BREQUE ATÉ FEVEREIRO CHEGAR!
É QUE NA SOMBRA DO SOL COBREM-SE
CARAS E MASCARAS DA REALIDADE,
QUE SE DESNUDA NESSE FANTÁSTICO E MÍSTICO CARNAVAL.

13:04  

Postar um comentário

<< Home